Veja dados sobre os principais aeroportos brasileiros

Veja dados sobre os principais aeroportos brasileiros

por Redação

Hoje existem no Brasil 31 aeroportos internacionais e 36 domésticos, conforme dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Por esses aeroportos passam mais de 75 milhões de passageiros por ano.

Dentre os aeroportos internacionais mais importantes temos:

  • Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos
  • Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Rio de Janeiro)
  • Aeroporto Internacional de Belém
  • Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins
  • Aeroporto Internacional de Brasília
  • Aeroporto Internacional de Cuiabá
  • Aeroporto Internacional de Curitiba
  • Aeroporto Internacional Hercílio Luz (Florianópolis)
  • Aeroporto Internacional de Fortaleza
  • Aeroporto Internacional de Manaus
  • Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal)
  • Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre)
  • Aeroporto Internacional do Recife
  • Aeroporto Internacional de Salvador

O Aeroporto de Guarulhos em São Paulo é de longe o maior e mais movimentado do país, tendo atendido cerca de 23,6 milhões de passageiros no ano de 2021 com mais de 175 mil pousos e decolagens. Um número de passageiros bem abaixo do movimento de 2019, antes da pandemia quando tivemos mais de 42 milhões de passageiros.

A pandemia aliás é a grande responsável pelo atual cenário de maior imprevisibilidade, com grandes números de cancelamentos e de imprevistos. Um dos comuns é o chamado overbooking, quando duas ou mais pessoas recebem uma passagem com o mesmo assento.

Para entender o que é overbooking e como o passageiro deve reagir a esse problema, o site AirHelp preparou um conteúdo exclusivo e completo sobre o assunto.

A AirHelp também ajuda os passageiros a fazer a reclamação e exercer seus direitos, que são bem explicados nas normas e regulações da ANAC.

Números e informações dos principais aeroportos brasileiros

Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek

O Aeroporto de Brasília com mais de 80 mil pousos e decolagens chegou a movimentar mais de 10 milhões de passageiros em 2021, uma queda acentuada em relação a 2019 quando esse número atingiu os 16 milhões de viajantes.

Aeroporto Internacional Tom Jobim

 O Aeroporto do Galeão hoje Tom Jobim no Rio de Janeiro, que em certa época chegou a ser o mais movimentado do país, chegou em 2019 a movimentar cerca de 13 milhões de passageiros contudo em 2021, não passou dos 3 milhões de passageiros. 

Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas

Outro grande aeroporto do Estado de São Paulo, Viracopos, localizado na cidade de Campinas teve mais de 9 milhões de passageiros em 2021 com mais de 10 mil pousos e decolagens. Viracopos também é responsável por um grande volume de cargas aéreas.  

Em 2019 o Aeroporto de Viracopos transportou 10,15 milhões de passageiros. 

Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre

O Aeroporto de Recife, graças ao turismo, teve em 2021 cerca de 7 milhões de passageiros com mais de 60 mil pousos e decolagens, uma queda em relação ao ano de 2019 quando 8 milhões de passageiros embarcaram.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins –Tancredo Neves

O Aeroporto de Confins em Belo Horizonte registrou cerca de 6 milhões de passageiros em 64 mil pousos e decolagens em 2021. Segundo dados divulgados pela Cirium, uma empresa especializada em dados para a aviação, o Aeroporto Internacional de Confins, foi eleito o mais pontual das Américas entre os terminais de porte médio. 

Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães

O Aeroporto de Salvador atendeu em 2021 mais de 5 milhões de passageiros em 44 mil pousos e decolagens.

Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins

O Aeroporto de Fortaleza teve quase 4 milhões de passageiros com 28 mil pousos e decolagens.

Aeroporto Internacional Salgado Filho

O Aeroporto de Porto Alegre transportou mais de 4 milhões de passageiros em 2021, uma grande queda em relação a 2019 quando recebeu cerca de 8 milhões de passageiros. 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via