Vinhos: Chef Edson Alexandre dá dicas sobre qual escolher 

por Redação
Chef Edson Alexandre

Chef Edson Alexandre

Almoço ou jantar. Em qualquer uma dessas refeições, o vinho é lembrado por aqueles que o apreciam que não abrem mão de experimentá-lo, ainda mais se a ocasião for regada à comemorações. Mas, o que nem sempre é pensado pelas pessoas se refere aos tipos da bebida, que muitas das vezes acabam por não combinar com o cardápio escolhido no menu. “Tintos”, “rosés”, “secos” ou “suaves”, dúvidas que surgem constantemente. Qual pedir e quando? O Chef Edson Alexandre esclarece:

Rosé. Se você optou pela degustação de frutos do mar ou petiscos, pensou bem! Este vinho se harmoniza com queijos e pescados.
Secos. Eles são a grande maioria.
Suaves. São vinhos brancos ou tintos com menos acidez e adição de açúcar. Ideais para massas e pescados.
Tintos. Existem vários cortes e castas que originam diferentes blends e harmonização. A mais conhecida seria o famoso corte bordalês, que mistura as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Em geral, a acidez de cada tipo de uva tinta que se altera, harmoniza com gordura, principalmente com carnes vermelhas.
Em relação a este, o Chef acrescenta: “A maioria destes são secos. Não têm adição de açúcar e por isso, apresentam menos dulçor. A técnica usada para a confecção do mesmo, retira o açúcar e o converte em álcool.
Ao finalizar, diz: “Quando você coloca o dedo por trás da taça e ele não aparece, é tido como um vinho de capa alta. Quanto mais for assim, mais a sua harmonização com carnes gordas. Costela, por exemplo”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via