Início » SescTV exibe shows exclusivos do projeto Instrumental Sesc Brasil em novembro

SescTV exibe shows exclusivos do projeto Instrumental Sesc Brasil em novembro

Dirigidas por Max Alvim, três produções originais estreiam no canal no Youtube da instituição, levando ao público artistas das mais variadas vertentes musicais

por Redação
Musical Yebo

Neste mês de novembro, o SescTV promove a estreia, no canal no Youtube da instituição, de três produções originais dirigidas por Max Alvim. São shows exclusivos do projeto Instrumental Sesc Brasil, uma iniciativa pioneira do SESC criada há mais de 40 anos que divulga e prestigia a música instrumental em suas diversas vertentes por meio do apresentações de artistas brasileiros e estrangeiros.

O primeiro show a ser exibido – em 6/11, às 21h30 – é do trombonista e compositor capixaba Joabe ReisA produção registra a apresentação do artista e sua banda no palco do Sesc Consolação durante a turnê de “Primeira Dose”, single do instrumentista lançado nas plataformas digitais no final do ano passado.  Segundo ele, “Primeira Dose” surgiu em sua mente assim que recebeu a ligação de sua mãe contando que havia acabado de tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Os tempos são difíceis, mas haverá o dia de celebrar e ofereço essa composição para a sua primeira dose: de vacina, de esperança, de um novo tempo”.

Uma semana depois, em 13/11, é a vez das Violeiras Fora da Caixa. Dedicado a dar visibilidade a mulheres que tocam viola fora dos padrões tradicionais do instrumento, o projeto Violeiras Fora da Caixa rende homenagem à cantora e compositora Helena Meirelles (1924-2005). No palco, três jovens violeiras do interior de São Paulo reúnem arranjos de Helena, como “Guaxo”, “Mulequinho Malcriado” e “Fim do Baile”, além de composições autorais. Com Fabiola Beni (viola caipira), Marina Ebbecke (violão) e Vitória da Viola (viola caipira).

Já dança e música encontram-se em “Yebo Musical”, em 20/11. Produzido pelo SescTV durante a realização da 12ª Bienal Sesc de Dança, este episódio é protagonizado por um grupo de instrumentistas, formado por Eduardo Marmo (baixo), Maurício Oliveira (sax), Tamiris Silveira (teclados) e Theodoro Nagô (violão), que brindam o público com um repertório de trilhas sonoras de espetáculos de dança da Gumboot Dance Brasil. Neste show, eles são dirigidos pelo bailarino e também percussionista corporal Rubens Oliveira, que sobe ao palco acompanhado pela bailarina Munique Costa na percussão corporal.

O termo ‘yebo’ quer dizer “sim, vamos”, expressão muito comum entre operários submetidos a condições similares à da escravidão em minas de ouro e diamantes na África do Sul de meados do século XIX, capitaneadas por colonizadores holandeses e britânicos. Por conta da profusão de identidades e de línguas faladas por quem vinha de diferentes regiões do país, esses homens, de maioria negra, descobriram no batuque das botas de borracha, do canto e dos gritos a conjunção perfeita para se comunicarem de forma não verbal.

SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

(Serviço)

Instrumental Sesc Brasil

Direção geral: Max Alvim

Classificação: livre

Horários: domingos, 21h30, com reapresentações às segundas, 17h; terças, 10h; quartas, 11h30; quintas, 13h30; e sábados, 14h30

 

Sob demanda no Canal no YouTube do Sesc SP: https://www.youtube.com/sescsp

Joabe Reis

Quando: 6/11

Duração: 52’02”

Classificação: livre

Violeiras Fora da Caixa

Quando: 13/11

Duração: 48’17”

Classificação: livre

Yebo Musical

Quando: 20/11

Duração: 49’35”

Classificação: livre

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via