Santa Teresa MGallery traz mais uma edição do MGallery Art Project com exposição inédita do francês Alexandre Kasproviez

A partir do dia 29 de março, Alexandre Kasproviez apresenta sua exposição “Uma Miragem de Paz” com novas pinturas em grande escala no Hotel Santa Teresa MGallery. Sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro, se revela uma carta de amor visual que mergulha o espectador no ritmo cotidiano da cidade com humanidade, empatia e proximidade. Pilar importante para o empreendimento, a nova mostra marca a volta do projeto MGallery Art Project, em que o hotel recebe obras de diferentes artistas, transformando os jardins e outras áreas do hotel em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa consolida o conceito e principal proposta dos hotéis MGallery de oferecer experiências únicas para seus hóspedes e visitantes.

As obras apresentadas na mostra de Alexandre são concebidas como um conjunto, as paisagens e pinturas figurativas falam umas com as outras como um todo, levitando entre a abstração e a representação.

Hotel Santa Teresa Rio MGallery - Piscina
Hotel Santa Teresa Rio MGallery – Piscina

Pela primeira vez no processo criativo de Kasproviez, a fonte fotográfica estará presente na exibição. O artista evoca com uma consciência inteligente o presente, a permanência monumental da natureza, a vulnerabilidade social e o positivismo poético da tumultuada Cidade Maravilhosa. Na busca dessa ambiguidade, o espectador é convidado a um momento de contemplação, como um passeio para desacelerar e abraçar o ritmo escaldante do Rio, em encontro perfeito com a proposta do grande refúgio urbano carioca.

Ao desfocar seus temas, Kasproviez não apenas encapsula suas memórias pintadas com uma sensação de atemporalidade, mas envolve o espectador em uma coreografia expressiva para se aproximar e se afastar da pintura, como uma ilusão das ondas de Ipanema.

O artista

Nascido em 1995, o artista francês da Reunion Island, chamou a atenção de muitos durante sua última mostra individual, Beyond Vertigo (2022), em Nova York, onde o jovem artista emergente apresentou mais de quarenta fotos. Kasproviez é um artista contemporâneo mais conhecido por suas pinturas retratando figuras masculinas anônimas e paisagens renderizadas em uma névoa pictórica de pinceladas horizontais e verticais lentas. Neste momento, o artista reside e trabalha entre Nova Iorque e Madrid.

A mostra

Com Uma Miragem de Paz, Kasproviez propõe a paisagem e o retrato, como elementos de um diálogo persistente entre arte, liberdade e vida.

Serviço

Período: Aberto a visitação do dia 29/03 a 23/04

Horário: Das 10h às 20h

Entrada gratuita

Endereço: R. Alm. Alexandrino, 660 – Santa Teresa, Rio de Janeiro — RJ