Público eclético agita lançamento de livros sobre velhice masculina no Rio

Noite de autógrafos de Valmir Moratelli contou com presença de Antônio Pitanga, Tonico Pereira, Rosane Svartman, entre outros

por Márcia Dornelles

Uma imensa fila se formou pelos corredores da Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio, já no final da tarde desta terça-feira, 26, para o concorrido lançamento do livro A invenção da velhice masculina (ed. Matrix), do jornalista e pesquisador Valmir Moratelli. Um debate do autor com o ator Tonico Pereira, mediado pela professora Tatiana Siciliano, da PUC-Rio, marcou o começo da noite agitada. “A velhice não me alcança, porque vivo a vida com leveza. Tenho libido pela vida, amo o que é novidade, estou sempre pronto para o novo”, disse Tonico, bastante aplaudido, icônico ao interpretar papéis como o Mendonça de A Grande Família, Abel de A força do querer e, mais recentemente, Frei Leão de Amor perfeito.

Fotos Leo Lemos

A lista foi a mais eclética dos últimos tempos na cidade. Entre os presentes estavam: o cônsul-geral do Japão Ken Hashiba e a cônsul Rina Ishikawa; a autora da TV Globo Rosane Svartman, que assina o prefácio da obra; o autor Emanuel Jacobina; o jornalista e escritor Edney Silvestre; as atrizes Amanda Lee, Gabriela Geyerhahn e Paula Frascari; os atores Antônio Pitanga, Samuel Bernardo e Jorge Lucas; os advogados Ricardo Brajterman, Fabiano Damascena e Rodrigo Bertoli; o diretor cultural da Acadêmicos do Salgueiro, Marcelo Pires; o empresário Eduardo Araúju; a estilista Alessa Migani; os jornalistas Bruno Chateaubriand, Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho; e a apresentadora Carol Eller.

Fotos Leo Lemos

O livro, adaptação de uma extensa pesquisa de doutorado defendida na PUC-Rio em dezembro de 2022, discute a representação do envelhecimento sob perspectiva da masculinidade hegemônica. Ao defender a pluralidade de “velhices” em diferentes sociedades, a obra faz uso de fontes textuais e imagéticas (pinturas, fotografias, esculturas, registros arqueológicos e produções televisivas), nas quais são interpretadas várias expressões artísticas que evidenciam traços civilizatórios na geração de sentidos, emoções e poder. “Entender a criação dos conceitos associados ao envelhecimento é entender melhor a faixa etária que tende a ser majoritária no mundo em poucos anos”, defende Moratelli.

O livro A invenção da velhice masculina se encontra à venda no site da editora e nas principais livrarias do país.

Fotos Leo Lemos

Fotos Leo Lemos

Fotos Leo Lemos

Fotos Leo Lemos

Fotos Leo Lemos

Fotos Leo Lemos

Fotos Leo Lemos

Você também pode gostar

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x
    Send this to a friend