InícioLivros & CiaA casa de todos os ninhos

Postagens relacionadas

A casa de todos os ninhos

A casa de todos os ninhosDia da Restinga, o livro reúne um trio de autoras premiadas da literatura infanto-juvenil, apresentando de forma lúdica e apaixonante a biodiversidade das restingas.

Com os poemas de Bia Hetzel e Roseana Murray e as ilustrações dignas de prêmio de Mariana Massarani, os leitores vão conhecer mais sobre esse ecossistema e a interação entre animais e plantas que ali habitam. A obra tem o conceito gráfico de um diário de naturalista e a ciência está em cada detalhe do livro, pensada a partir da consultoria de duas doutoras em biologia: Débora Pires, fundadora do Instituto Coral Vivo e uma das maiores biólogas marinhas do país, e da também bióloga Luana Mauad, da equipe da GNA, especialista em botânica de restingas.

Crianças de todas as idades vão se encantar com “A casa de todos os ninhos”, que tem como público-alvo leitores em base de consolidação de alfabetização. Além de ficar disponível para download gratuito para todo o país nos sites do ICV e da GNA, um total de 4 mil exemplares impressos serão distribuídos em escolas públicas dos municípios do Rio de Janeiro, São João da Barra e Saquarema para serem trabalhados nas salas, marcando o início do Projeto Restinga em Prosa.

Desde 2018, a equipe de sustentabilidade da GNA tem se dedicado a estudar e contribuir com a conservação de áreas de restinga adjacentes aos seus empreendimentos e dentro da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do país, a RPPN CARUARA. Com um grande volume de informações produzidas em seus programas de monitoramento da biodiversidade, a empresa decidiu criar o projeto para sensibilizar a população que, mesmo vivendo ou sempre visitando as restingas, muito pouco sabem sobre elas. “De todos os ambientes que compõe a mata atlântica, a restinga é o menos falado, o mais ameaçado e abandonado pelos olhos. E isso não é por acaso. É porque são áreas mais nobres do nosso litoral, ambicionadas para ocupação e especulação imobiliária”, explica Bia Hetzel .

A partir dos levantamentos feitos pelas equipes da GNA e do ICV, as autoras Bia Hetzel e Roseana Murray enfrentaram o desafio de transformar o conteúdo científico em 13 poemas acessíveis à leitura autônoma de estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental. “O livro é muito correto cientificamente. Traz informações geradas não só pelos monitoramentos desenvolvidos pela GNA em São João da Barra, mas de restingas em geral, trazendo uma pincelada de diversas espécies representativas, algumas endêmicas, que todos conseguem reconhecer”, avalia Luana Mauad, da GNA.

A ilustração é da genial Mariana Massarani, uma das profissionais mais adoradas pelas crianças brasileiras, e foi valorizada no projeto gráfico da designer Silvia Negreiros, resultando em uma obra caprichada que mereceu um texto de apresentação de Ana Maria Machado. “Li sobre o valor da restinga em obras de viajantes que vieram ao Brasil em outros séculos. Mas só agora a encontro num livro para crianças. Com precioso texto de Bia Hetzel e Roseana Murray e belas ilustrações de Mariana Massarani. A consagrar o amor que merece essa casa de todos”, diz Ana na 4ª capa do livro.

A RESTINGA

Um dos ecossistemas que compõem o bioma Mata Atlântica é a restinga, ambiente com grande variedade de plantas, animais e paisagens, importante não só para o equilíbrio da natureza como também para fornecer comida, remédios, abrigo e proteção para as pessoas. Sua vegetação cobre parte das nossas praias, dunas, planícies e vales litorâneos, além do entorno das lagoas próximas ao mar. Muitas plantas da restinga têm características especiais que as permitem viver com pouca água, como raízes muito grandes e folhas grossas e espinhosas. Mesmo em locais de solo arenoso castigados pelos ventos, pelas ressacas, pela maresia e pelo calor, a restinga floresce e verdeja o litoral. Nas praias e perto delas, encontramos plantas rasteiras, como a salsa-da-praia. Avançando mais para a terra firme vemos muitos cactos, bromélias e plantas baixinhas. Depois, vêm os arbustos, como as pitangueiras, até chegarmos a matas com árvores maiores, como a clúsia e o breu-branco.

Toda essa vegetação cobre o solo com uma rede de raízes e protege a costa. Ela serve também de refúgio e berçário para uma infinidade de bichos: desde insetos até répteis, anfíbios, mamíferos e aves de todas as cores e tamanhos. Sem a barreira natural criada pela restinga, a força das ressacas e ventanias poderia destruir também as construções próximas das praias. Mas, como a proximidade do mar é muito valorizada para a ocupação humana, esse rico ecossistema tem sido prejudicado pela expansão das cidades. Várias espécies de sua fauna e flora estão desaparecendo. Por isso, é importante conservar e recuperar o que sobrou da restinga.

A RPPN CARUARA

As restingas no Estado do Rio de Janeiro ocupam uma área de aproximadamente 1200 km2 (2,8%) da área total do estado (Araujo & Maciel 1998). De acordo com o último Altas da Mata Atlântica (2020-2021 – SOS Mata Atlântica, 2022), restam 21% do seu total natural no estado. Na região de São João da Barra, onde está localizada a RPPN Caruara, a maior UC privada de restinga do país (com ca. de 4.000 ha), são encontradas espécies da fauna e flora ameaçadas e endêmicas da restinga em diferentes níveis, entre elas, o lagarto-da-cauda-verde, a preguiça-de-coleira-do-sudeste, o ratinho-goytacá, entre outras, que merecem destaque. Além dos monitoramentos de fauna e flora, a GNA também realiza o plantio de restauração em áreas dentro da RPPN Caruara. Hoje, temos 120 hectares previstos para plantio, dos quais 57,7 ha já foram plantados. A restinga tem importância ímpar para a biodiversidade costeira e é um ambiente prioritário para conservação.

AS AUTORAS

BIA HETZEL nasceu no Rio de Janeiro, em 1968. É escritora, editora e fotógrafa, tem vários livros publicados e uma premiada produção voltada para crianças e jovens. Recebeu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação, em 1995, com o livro Rosalina, a pesquisadora de homens, e vários de seus livros foram condecorados com o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Recebeu também a menção White Ravens, da Biblioteca Internacional de Munique, além do prêmio O Melhor para a Criança – FNLIJ. Desde 1990 colabora com projetos de pesquisa e conservação de baleias e golfinhos. Desde 2020 é Coordenadora de Imagens do Projeto Coral Vivo.

ROSEANA MURRAY nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Graduou-se em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy. É autora de mais de 100 livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Tem mais de 4 milhões de livros vendidos. Ao longo de sua carreira, recebeu inúmeros prêmios e láureas, entre eles: APCA, O Melhor Livro de Poesia – FNLIJ, Prêmio ABL de Literatura Infantil e Menção Altamente Recomendável – FNLIJ. Faz parte da Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People). Desde 2004, organiza o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, em sua casa, em Saquarema, recebendo escolas públicas para um café da manhã literário. Tem também, desde 2010, um Clube de Leitura em sua casa. Ministrou palestras e oficinas sobre a formação do leitor, em todo o Brasil, por quase 30 anos.

MARIANA MASSARANI nasceu no Rio de Janeiro, em 1963. É uma das ilustradoras mais premiadas do Brasil e escreve livros para crianças. Costuma ter seu trabalho exposto em importantes catálogos, mostras nacionais e internacionais. Já ilustrou cerca de 200 livros com técnicas variadas e um traço inconfundível. É autora de recontos clássicos que estiveram entre os aplicativos mais adorados do Brasil entre 2011 e 2015. É também mergulhadora e colaboradora de projetos de pesquisa marinha e da revista Ciência Hoje das Crianças.

CONSULTORIA CIENTÍFICA

DÉBORA PIRES nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. É doutora em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo e sempre focou suas atividades em zoologia marinha. É também professora titular aposentada do Museu Nacional/UFRJ. Publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em publicações de artigos e livros de divulgação científica e em políticas públicas, destacando-se seu envolvimento na criação de várias unidades de conservação marinha. Foi Coordenadora de Táxon (Cnidaria) na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção / ICMBIO e autora de diversos capítulos de Livros Vermelhos da Fauna Brasileira Ameaçada / MMA. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Clovis Castro, em 2003, atuando em sua rede de pesquisas e como Coordenadora de Comunicação por 16 anos. Atualmente é Coordenadora de Criação e Produção do projeto, no qual faz também a consultoria científica de todas as publicações. debora.pires@coralvivo.org.br

LUANA MAUAD nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1987. É bióloga, doutora em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical e dedica suas pesquisas ao estudo da estrutura, ecologia e conservação de comunidades de plantas em ambientes sob condições severas de clima e solo, como os afloramentos rochosos. Desde 2018, ao retornar para o Norte Fluminense, Luana se apaixonou pela restinga, ou melhor, pelas restingas! São tantas! Tantas peculiaridades e questões científicas ainda a responder! É autora de artigos na área da botânica e de divulgação científica e atuou na orientação de pesquisas botânicas e cursos de identificação de plantas da Mata Atlântica. Desde 2019, como Analista de Meio Ambiente Sênior, faz a gestão técnica do Plano de Ação da GNA para a Biodiversidade, implementando padrões internacionais de desempenho nos projetos da empresa, atuando nas ações de manejo, monitoramento e conservação da flora e fauna terrestre e marinha na região de São João da Barra, RJ.

luana.mauad@gna.com.br

A CASA DE TODOS OS NINHOS

Editora: Instituto Coral Vivo (publicacoes@coralvivo.org.br)

Autoras: Bia Hetzel & Roseana Murray

Ilustrações: Mariana Massarani

Consultoria Científica: Débora Pires & Luana Paula Mauad

Formato: A4 (facilita a impressão a partir do PDF) – 21 X 30cm

Número de páginas: 32 (4 cores)

Faixa etária: leitura acompanhada (2-8 anos) / leitura autônoma (8-12 anos)

ISBN 978-65-995357-1-0

Patrocinado pela GNA Gás Natural Açu, no âmbito do Projeto Restinga em Prosa

Downloads em institutocoralvivo.org.br

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend