A ONG Nóiz nasceu em 2018, no território do Brejo, na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro. Iniciou suas atividades em uma sede tímida, ao lado de barracos de madeira, onde pessoas viviam sem saneamento básico e em completa situação de vulnerabilidade. Um dos menores índices de desenvolvimento humano do estado e altas taxas de violência e, aos poucos, foi crescendo de acordo que transformava o ambiente e a vida dos moradores com poder da inclusão e resgate da dignidade daquela comunidade.
Atualmente, em uma estrutura maior (cedida pela própria comunidade), atende mais de 200 crianças e cerca de 400 famílias, direta e indiretamente, que recebem auxílio através dos projetos da ONG. Incluindo assistência social, atendimento psicológico, cursos de capacitação, reforço escolar, atividades esportivas e culturais, como música, danças e teatro, e bem-estar, como a Yoga.
As atividades são independentes de incentivos políticos ou religiosos, e sua continuidade é exclusivamente ancorada através de doações de pessoas físicas e apoio privado. Com o conceito de ‘Acolher, Educar e Emancipar’, o projeto conta atualmente com dois cursos de alfabetização e um de reforço escolar, aulas de esporte e dança, e atividades de informática básica e um pré-vestibular social, que já ingressou mais de 10 alunos em faculdades públicas.
O espaço disponibiliza ainda uma estrutura de biblioteca para adultos e crianças acessarem todos os dias. Além de professores de plantão para o programa de reforço ‘tira-dúvidas’ que apoia e ajuda os alunos das escolas públicas da região.
“Essas pessoas são estigmatizadas por conta de suas origens, pelo que elas já passam todos os dias. Então, nosso papel é trazer referências, fazê-las acreditar nos seus potenciais, que são muitos. Mas claro, não existe mérito sem oportunidade”, ressalta André Melo, presidente da ONG.
Os principais projetos
NÓIZ NA COZINHA:
As crianças não só cozinham, como também aprendem o que envolve disciplina, comportamento e reaproveitamento de alimentos.
NÓIS SAÚDE:
Acompanhamento médico ao longo de toda a vida, tanto para o tratamento como prevenção de doenças.
NÓIZ SORRINDO:
O projeto nasceu de uma vontade de profissionais em proporcionar dignidade para as pessoas com extrema necessidade.
NÓIZ EDUCA:
Orientação referencial e reforço. Não é uma escola e sim uma espinha dorsal da Nóiz. (46 crianças matriculadas)
NÓIZ SOCIAL:
É o mecanismo fundamental da engrenagem. É dela que surgem as demandas e necessidades da comunidade. Acolhimento é a palavra-chave.
HUMA NÓIZ:
Uma equipe disposta a cuidar da saúde mental dos moradores.
GRADUA NÓIZ:
Um dia inteiro de estudos. Uma sala cheia de conhecimentos. Estamos falando de possibilidades de futuro, de oportunidades.
NÓIZ ACREDITA:
Uma luz no fim do corredor. Um sol que brilha lá fora. Trabalho de ressocialização com egressos do sistema prisional.
NÓIZ NA MÚSICA:
Aulas de música como fonte de cultura e ferramenta de disciplina e educação, das crianças e jovens da comunidade.
Como doar:
Pessoas Físicas
Assinante do Bem: Contribuição mensal e contínua a partir de R$ 10 por mês para apoio de projetos e operação da Nóiz.
Nóiz inclui Você: Como voluntário em um dos nossos projetos que tenha mais proximidade com sua área de atuação.
Influenciador do Bem: Divulgando e convidando mais pessoas para conhecer e participar da Nóiz.
Pessoa Jurídica
Empresa Amiga: Contribuição mensal a partir de R$ 1.000 por mês para apoio de projetos e operações da Nóiz
Tudo a Ver com a Gente: Viabilizando a contratação de profissionais para cursos em um dos projetos que tenha mais proximidade com a área de atuação de sua empresa.
Dá para Apoiar: Doação de material de limpeza, escritório e equipamentos para melhoria e implementação de novos núcleos de emancipação.
Você pode conferir o DRE e a prestação de contas no site.
As doações podem ser feitas por meio de pessoas físicas e jurídicas, através do site noizprojetosocial.org, sendo um Sócio Transformador ou via pix.
Para conhecer mais dos projetos, visite nossas redes sociais. https://instagram.