Início » Turnê do Festival des 3 Continents chega ao Rio de Janeiro para apresentar workshop internacional Produire au Sud

Turnê do Festival des 3 Continents chega ao Rio de Janeiro para apresentar workshop internacional Produire au Sud

Evento realizado com Embaixada da França e Projeto Paradiso também contempla masterclasses, exibições de filmes e anúncio das ações exclusivas para brasileiros

por Redação

Festival des 3 Continents, com apoio da Embaixada da França no Brasil e parceria do Projeto Paradiso, desembarca na cidade do Rio de Janeiro no dia 14 de abril. A iniciativa visa promover uma nova ação exclusiva para produtores e realizadores brasileiros do workshop Produire au Sud (PAS), cujo foco é a formação profissional. Além de encontros para produtores abertos ao público, haverá masterclasses, exibições de filmes e o lançamento das ações exclusivas previstas para o Brasil em 2023.

Lançado em 2000, o Produire au Sud é um workshop que busca capacitar produtores da América Latina, da África e da Ásia com ferramentas para realizar coproduções internacionais. O projeto já apoiou diversos filmes brasileiros e, agora, chega ao Brasil para um road-show que busca promover o lançamento da edição do workshop internacional de coprodução que ocorrerá no país em 2023.

O primeiro encontro no Rio de Janeiro será no dia 14, às 14h30, com a apresentação do workshop Produire au Sud 2023 e um estudo de caso com a diretora Maju de Paiva e a produtora Paula Garcia, que receberam uma Bolsa Paradiso para participar do PAS em 2021 com o projeto “Avenida Beira-Mar”. Para participar desta atividade, é necessária inscrição prévia.

Mais tarde, às 18h30, haverá a exibição do documentário “Zinder” (2021), de Aicha Macky, que traz as contradições dos sujeitos que constituem o território de Níger, transitando entre o trauma e o desejo por mudanças. Ambos serão na Cinemateca do Museu de Arte Moderna.

Depois do Rio de Janeiro, a agenda do PAS segue a programação em São Paulo, no dia 18.

Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradisoapoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país. O Paradiso Multiplica já ofereceu mais de 500 horas de multiplicação em formação e contou com mais de 60 profissionais da Rede Paradiso de Talentos.

Bolsas e Prêmios:as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Semináriosao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via