Presidente Lula e ministra Margareth Menezes participam da abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participam, nesta quarta-feira (17), da cerimônia de abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024), na Colômbia. O Brasil é o país convidado de honra da 36ª edição do evento que será realizado entre os dias 17 de abril e 2 de maio de 2024. As presenças do presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, e do ministro da Cultura, Juan David Correa, também foram confirmadas.

A comitiva do MinC conta, também, com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba; do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Jéferson Assumção; da subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecilia de Sá; do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Rodrigues; e do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi.

Brasil na FILBo

O Ministério terá uma vasta programação literária e cultural. Além de um pavilhão principal na feira, o Brasil levará uma delegação com 29 escritoras, escritores e quadrinistas.

Ailton Krenak, Amílcar Bettega, André Miranda, Auritha Tabajara, Bernardo Carvalho, Bia Barros, Daiara Tukano, Daniel Munduruku, Eliane Marques, Eliane Potiguara, Estevão Azevedo, Evando Nascimento, Gabriel Góes, Gabriela Güllich, Geovane Martins, Guilherme Gontijo Flores, Jefferson Costa, João Carrascoza, Juliana Russo, Luciany Aparecida, Marcelino Freire, Marcello Quintanilha, Mário Araújo, Paulliny Tort, Rafael Coutinho, Raphael Montes, Rita Carelli, Roger Mello e a autora convidada da programação literária Ángela Cuartas contribuirão com a difusão da literatura brasileira. A curadoria é da poetisa Stephanie Borges.

Para participar das jornadas profissionais, rodadas de negócios e dos encontros de promoção da leitura e da literatura, o Governo Federal também levará editores, livreiros, mediadores e promotores de leitura. A participação brasileira na FILBo 2024 resulta de uma ação conjunta entre MinC e Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Bogotá, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco). 

O Brasil foi homenageado da FILBo outras duas vezes, na 8ª e na 25ª edição do evento, em 1995 e 2012, respectivamente. 

Agenda bilateral

Além da FILBo, a ministra da Cultura do Brasil participa de reuniões bilaterais com autoridades colombianas. Estão previstos encontros com o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa, com a ministra da Educação, Aurora Vergara Figuerosa e com o secretário de Cultura de Bogotá, Andrés Sarmiento Villamizar.

Na programação estão visitas à equipamentos culturais nas cidades de Medellín e Bogotá, como a Biblioteca Virgilio Barco, o Parque Biblioteca San Javier e o Parque Explora. Também haverá visita à Corporación Cultural Nuestra Gente e ao Distrito Criativo do Perpétuo Socorro (Comfama).

Além de uma reunião com Margarita Cuéllar Barona, diretora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC), organização intergovernamental da Unesco que trabalha pela criação de condições para o desenvolvimento de sociedades leitoras. A missão oficial da chefe da Cultura acontece de 15 a 21 de abril.

Serviço
Missão oficial da Ministra da Cultura do Brasil à Colômbia
Data: 15 a 21 de abril de 2024
Local: Bogotá e Medellín, Colômbia

Agenda MinC na Colômbia
Terça-feira (16/04)
Reunião com o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa
Horário: 9h30 (hora local)
Local: Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Calle 9 nº 8-31

Reunião com a diretora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC), com as presenças do ministro da Cultura, Juan David Correa, e a ministra da Educação, Aurora Vergara Figuerosa
Horário: 11h30 (hora local)
Local: Sede do CERLALC, Calle 70 9-52

Visita a Biblioteca Virgilio Barco com o secretário de Cultura de Bogotá
Horário: 14h30 (hora local)
Local: Biblioteca Virgilio Barco, Av. Cra. 60 nº 57-60

Quarta-feira (17/04)
Cerimônia de abertura da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024), com a presença do presidente Lula
Horário: 15h (hora local)
Local: Corferias, Cra. 37 nº 24-67

Inauguração do Pavilhão do Brasil – País Convidado de Honra na FILBo 2024
Horário: 17h (hora local)
Local: Corferias, Cra. 37 nº 24-67

Quinta-feira (18/04)
Apresentação do Sistema de Bibliotecas de Medellín e visita ao Parque Biblioteca San Javier
Horário: 14h (hora local)
Local: Parque Biblioteca San Javier, Calle 42C nº 95-50, Campo Alegre

Sexta-feira (19/04)
Reunião com secretário de Cultura de Medellín
Horário: 9h30 (hora local)
Local: Plaza de la Libertad

Visita à Corporación Cultural Nuestra Gente
Horário: 11h30 (hora local)
Local: Sede da Corporación Cultural Nuestra Gente

Visita ao Distrito Criativo do Perpétuo Socorro (Comfama)
Horário: 15h (hora local)
Local: Distrito Criativo do Perpétuo Socorro

Sábado (20/04)
Visita ao Parque Explora
Horário: 10h (hora local)
Local: Parque Explora, Cra. 53 nº 7375, Aranjuez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui