Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, é destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo

por Redação

No dia 22 de abril a arte da Bahia será evidenciada no Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi. O artista plástico Ed Ribeiro, reconhecido nacional e internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, representará a Bahia sendo destaque no Carro Alegórico Principal de Oxalá, no desfile da escola de samba do grupo especial, Águia de Ouro.

A agremiação, campeã do carnaval 2020, em 2022 traz como tema o enredo “Afoxé de Oxalá — No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas”, que é inspirado na música de autoria do historiador, escritor, professor e compositor Luiz Antônio Simas.

Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, Ed Ribeiro participa do desfile a convite especial do carnavalesco da escola, Sidnei França, que é amigo de longa data e admirador do trabalho do artista plástico baiano.

Para Ed Ribeiro, estar presente em um desfile tão grandioso como o Carnaval de São Paulo em uma escola gigantesca como a Águia de Ouro é sinônimo de muita honra. “Diria que é uma benção de Oxalá e todos os Orixás. Ser destaque em uma escola de samba tão querida, é muito importante”, destaca.

O artista baiano acrescenta com agradecimentos a toda essa oportunidade. “Já participei de outros desfiles e sei o quão grande é este lugar e, poder apresentar a arte da Bahia, neste lugar que tem visibilidade e destaque mundial, é sem igual! Imagina eu filho do Recôncavo baiano, de uma família pobre sendo destaque em uma escola de samba, até parece um sonho, chego até me beliscar”, brinca o artista.

SERVIÇO
Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, será destaque da escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo
Quando – 22 de abril.
Onde – Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi.

O ARTISTA

O artista, natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tinta, especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.

Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra.

Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.

Outro destaque presente no trabalho do artista baiano é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas o artista visa passar sua essência e espiritualidade e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo alheio à cultura e religião do outro.

Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

Para saber mais sobre Ed Ribeiro e o lançamento do livro, entrevistas e pautas, entre em contato através do telefone 71 99198-6602 (Wandel Cerqueira | Assessoria CRIATIVOS).

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via