Sangue entre as pernas

V Mostra Cine Diversidade 2022

15 curtas-metragens produzidos em território nacional e com baixo orçamento sobre diversidade – gênero e sexualidade exibidos no Centro de Artes da Maré

por Redação

Na quinta edição de mostra de curtas-metragens independentes brasileiros, a Mostra Cine Diversidade 2022, totalmente gratuita, volta ter a suas exibições presenciais no dia 11 de junho a partir das 18h, no Centro de Artes da Maré – CAM, zona norte do Rio de Janeiro e on-line no https://www.youtube.com/c/ColetivADELAS, entre os dias 13 e 19 de junho.

“Mais do que premiações, a Mostra é um espaço de liberdade de expressão, de igualdade, respeito e equidade. Esse ano voltamos a ter o presencial onde tudo começou no Centro de Artes da Maré e on-line, permitindo que a Mostra não seja apenas local e sim, nacional. O que queremos é dar voz àqueles que por muito tempo foram calados e reforçar que a diversidade é inerente ao ser humano” afirma Karina de Abreu, co-idealizadora da mostra e Diretora executiva da ColetivA DELAS.

Dividida em três categorias: Reflexos do Feminino, Ser Trans e Cine Sexualidade, a Mostra é feita por muitas mãos, fruto de parceria com coletivos e personalidades como o Zona de Cinema, co.liga e Canal Futura.  Cada categoria terá três premiações, de acordo com os tipos de votos: júri coletivA DELAS, júri co.liga futura e júri voto popular.

Todos os filmes exibidos na 5ª edição da Cine Diversidade estarão concorrendo a uma premiação exclusiva. A decisão se dá a partir de voto popular, através dos likes no Youtube, de júri técnico da ColetivA DELAS e da co.liga/Canal Futura.

Além da premiação em dinheiro, o Canal Futura poderá selecionar os filmes vencedores para exibição no Futura Play ou no próprio Canal Futura. Os premiados contam também com uma sessão especial em local e data que serão definidos posteriormente.

Além da exibição dos 15 filmes, a Mostra conta com debates sobre a produção de cinema independente com Wallace Lino, Paulo Victor Lino e Éthel Oliveira; oficina online sobre Produção audiovisual de baixo orçamento com Hiura Fernandes e show de encerramento com Samba Nonsense, além da participação da DJ Hantz. A programação completa você encontra no https://www.cinediversidade.com.br/.

A cineasta, roteirista e atriz Julia Katharine foi a primeira cineasta transexual do Brasil a entrar no circuito comercial de cinema e é uma das curadoras da Mostra: “Minha curadoria foi pensada em representatividade e no fortalecimento do movimento de inserção dos corpos trans no audiovisual. Aspirações, sonhos, afetividade, família, imaginários possíveis, luta, um pouco de tudo, de quem somos, do mundo que queremos e de que no final, somos todos uma coisa só; seres humanos, vivenciando uma diversidade plural, e que se expande de acordo com a nossa mente”, revela Julia Katharine.

A Mostra é realizada pela ColetivA DELAS junto com a Fabriqueta Produções através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via