As férias são um período de descanso remunerado que o trabalhador tem direito após completar um ano de trabalho. Elas são importantes para equilibrar a vida pessoal e o ambiente corporativo, funcionando como uma válvula de escape após um ano de trabalho. Nesse período sabático sempre buscamos destinos turísticos para viajar, e esquecemos de cuidar da nossa alimentação. E quando estamos no nosso peso ideal, a chance de ganhar peso numa viagem é grande. Isso acontece porque qualquer coisa que nos tire daquela rotina extremamente controlado vai fazer que o nosso corpo, sedento por energia, estoque-a. Inevitável. Mas isso não deveria ser uma grande questão. Primeiro porque você está viajando, se divertindo, e a última coisa que deveria se preocupar é com o peso. Se preocupar com a alimentação? Sim, desde que seja para pensar onde comer, entender a cultura local através dos alimentos. Mas atenção, você não vai ficar gordo por causa da viagem e sim, usando o termo “variação de peso” quando o evento se trata ima viagem e não um estilo de vida, porque usamos a premissa que após o evento de férias a rotina comportamental e alimentar voltem ao normal.
Nesse artigo quero expressar pontos importantes para manter o equilíbrio no prazer em experimentar culinárias locais de cada cidade ou pais, sem esquecer de manter uma alimentação saudável e equilibrada para o sucesso da viajem e no retorno pós-evento férias sem os malefícios dos quilos a mais. Para manter uma alimentação saudável durante uma viagem, é importante planejar, escolher bem os alimentos e se hidratar.
Planejamento: Faça uma lista dos alimentos que vai levar; Monte um kit de lanches rápidos e saudáveis; Escolha opções locais.
Escolhas dos alimentos: Prefira frutas frescas, castanhas, iogurtes sem açúcar, barras de cereais integrais, biscoitos integrais e torradas; Evite alimentos ultraprocessados, gordurosos e maionese; Opte por sanduiches naturais.
Hidratação: Leve uma garrafa de água reutilizável; Beba água, chás de ervas ou água de coco; Presta atenção redobrada à ingestão de liquido, em voos longos ou passeio sob climas quentes.
Adapte as refeições ao destino: Combine pratos típicos com alimentos que já fazem parte da rotina; Escolha bem os locais em que irá comer; Priorize os que Tem opções saudáveis.
Com escolas cocientes, é possível desfrutar de opções leves e saborosas. Lembre-se de que cuidar do seu corpo durante a viagem contribui para uma experiencia mais gratificante e energizante.
RJ – 13/02/2025
Nutricionista clínico pós-graduado pela UFRJ, trabalha em consultório nutricional na clínica: Interclínica Centroplática do Dr. Marcelo Daher. Vice-presidente de campanhas institucionais da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. Escritor de 6 livros publicados, organização em eventos em prol da saúde e nutrição e pelo turismo do Rio de Janeiro, Web designer para vídeos, campanhas institucionais e de marketing.