Entre 23 de março e 19 de abril deste ano, as livrarias brasileiras venderam cerca de 4,2 milhões de exemplares e movimentaram aproximadamente R$ 221,4 milhões, segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa conduzida pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros. A alta foi de 6,2% em volume sobre o mesmo intervalo de 2025.
O detalhe que costuma escapar das manchetes aparece no recorte por gênero: a ficção ampliou participação, enquanto a não ficção voltada ao grande público perdeu espaço relativo, com retração de 6,1 pontos percentuais.
Traduzindo: o brasileiro voltou a comprar livro, e comprou menos história. Mesmo assim, um calhamaço de 688 páginas sobre a guerra civil russa segue circulando de mão em mão, aparecendo em vitrines do Centro e da Zona Sul e sustentando conversas em grupos de leitura que se reúnem em cafés de Botafogo e Santa Teresa.
A obra é “Rússia: Revolução e Guerra Civil 1917-1921”, do historiador britânico Antony Beevor, publicada aqui pela editora Crítica em junho de 2024.
Um país que lê menos e compra mais
Os dois movimentos parecem contraditórios porque medem coisas diferentes. A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro com coleta do Ipec em 208 municípios, ouviu 5.504 pessoas e chegou a um retrato desconfortável: 53% dos entrevistados não haviam lido sequer parte de um livro nos três meses anteriores. O país perdeu 6,7 milhões de leitores em quatro anos, caindo para cerca de 93,4 milhões.
Menos leitores, portanto, comprando mais exemplares. O público que resta se intensificou. E parte considerável dessa base tem escolaridade alta, idade média em torno dos 37 anos e disposição para encarar volumes que exigem semanas de convivência.
É nesse nicho que a história narrativa encontrou fôlego. Não se trata de um fenômeno de massa nem de best-seller de aeroporto. Trata-se de um público que envelheceu junto com séries documentais, podcasts históricos e canais de vídeo que transformaram batalhas do século XX em conteúdo cotidiano.
O historiador que escreve como romancista
Antony Beevor tem uma biografia incomum para alguém que ocupa prateleiras de humanidades. Serviu como oficial do 11º Regimento de Hussardos do Exército Britânico, esteve na Alemanha e abandonou a carreira militar para escrever.
A guinada deu certo. “Stalingrado”, de 1998, recebeu o Samuel Johnson Prize, o Wolfson History Prize e o Hawthornden Prize, virou fenômeno editorial internacional e fixou um método que o autor repetiria em “O Dia D” e em “Berlim: A Queda”.
O método é reconhecível já nas primeiras páginas. Beevor trabalha com fontes primárias em russo, alemão e inglês, mas escreve cenas.
Um trabalhador nas ruas de Petrogrado, uma médica em hospital improvisado, um oficial de cavalaria no meio da carnificina. A estatística entra depois, quando o leitor já tem rosto para associar ao número.
Essa inversão da ordem habitual muda o efeito da leitura. Manuais de história costumam apresentar o dado e depois ilustrá-lo com um exemplo, o que produz compreensão intelectual sem envolvimento.
Beevor faz o caminho oposto e paga o preço correspondente: o livro é mais longo, mais lento e mais difícil de resumir. Em compensação, o leitor lembra do que leu meses depois.
Há uma segunda característica que ajuda a explicar a longevidade comercial do autor: ele evita o panfleto. Não escreve apologia do bolchevismo nem cruzada anticomunista.
O terror branco e o terror vermelho recebem o mesmo tratamento clínico, o que costuma frustrar leitores que procuram confirmação e agradar quem procura entendimento. Beevor é membro da Royal Society of Literature e foi sagrado cavaleiro em 2017.
Quatro anos que ainda explicam o noticiário
O recorte do livro cobre o período entre a Revolução de Fevereiro, que derrubou o czar Nicolau II, e a consolidação do Estado soviético em 1921.
No meio desse intervalo cabe a ascensão bolchevique com Lênin, a guerra entre o Exército Vermelho de Trótski e a aliança improvável dos Brancos (socialdemocratas moderados, monarquistas e regionalistas que mal se toleravam), o Terror Vermelho e a intervenção militar de catorze países, entre eles Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Japão e Itália.
As estimativas mais aceitas de mortalidade do conflito, somando combate, fome e epidemias, superam dez milhões de pessoas. Boa parte dos soldados vermelhos era formada por camponeses subnutridos, mobilizados mais pela fome do que pela doutrina.
Beevor recorre principalmente a documentação russa aberta depois de 1991, quando o fim da União Soviética liberou arquivos que sustentavam setenta anos de versão oficial.
O argumento central do volume não é apenas narrar a sequência de acontecimentos. É demonstrar que a imagem contemporânea da Rússia, o Estado autoritário, a violência em escala industrial e o sacrifício humano usado como instrumento político, nasceu naqueles quatro anos.
Publicado no original em 2022 e no Brasil em 2024, o livro chegou às livrarias quando a guerra na Ucrânia já ocupava a rotina informativa global. A coincidência ajudou. Leitores que nunca abriram um livro de história militar passaram a procurar contexto.
Convém registrar que Beevor não escreveu uma alegoria do presente, e o próprio texto resiste a esse tipo de leitura. As correspondências entre 1919 e os dias atuais existem, mas são de estrutura, não de enredo.
Quem procura no volume uma chave para prever o desfecho de um conflito contemporâneo vai encontrar frustração. Quem procura entender por que certas decisões se repetem em Moscou há um século encontra material de sobra.
A porta dos fundos do leitor brasileiro
Quem trabalha com livraria conhece o percurso. Ninguém acorda decidido a ler 688 páginas sobre Petrogrado. O interesse chega por vias laterais: um episódio de podcast ouvido no trânsito da Linha Amarela, um vídeo de doze minutos recomendado por algoritmo, uma resenha do livro Rússia: Revolução e Guerra Civil compartilhada em grupo de mensagens por um amigo que terminou a leitura antes.
Essa cadeia informal de recomendação substituiu, em grande medida, o caderno de cultura como filtro de compra. Blogs literários independentes, perfis de leitura no Instagram e comunidades de resenhistas cumprem hoje a função que suplementos de jornal exerciam nos anos 1990.
Funcionam melhor para não ficção densa do que qualquer campanha de lançamento, porque quem escreve costuma ter lido o volume inteiro e explicita o esforço exigido.
O efeito prático é mensurável nas mesas de livraria. Títulos de história que não figuram em nenhuma lista de mais vendidos sustentam giro constante por meses, alimentados por um fluxo de leitores que chegam um a um, cada qual convencido por alguém.
O que o Rio tem a ver com Petrogrado
A cidade tem tradição antiga com esse tipo de leitura. O Real Gabinete Português de Leitura, fundado em 1837, e a Biblioteca Nacional, no Centro, formaram gerações de leitores de história em um período em que importar livro europeu significava esperar meses pelo navio.
A rede de sebos da Cinelândia e das ruas próximas à Lapa continua funcionando como circuito paralelo de distribuição de obras esgotadas.
Há também um elemento menos evidente. O Rio abrigou, entre as décadas de 1920 e 1930, comunidades de imigrantes russos e do Leste Europeu que chegaram fugindo exatamente do processo narrado por Beevor.
Sobrenomes que ainda aparecem em fachadas comerciais da Tijuca e do Centro descendem de famílias que atravessaram o Atlântico depois de 1921. A guerra civil russa não é assunto estrangeiro para a cidade. É genealogia de parte dela.
Como encarar 688 páginas sem desistir na terceira semana
O livro não é hermético, mas o volume de nomes, datas e movimentações militares pesa. Quem nunca leu nada sobre o tema costuma se beneficiar de uma leitura preparatória.
“Dez Dias que Abalaram o Mundo”, do jornalista americano John Reed, que estava em Petrogrado em 1917, cumpre bem esse papel por ser curto, testemunhal e escrito em ritmo de reportagem.
Uma segunda estratégia útil consiste em ler com mapa aberto. As campanhas se desenrolam em um território que ia do Báltico à Sibéria, e a geografia explica boa parte das decisões militares narradas. Marcar as cidades citadas transforma a leitura de exercício de memória em exercício de compreensão.
Por fim, vale tratar o livro como maratona e não como corrida. Cinquenta páginas por semana levam o leitor ao fim em pouco mais de três meses, prazo razoável para quem tem trabalho, trânsito e uma pilha de outros títulos esperando.
O que se ganha ao final justifica o investimento de tempo. Quem termina o volume passa a ler o noticiário internacional com outro repertório, capaz de identificar continuidades que a cobertura diária raramente tem espaço para explicar.
Num país que perde leitores e compra livros mais leves, essa continua sendo a promessa mais consistente da história narrativa bem escrita.
