Início » Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, é destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo

Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, é destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo

por Redação

No dia 22 de abril a arte da Bahia será evidenciada no Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi. O artista plástico Ed Ribeiro, reconhecido nacional e internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, representará a Bahia sendo destaque no Carro Alegórico Principal de Oxalá, no desfile da escola de samba do grupo especial, Águia de Ouro.

A agremiação, campeã do carnaval 2020, em 2022 traz como tema o enredo “Afoxé de Oxalá — No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas”, que é inspirado na música de autoria do historiador, escritor, professor e compositor Luiz Antônio Simas.

Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, Ed Ribeiro participa do desfile a convite especial do carnavalesco da escola, Sidnei França, que é amigo de longa data e admirador do trabalho do artista plástico baiano.

Para Ed Ribeiro, estar presente em um desfile tão grandioso como o Carnaval de São Paulo em uma escola gigantesca como a Águia de Ouro é sinônimo de muita honra. “Diria que é uma benção de Oxalá e todos os Orixás. Ser destaque em uma escola de samba tão querida, é muito importante”, destaca.

O artista baiano acrescenta com agradecimentos a toda essa oportunidade. “Já participei de outros desfiles e sei o quão grande é este lugar e, poder apresentar a arte da Bahia, neste lugar que tem visibilidade e destaque mundial, é sem igual! Imagina eu filho do Recôncavo baiano, de uma família pobre sendo destaque em uma escola de samba, até parece um sonho, chego até me beliscar”, brinca o artista.

SERVIÇO
Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, será destaque da escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo
Quando – 22 de abril.
Onde – Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi.

O ARTISTA

O artista, natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tinta, especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.

Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra.

Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.

Outro destaque presente no trabalho do artista baiano é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas o artista visa passar sua essência e espiritualidade e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo alheio à cultura e religião do outro.

Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

Para saber mais sobre Ed Ribeiro e o lançamento do livro, entrevistas e pautas, entre em contato através do telefone 71 99198-6602 (Wandel Cerqueira | Assessoria CRIATIVOS).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via