Portella Bar abre as portas para receber a exposição da artista plástica Helen Fernandes, em Santa Teresa

Data:

O Portella Bar abre as portas nesta quinta-feira, 30/03, para receber a exposição Mandacaru Florescendo Novas Cores, da artista visual Helen Fernandes. Há 10 anos no Rio de Janeiro, quatro deles morando em Santa Teresa, a artista busca refletir em suas telas uma visão contemporânea sobre as limitações enfrentadas pelas mulheres na sociedade. A mostra segue em cartaz até 30 de abril no Portella Bar, restaurante situado no Largo dos Guimarães, no coração de Santa Teresa, bairro que respira cultura, arte, música e gastronomia.

Helen Fernandes
Helen Fernandes – Foto: Isabela Maroja

Nascida no Amapá, Helen Fernandes sempre sentiu conexão com a pintora mexicana Frida Kahlo e também encontra inspiração nas múltiplas cores encontradas nas ruas de Santa Teresa, onde vive e produz seus quadros, permeados por traços que dão voz a sentimentos e visões de mundo. “Mulheres são atravessadas fisicamente e emocionalmente de muitas formas. Todas as mulheres têm um pouco de Frida”, revela.

A artista começou a desenhar quando ainda era criança para encontrar paz. A palavra Mandacaru, que dá nome à exposição, foi inspirada em seu avó, que era nordestino e cantava clássicos do compositor e cantor Luiz Gonzaga. ”Minhas linhas são tortas, no meu mundo distorcido enxergo minhas imperfeições. Meus exageros em texturas, meus excessos em emoções”, detalha. Nas telas, os rostos ganham volume e textura.

A exposição está fundamentada no conceito crítico feminista e evidencia em cada obra o modo de representação da artista, por meio das figuras femininas que compõem as relações afetivas e a liberdade de expressão que inspira sua perspectiva sociocultural. Cada pintura remonta a realidade de mulheres potentes que simbolizam o empoderamento feminino diante de um cenário conservador.

Serviço
Local: Portella Bar – Rua Paschoal Carlos Magno, 139. Largo dos Guimarães – Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ;
Evento: Exposição Mandacaru Florescendo Novas Cores (visitação gratuita);
Data: de 30/03 até 30/04;
Horário: todos os dias, de 11h30 a 01:00 (fechado às terças-feiras);
Informações: (21) 2507-5181.

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Painel de conversas e performances artísticas encerram exposição “Vasos Condutores do Tempo”

Neste sábado, dia 15, às 12h, a exposição recebe...

Os Super Heróis Negros Brasileiros

"Os Super Heróis Negros Brasileiros", que será aberta ao...

‘Topografias Íntimas’: exposição gratuita com esculturas em madeira chega ao Jardim Botânico

O artista Bryan Ochotorena (Londres, 1992) apresenta sua mais...
Compartilhe
Send this to a friend