Moradores do Rio de Janeiro terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da saúde mental no Brasil por meio da arte e da cultura. O Rolé Visita, ação realizada pelo Rolé Carioca que fomenta a formação cultural a partir da vivência da cidade, promoverá, no próximo dia 24, uma visita diferenciada ao Instituto Municipal Nise da Silveira e ao Museu de Imagens do Inconsciente, localizados no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade. O evento marca uma homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, data que reforça a importância da dignidade, liberdade e cidadania para pessoas em sofrimento psíquico. A proposta é provocar reflexões sobre os caminhos da saúde mental no Brasil a partir do legado da médica psiquiatra Nise da Silveira (1905–1999), pioneira na utilização da arte como forma de expressão e tratamento terapêutico. A participação é gratuita e livre de inscrições.
Para Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Carioca, a história de uma cidade se constroi a partir das vivências de diferentes pessoas, que percorrem caminhos diversos e ocupam distintos espaços ao longo do tempo. “O Rolé Visita no Instituto Municipal Nise da Silveira contribui para valorizar o protagonismo daqueles que por séculos foram marginalizados nas narrativas sobre o Rio de Janeiro. Ao caminhar por esses lugares de memória, os participantes podem adquirir, aprofundar e compartilhar conhecimentos. Esse contato é também um dos fatores que colaboram com a preservação e valorização dos bens históricos da cidade”, comenta.
Durante o passeio, os participantes serão guiados por espaços históricos do Instituto Municipal Nise da Silveira, como o pavilhão onde funcionava o antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, o Memorial da Loucura, o Museu de Imagens do Inconsciente e o Pavilhão Odilon Gallotti, onde foram gravadas cenas do filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres e vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. A instituição reúne um acervo com mais de 360 mil obras produzidas por pessoas em tratamento psiquiátrico, em ateliês de pintura, modelagem e outras práticas expressivas.
“O Rolé é uma oportunidade de lançar novos olhares sobre a cidade, e nada mais simbólico do que revisitarmos a história da luta antimanicomial através da arte e da resistência de Nise da Silveira. A cidade é um grande espaço de aprendizagem, e o museu é um território que convida à escuta e ao acolhimento”, finaliza Isabel.
Próximos Rolés abertos ao público
-
28 de Junho – Rolé Visita FIOCRUZ
-
26 de Julho – Rolé Férias em Paquetá
-
31 de Agosto – Rolé pela Presença Indígena em Jacarepaguá
-
27 de Setembro – Rolé Justiça Climática em Realengo
Projeto Rolé Carioca
O Rolé Carioca é uma ferramenta prática de educação patrimonial que colabora na difusão de conteúdos históricos da cidade, e do pertencimento territorial de jovens em realidades sócio-econômicas vulnerabilizadas. Seu intuito é a formação cultural a partir de experiências que convidam estudantes a praticar a cidade para melhor conhecê-la e, consequente, apropriar-se de suas histórias e de seus espaços.
Os roteiros e territórios visam a disseminação e a vivência de uma memória histórica da cidade mais democrática, representativa e antirracista. Com uma postura decolonial, o Rolé tem como premissa apresentar histórias apagadas ou inviabilizadas e propõe também uma revisão histórica dos símbolos, arquitetura e personagens. O projeto é ao mesmo tempo uma ferramenta de educação e de cidadania, que amplia acessos e gera meios de identificação com a história e o patrimônio.
Este projeto é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Integração Metropolitana – SEIM, do Programa Integra Rio e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e conta com co-realização do Rolé Carioca, Olamidé Cultura e Pressa Filmes; Patrocínio da Estácio do Instituto Yduqs, First RH Group, White Martins, TechnipFMC, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei ISS; e Realização do estúdio M’Baraká, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Rolê Visita Instituto Municipal Nise da Silveira
Data: 24 de maio de 2025 (sexta-feira), às 10h
Local: Instituto Municipal Nise da Silveira (Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro) O passeio é gratuito e livre de inscrições.
Para mais informações, @rolecarioca no Instagram.