Helena Petrovna Blavatsky foi uma das figuras mais notáveis do mundo nas últimas décadas do século 19, tornando-se imprescindível para o pensamento moderno. A vida e obra desta renomada pensadora russa inspirou o monólogo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, que acaba de estrear no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, depois de grande sucesso nas cidades de Fortaleza, Cuiabá, São Paulo e Belho Horizonte. Esta é a primeira temporada do espetáculo na capital carioca e poderá ser conferida até 17 de setembro de 2023.
Estrelada por Beth Zalcman (@bethzalcman), sob a direção de Luiz Antonio Rocha (@luiz.antonio.rocha), a montagem mexe com os espectadores ao instigar uma profunda reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e místico. Este é o primeiro texto teatral da filósofa e poetisa Lucia Helena Galvão (@profluciahelenagalvao), cujas palestras na internet são acompanhadas por milhões de admiradores. Após cada sessão, haverá um bate-papo com a equipe de criação.
Helena Blavatsky foi, antes de tudo, uma mulher incansável, de sabedoria antiga e atemporal, que revolucionou o pensamento humano. Sua vasta obra influenciou cientistas como Einstein e Thomas Edison; escritores como James Joyce, Yeats, Fernando Pessoa, T. S. Elliot; artistas como Mondrian, Paul Klee, Gauguin; músicos como Mahler, Jean Sibelius, Alexander Criabrin; além de inúmeros pensadores, como Christmas Humphreys, C. W. Leadbeater, Annie Besant, Alice Bailey, Rudolf Steiner e Gandhi.
“Considerando que vivemos num período de caos mundial, no qual o fundamentalismo, as tecnologias e as crises políticas e climáticas do planeta invadem nossa dignidade com tanta violência, resgatar os pensamentos de Blavatsky é de extrema importância”, afirma Luiz Antônio Rocha. “Segundo Blavatsky, o universo é dirigido de dentro para fora, pois nenhum movimento ou mudança exterior do homem pode ter lugar no corpo externo se não for provocado por um impulso interno”, completa o diretor.
“Interpretar Helena Petrovna Blavatsky é mergulhar no improvável, no intangível. Nada mais desafiador para uma atriz realizar um texto que demanda extrema sensibilidade, concentração e imaginação, e transporta a plateia para um universo de possibilidades”, define a atriz Beth Zalcman. “Desde o início da minha busca pelo conhecimento através da filosofia, me deparei com pensadores que dedicaram suas vidas a buscar, compilar e transmitir ideias que entrelaçam nossas vidas e compõe parte do que somos. Esta peça é uma forma comovida e contundente para homenagear esta mulher tão especial”, conclui a autora Lucia Helena Galvão, professora voluntária de filosofia na organização Nova Acrópole do Brasil há mais de 30 anos.
O monólogo retoma a parceria entre a atriz Beth Zalcman e o encenador Luiz Antônio Rocha, depois do sucesso da peça “Brimas”, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio Shell de melhor texto. A encenação propõe uma dramaturgia inspirada no conceito desenvolvido pelo artista Leonardo Da Vinci em suas obras, conhecido como “sfumato”. Da Vinci descreveu a técnica como: “sem linhas ou fronteiras, na forma de fumaça ou para além do plano de foco”. A montagem procura nos levar do irreal ao real, das ilusões à verdade espiritual, da ignorância à sabedoria que ilumina o propósito da existência. O ponto de partida para a direção de arte, cenário e figurinos foram baseados em algumas pinturas do artista impressionista Édouard Manet que traduz com beleza a solidão deste último instante de vida de Helena.
SERVIÇO
Peça teatral “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”
- Período: Até 17 de setembro de 2023
- Horário: Sextas, às 21h / Sábados, às 20h/ Domingos, às 19h (com exceção de 06/08, que será às 18h)
- Classificação: 12 anos
- Duração: 60 minutos
- Valor do Ingresso: Inteira – R$ 100,00 / Meia – R$ 50,00
- Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/83503/d/197596/s/1332751
- Pelo WhatsApp (21) 99857-8677 ou na bilheteria do Teatro, sem taxa de conveniência.
Ficha técnica:
- Texto original: Lucia Helena Galvão
- Interpretação: Beth Zalcman
- Encenação: Luiz Antônio Rocha
- Cenário e Figurino: Eduardo Albini
- Iluminação: Ricardo Fujii
- Idealização e Produção: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha
- Parceria: Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil
- Realização: Teatro em Conserva / Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas
O Teatro Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, loja 213, São Conrado, Rio de Janeiro/ RJ. Whatsapp: (21) 99857-8677.