Início » 3ª edição da FLITI apresenta programação

3ª edição da FLITI apresenta programação

Feira Literária reúne grandes nomes e homenageia os 90 anos do escritor e ilustrador Ziraldo

por Redação
FLITI

A 3ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI já tem sua programação completa. (anexo) São mais de 100 atrações no evento e 30 editoras vendendo livros a preços promocionais. A FLITI ocorre entre os dias 03 e 06 de novembro, na cidade mineira de Tiradentes-MG.

A cerimônia de abertura será dia 03 de novembro, às 10h, com a presença Prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, o secretário de Governo Rogério de Almeida, o secretário de Educação Valdo Trindade Rosa, o secretário de Turismo, Cultura e Lazer Sérvulo Matias Filho e Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo – IZ. Logo mais, às 11h terá o lançamento do livro Tiradentes e o Alferes Tiradentes, com Luiz Cruz; 12h, bate-papo sobre o livro O coração de Minas Gerais, com Olavo Romano, autor homenageado da Bienal Mineira do Livro 2022. Romano vai apresentar um panorama da sua obra, que conta com mais de 20 títulos. Entre eles, Casos de Minas que comemora 40 anos. “Um verdadeiro retrato da nossa cultura, da vida da roça num tempo antigo”, comenta.

No bate-papo com o público, Olavo Romano também contará seus “causos” mais célebres e divertidos, histórias boas de ouvir numa boa roda de conversa, entre amigos e amantes da literatura. Sua apresentação é aberto para intervenções do público e o momento se estenderá para uma descontraída sessão de autógrafos no estante exclusivo da Caravana Grupo Editorial, da qual ele é editor sênior.

A programação completa do evento está no anexo.

FLITI
A FLITI está entre os principais eventos de difusão do livro e o incentivo ao hábito da leitura, proporcionando o contato com autores locais e do estado de Minas Gerais. A oportunidade de ler e ouvir histórias é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão para crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência (PcD). A FLITI vem construir um novo olhar por meio da leitura e do universo literário.

O evento está sendo pensado sobre diferentes frentes: nomes de referências no meio literário e de reconhecimento do público; na diversidade de temáticas para serem ofertadas ao debate com o público que frequentará a Feira; no acolhimento e fomento de autores locais ou autores iniciantes; no reposicionamento da FLITI com o objetivo de fazer parte do calendário nacional dos principais eventos literários do Brasil e, por fim, em uma programação literária e cultural que abarque a diversidade de públicos, seus desejos e suas visões de mundo.

“A FLITI permite um encontro de grande autores e temas e propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica Cristina Figueiredo, idealizadora do evento. A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.

Homenagem a Ziraldo
A 3ª FLITI será em homenagem ao conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos de idade. A realização da Feira destaca-se como um espaço para apresentações artísticas e culturais, tais como: espaço para autógrafo, ciclo de palestras, contações de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos literários paralelos.

É um evento cuja proposta principal é o incentivo à leitura e ao hábito de ler através do contato com autores, programações lúdicas e atividades literárias para todas as faixas etárias. São dias de imersão no universo do conhecimento e da cultura literária.

Em suas duas edições, a FLITI recebeu mais de 12 mil pessoas. A expectativa para este ano é ainda maior.

SERVIÇO
DATA: 03 a 06 de Novembro de 2022
LOCAL: Gramado do Santíssimo Resort, Largo das Mercês e no centro de Cultura Yves Alves, localizado no Centro Histórico de Tiradentes-MG
MAIS INFORMAÇÕES: 21 96404-9863 @flitifeiraliterariatiradentes
PATROCINADORES – New Holland, Itaú, Cemig, Estácio e Qualicorp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via