Quinta da Boa Vista recebe nova edição do Gastro Beer Rio para fechar o verão de 2023

Gastro Beer Rio
Gastro Beer Rio - Foto: Luiz Alvarenga

A Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, receberá, dias 11 e 12 de março, uma nova edição do Gastro Beer Rio para fechar o verão de 2023. O festival cervejeiro, considerado um dos maiores e mais tradicionais do estado do Rio, conta com mais de 30 cervejarias e 150 rótulos disponíveis, além de 40 opões gastronômicas para todos os gostos. Para completar a experiência, o público encontra ainda atividades gratuitas com direito a brindes como o Tour e os Jogos Cervejeiros, além de shows ao vivo de vários estilos como rock, pop, samba e MPB. Já as crianças podem participar de oficinas.

– O evento é hoje uma referência para quem curte cerveja de boa qualidade. É a hora de conferir as novidades como novos rótulos e encontrar quem faz a cena cervejeira acontecer – diz Ana Paula Gomes, diretora da AAposta.

O Gastro Beer Rio é realizado pela AAposta com o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Subprefeitura do Centro, da Secretaria de Ambiente e Clima e do SAE – Museu Nacional.

ATRAÇÕES

Mais de 150 rótulos de cervejas especiais e drinks com cerveja

Palco de lançamentos e novidades cervejeiras durante todas as edições do ano, o Gastro Beer Rio reúne mais de 150 rótulos de diversas cervejarias entre novatas e consagradas no mercado. Não faltarão cervejas que caem bem com o verão como as Catharinas Sour da Farra Bier (amora), da Fractal (amora e morango) e da Índigo (amora). A niteroiense Matisse levará sua sour de uvaia, além da Lydia, uma IPA com adição de café verde. Outra opção para os dias mais quentes é a Rubem Pils, uma German Pilsner da Kumpel, que apresentará ainda sua mais recente criação, a L.A. Woman, uma West Coast Double IPA.

O estande da Overhop também terá uma criação recente. A Comet Together é uma Fresh Hop Session IPA com lúpulo Comet e teor alcoólico de 4%. Já a Pakas fará dois lançamentos: ALTPaKas, do estilo clássico alemão Altbier, e um RUHE Bierlikö, licor de cerveja feito com a Stout da marca. Novidade também é a Negro Gato, da W-Kattz, uma Black IPA em homenagem ao cantor Luiz Melodia. Presente em todas as edições do evento, a Dead Dog terá no cardápio IPA, Cofee IPA, Sem Vergonha (bitter), Massacre(black IPA), Cãolifórnia (California common) e Surfer Dog (Rye IPA). Para quem não pode consumir álcool, a Confraria Paulistânia apresentará a Interlagos, cerveja sem álcool da marca recém lançada.

Os interessados em aprender a fazer cerveja ou aprimorar as técnicas poderá conferir, no domingo, uma brasagem no mestre Leonardo Botto, da Botto Bier. Ele usará lúpulos em flor de Teresópolis, a capital nacional do lúpulo, para produzir uma Brazilian Pale Ale. Já a cervejaria de Petrópolis Brewpoint estreia no evento com os estilos Lager, IPA, Dunkel ou Irish Red Ale e Weiss.

– Para quem curte cerveja de qualidade, o diferencial do evento vai muito além de reunir, em um único local, centenas de rótulos. O público tem a oportunidade de manter contato direto com as marcas, com os mestres cervejeiros, influenciadores e tudo mais que envolve o mundo da cerveja artesanal –  afirma Wander Silva, Cervejeiro e Sommelier da Cerveja Artesanal PaKas.

Drinks autorais elaborados com cervejas

A cada edição, é elaborada uma carta exclusiva com a cerveja sendo protagonista da receita, elevando a complexidade de aromas e sabores dos coquetéis. A atração é comandada pela Sommelière e Mestre em Estilos da Cervejaria Espanhola Estrella Galicia, Jéssica Gomes, e pelo consultor e mixologista da Preshh, Rafael Alves. As bebidas serão preparadas com cervejas e destilados de alta qualidade. A dupla levará ainda diversas opções de drinks sem álcool, tendência nos balcões da alta coquetelaria mundial.

Opções gastronômicas para todos os gostos

A área gastronômica tem opções para todos os gostos. O Gustô está confirmado com o seu arroz e sanduíche de costela, enquanto o Tasquinha do Portuga com pratos à base de bacalhau. Uma das sensações do evento, a Piporca do Ossos também é presença certa. Já o Bozaio Gourmet é especializado em espetinhos, kafta e salsishão. Outras opções para harmonizar com as cervejas são o Crepe Bon Profit, que contempla opções vegetarianas, e os petiscos do Belisque como o bolinho de feijoada, além dos salgados da Dona Coxinha. Os amantes dos hambúrgueres e sanduíches contam com o Espírito de Porco, Vulcano, Rock Burguer e Carvalhos Burguer. Já para os veganos, a chef de cozinha Katia Hannequim, especializada em culinária árabe marroquina, apresentará a adaptação de uma receita milenar.

Na hora da sobremesa, o cardápio também é diversificado. A confeitaria artesanal Sr. Docciê apresentará seus cookies de diversos sabores, enquanto a Doces da Thami fatias de bolos e tortas e a Palha da Tina as palhas italianas. Os brownies estão garantidos pela Doutora Brownie e Brownie da Vida.

Tour Cervejeiro

Uma das atrações mais disputadas por quem quer entender mais de cerveja especial, o Tour Cervejeiro será mais uma vez conduzido pela Sommelière e Mestre em Estilos da Cervejaria Espanhola Estrella Galicia, Jéssica Gomes. Ela leva grupos para visitar os estandes, conhecer rótulos, estilos e trocar experiências com os mestres cervejeiros. O roteiro inclui degustações em calderetas exclusivas e é finalizado com a harmonização da Black Ipa Massacre da Dead Dog com brownie da Doutora Brownie. A atração acontece uma vez por dia às 13h30min. As inscrições para as 15 vagas diárias são gratuitas e feitas, por ordem de chegada, no estande da Singularice, marca de peças exclusivas e sustentáveis inspiradas na cultura cervejeira.

– A ideia é que o público iniciante tenha mais conhecimento para aproveitar melhor os diversos estilos disponíveis no evento. Saia da “zona pilsen” de conforto e venha descobrir um universo de aromas e sabores – convida da sommelière de cervejas, Jessica Gomes.

Jogos cervejeiros

Os jogos cervejeiros promovem a interação do público como o universo das cervejas artesanais por meio de atividade lúdicas como o Beer Pong, Segura o Canecão e Purrinha. As brincadeiras são conduzidas por Erich Monteiro, do Olimpíadas de Bar, e contam com a distribuição de brindes de várias marcas parceiras e produtos oficiais do GBR como canecas, camisas, bonés, garrafas de cervejas e chopes. As inscrições são gratuitas e feitas na hora e por ordem de chegada no estande dos jogos e enquanto durarem o estoque

Produtos e souvernirs 

Uma das novidades desta edição é o lançamento do Copo Eco do Gastro Beer Rio para reduzir o uso de plástico. O evento já conta com calderetas, camisas, bonés, viseiras, growlers e tirantes da marca para venda no estande da produção. Os produtos deixam a experiência cervejeira mais completa.

Shows de diferentes estilos

Os shows do Gastro Beer Rio acontecem de maneira intimista e em espaços no meio do público, como nas apresentações dos artistas nas ruas do Rio. Nesta edição, um total de 12 artistas de diferentes estilos fará apresentações, totalizando 14 horas de shows ao vivo. As apresentações acontecem em três locais diferentes e em horários alternados.

Atividades infantis

A diversão para as crianças também é garantida.  Além da Quinta da Boa Vista  já oferecer uma série de atividades de lazer como o BioParque e o UniCirco, o evento conta com as atrações da Alegria. São oficinas de boneca, slime, mini bolsinha, bolsinha, pintura em papel no cavalete e agenda customizada. As atividades são pagas e orientadas por monitores.

Gastro Beer Rio

Data: 11 e 12 de março de 2023

Horário: das 11h às 20h

Entrada franca

Local: Quinta da Boa Vista

Transporte: O evento promove a campanha: “VÁ DE TRANSPORTE PÚBLICO”. Há ainda estacionamento privado na Quinta da Boa Vista (com taxa).

Metrô e Trem: É preciso descer na estação de São Cristóvão.

Mais informações: http://www.gastrobeerrio.com.br

https://www.instagram.com/gastrobeerrio/

https://www.facebook.com/gastrobeerrio/