Início » Projeto Sustenta Carnaval

Projeto Sustenta Carnaval

Projeto socioambiental aliado à economia criativa e circular através da reutilização e revenda de fantasias do Carnaval do Rio de Janeiro

por Redação

O Projeto Sustenta Carnaval realiza ações de sustentabilidade, através da reutilização de resíduos têxteis provenientes das fantasias coletadas no Carnaval 2022, durante os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Série Ouro e Especial, na área de dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro – Marquês de Sapucaí.

O projeto foi idealizado devido a observação e constatação de que a situação da coleta das fantasias e adereços na área de dispersão, por urgência da liberação de área, não passava por uma triagem e, neste sentido, toneladas de resíduos têxteis iam parar nos aterros sanitários da cidade, causando um grande dano ao meio ambiente.

Segundo Mariana Pinho, diretora executiva e criativa do projeto Sustenta Carnaval, o problema vai além.

“Tratando-se das fantasias e adereços descartados pelas escolas de samba, esses resíduos têxteis (em sua maioria, materiais sintéticos), figuram como um dos maiores problemas ambientais, especialmente diante das dificuldades na aplicação de soluções para o incremento da cadeia produtiva da reciclagem e da logística pós-consumo. O conceito de ciclo de vida liga-se ao desenvolvimento econômico, a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem.”

   Durante a pandemia foi intensificada a pesquisa ligada à relação dos insumos e a questão da emissão de carbono. Criando-se um sistema à economia criativa e circular cujos projetos de capacitação e engajamento com grupos sociais vulneráveis, fazem dessa iniciativa uma oportunidade para realização de inúmeras ações socioeducativas e humanitárias.Em 2022, o projeto investiu em um POC (Prova de Conceito) onde foram coletadas cerca de 3 (três) toneladas de fantasias e adereços.

Seu objetivo é não apenas impedir que esse novíssimo traje seja descartado, mas também, ter os seguintes aspectos cobertos por meio de sua revenda:

  • Neutralização de carbono (dos materiais da roupa, transporte e logística de confecção, pois os materiais virgens são, em sua maioria, importados);
  • Logística do projeto;
  • Do total arrecadado, 10% serão doados ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Embaixadores da Alegria, a única agremiação totalmente formada por pessoas com deficiências e necessidades especiais.

A Associação Brasil Cultural não possui fins lucrativos. Os ocasionais lucros são destinados a programas de investimento de capacitação para mulheres (negras, monoparentais, trans e refugiadas).

Esta é uma iniciativa inovadora que visa, através da receita gerada pela revenda e a implantação de uma campanha de financiamento coletivo, produzir as seguintes ações: 

  • Ampliar a coleta das fantasias e adereços da área de dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro, incluindo: triagem, limpeza, catalogação e arquivamento dos insumos, com checagem de peso, tamanho e CO2eq;
  • Contratar uma equipe especializada: produção socioambiental, designer gráfico, setor jurídico, etc;
  • Cobrir os custos de locação do projeto. 

O SUSTENTA Carnaval aposta no pioneirismo e acredita no potencial de transformar essa cena em algo que diminuirá o impacto de resíduos e que impulsionará uma série de atividades, programas e produtos. Sendo uma chancela exclusiva carioca, abre caminhos para que questões sustentáveis e humanitárias, ambas tão urgentes, sejam proeminentes no cenário atual. 

As ações do projeto fortalece as comunidades periféricas e seus grupos sociais diretamente atendidos, gerando um investimento de vocação à cultura, à educação e ao mercado de trabalho, além de contribuir para que essas comunidades possam servir de exemplo para inspirar novas práticas e ações de economia circular, que garanta acesso ao consumidor brasileiro e estrangeiro à reutilização desses insumos em suas produções artísticas e/ou educacionais. 

As ações do projeto Sustenta estão alicerçadas nos 17 ODS da ONU, o que garante um desenvolvimento responsável e atuante para os resultados esperados do projeto, que está diretamente ligado a “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas” que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.

Sustenta Carnaval conta com apoio institucional da Secretaria Municipal Ambiente e Clima, Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro; da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da FICCCERJ (Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro) e apoio Cultural: A.R.E.S. Vizinha Faladeira.

Evento de Lançamento do Projeto e Campanha de financiamento coletivo 

Data: 21 de dezembro de 2022

Local: Quadra da A.R.E.S. Vizinha Faladeira e LIVE pela Página do FACEBOOK

Nabuco de Freitas, 19 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ, 20210-072

Horário: De 10h às 12h

LINKS:

Facebook: https://www.facebook.com/sustentacarnaval

Instagram: https://www.instagram.com/sustentacarnaval

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via