Turnê do Festival des 3 Continents chega ao Rio de Janeiro para apresentar workshop internacional Produire au Sud

Evento realizado com Embaixada da França e Projeto Paradiso também contempla masterclasses, exibições de filmes e anúncio das ações exclusivas para brasileiros

por Redação

Festival des 3 Continents, com apoio da Embaixada da França no Brasil e parceria do Projeto Paradiso, desembarca na cidade do Rio de Janeiro no dia 14 de abril. A iniciativa visa promover uma nova ação exclusiva para produtores e realizadores brasileiros do workshop Produire au Sud (PAS), cujo foco é a formação profissional. Além de encontros para produtores abertos ao público, haverá masterclasses, exibições de filmes e o lançamento das ações exclusivas previstas para o Brasil em 2023.

Lançado em 2000, o Produire au Sud é um workshop que busca capacitar produtores da América Latina, da África e da Ásia com ferramentas para realizar coproduções internacionais. O projeto já apoiou diversos filmes brasileiros e, agora, chega ao Brasil para um road-show que busca promover o lançamento da edição do workshop internacional de coprodução que ocorrerá no país em 2023.

O primeiro encontro no Rio de Janeiro será no dia 14, às 14h30, com a apresentação do workshop Produire au Sud 2023 e um estudo de caso com a diretora Maju de Paiva e a produtora Paula Garcia, que receberam uma Bolsa Paradiso para participar do PAS em 2021 com o projeto “Avenida Beira-Mar”. Para participar desta atividade, é necessária inscrição prévia.

Mais tarde, às 18h30, haverá a exibição do documentário “Zinder” (2021), de Aicha Macky, que traz as contradições dos sujeitos que constituem o território de Níger, transitando entre o trauma e o desejo por mudanças. Ambos serão na Cinemateca do Museu de Arte Moderna.

Depois do Rio de Janeiro, a agenda do PAS segue a programação em São Paulo, no dia 18.

Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradisoapoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país. O Paradiso Multiplica já ofereceu mais de 500 horas de multiplicação em formação e contou com mais de 60 profissionais da Rede Paradiso de Talentos.

Bolsas e Prêmios:as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Semináriosao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via