Início » Primeiro espetáculo solo profissional atuado e coescrito por uma artista com síndrome de Down

Primeiro espetáculo solo profissional atuado e coescrito por uma artista com síndrome de Down

Neste mês de novembro e em dezembro, a atriz Tathi Piancastelli apresenta a peça "Oi, eu estou aqui" em teatros das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas

por Redação

“Oi, eu estou aqui” é um espetáculo solo baseado nas experiências pessoais e aspirações artísticas de Tathi Piancastelli, uma artista com síndrome de Down. Como o título sugere, esta obra coloca a desbravadora atriz em primeiro plano, ecoando intensamente no palco e no mundo. Tathi explora suas inquietações em relação ao seu futuro e sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que materializa seus desejos de morar sozinha, obter um diploma universitário e se casar. Com comicidade e sensibilidade, Thati, nesta performance, desafia estereótipos e paradigmas relacionados a pessoas com deficiência e demonstra uma capacidade singular de expressar artisticamente seus anseios mais íntimos e complexos.

A temporada começa no dia 25/11, às 20h, no Itaú Cultural, na capital paulista. Depois, nos dias 3 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) e 4 de dezembro, ela se apresenta no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, no Rio. No dia 9/12, ela chega à Campinas e se apresenta no Sesc. No dia 10/12 volta para a terra da garoa e se apresenta no teatro Sérgio Cardoso, na sala Pachoal Carlos Magno. Por fim, no dia 12/12, as apresentações se encerram na Casa do Lago, em Campinas.

Durante os 40 minutos dos 3 atos de “Oi, eu estou aqui”, a atriz externa seus sonhos, seus desejos, seus temores e sua imensa determinação. Os aspectos autobiográficos metaforicamente encenados revelam que, mais que a sua condição, está ali uma mulher plena, empoderada e pronta para enfrentar o mundo da forma que este lhe é apresentado. “Oi, eu estou aqui” é uma história cotidiana, mas que passa a ser extraordinária, à medida que o “viver comum”, no universo imaginário social, não é um direito exercido pelas pessoas com sindrome de Down.

História do projeto
O conceito do projeto foi desenvolvido a partir de conversas entre Tathi e Fabio Costa Prado, o diretor, que os levaram a explorar as questões atuais mais relevantes na vida de Tathi. O espetáculo foi apresentado em uma versão curta de 15 minutos em 2019, na Bienal de Veneza, na Itália, e a versão completa contou com um ensaio aberto para convidados em Miami. Em outubro, fez duas apresentações no teatro Maria Monteiro em Campinas.

Sinopse:
Tathi Piancastelli interpreta Ana, uma mulher determinada a enfrentar obstáculos para realizar seus objetivos de vida e conquistar sua independência e autonomia. A cada ato, uma nova vitória: o direito de morar sozinha, o direito à educação e, finalmente, o direito ao amor.

Sobre os artistas:
Fabio Costa Prado é escritor e diretor de cinema e teatro. Ganhou mais de 10 prêmios internacionais com o curta-metragem documentário ‘Fale Conosco’ (2021). O longa ‘Alvorada para Todas’ (2022), que codirigiu, está em fase de finalização. Fabio estudou direção e dramaturgia na escola HB Studio, em Nova York, e já ganhou editais de desenvolvimento de roteiro (Proav 2017) e produção de curta-metragem (FAC-GO 2019).

Tathi Piancastelli é atriz e dramaturga, ativista e digital influencer. Inspirou o cartunista Maurício de Sousa a criar uma personagem com o seu nome. É a primeira pessoa com síndrome de Down na história dos Estados Unidos a receber o visto O-1 de Habilidades Extraordinárias na Arte e também a primeira a escrever e estrelar uma produção de teatro profissional, a peça “Menina dos Meus Olhos”, que deu a Tathi o prêmio de melhor peça brasileira apresentada nos EUA, em 2016. O espetáculo se apresentou na ONU, em Nova York, como parte de um evento Internacional da ONU Mulher. Tathi também participou dos documentários ‘Fale Conosco’ e ‘Alvorada para Todas’. “Oi, eu estou aqui” é a segunda peça de sua autoria. Teve sua história de vida tomada como enredo do carnaval de 2020 pela escola de samba Unidos do Alvorada, de Manaus, com o tema “Oi, eu estou aqui”. Vai casar no ano que vem com o também ativista Vinicius Streda, com quem produz conteúdos anticapacitistas que já alcançaram, em um único post, quase 10 milhões de visualizações.

Serviço – Oi, eu estou aqui:

25/11/2022
Horário: 20h
Local: Itaú Cultural – São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, número 149, Bela Vista
Preço: Gratuito

3 e 4/12/2022
Horário: 20h (3/12) e 16h (4/12)
Local: Teatro Glaucio Gill – Rio de Janeiro
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, sem número, Copacabana
Preço: de R$15 (meia) a R$30 (inteira)

9/12/2022
Horário: 20hs
Local: Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, número 270/333 – Bonfim
Preço: Gratuito

10/12/2022
Horário: 20h
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Pachoal Carlos Magno – São Paulo
Endereço: Rua Rui Barbosa, número 153, Bela Vista

12/12/2022
Horário: 19h
Local: Casa do Lago – Campinas
Endereço: Avenida Érico Veríssimo, número 1011, Cidade Universitária
Preço: gratuito

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via