Início » Afro Presença chega a sua 3ª edição com oferta de mais de 5.000 vagas de trabalho a jovens negras e negros

Afro Presença chega a sua 3ª edição com oferta de mais de 5.000 vagas de trabalho a jovens negras e negros

Evento on-line e gratuito será realizado nos dias 15 e 16 de setembro

por Redação
Casa Natura

Com coordenação do Ministério Público do Trabalho e realização da startup Negras Plurais, o evento Afro Presença tem o objetivo principal de semear conhecimento e buscar cada vez mais espaço para propagar e reforçar a importância da presença negra nas faculdades, nas empresas e nos cargos de liderança. Durante os dias 15 e 16 de setembro a terceira edição do evento, que será on-line e gratuito, trabalhará com a temática: “Plantando sementes, criando raízes”. Pelo menos 5 mil vagas de trabalho a jovens negras e negros devem ser ofertadas.

As maiores empresas de RH do país como a CIEE, CIA de Talentos, 99Jobs, Empregue Afro, Empodera, Eureca e Gestão Kairos juntamente com as empresas patrocinadoras e vitrines de oportunidades, Bradesco, Coca-Cola, Colgate, Mover, Itaú, JP Morgan, Natura, Santander, Tim, Unilever, Vale e Vivo vão capacitar, entrevistar e encaminhar candidatos inscritos no evento para processos de seleção de vagas de estágios e trainees.

É importante dizer que a oferta de vagas deverá aumentar durante o evento. Os jovens interessados devem ficar atentos ao painel de oportunidades durante todo o evento e também depois do término do mesmo, uma vez que as empresas comprometidas com a oferta de vagas estendem essas oportunidades ao longo do ano.

Nas duas edições anteriores o evento impactou mais de 25.000 pessoas. Foram 490 painéis e mesas de conversa, 128 empresas em painéis e 770 painelistas. Esse ano a meta é mobilizar mais 15.000 pessoas.

Projeto Nacional – O movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, Projeto Estratégico Nacional da Coordenação Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade) do MPT. Desde 2020, quando aconteceu sua primeira edição, tem por objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural.

“O Afro Presença busca conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento ao racismo, capacitar e incluir jovens negras e negros universitários no mercado de trabalho “, reforça Valdirene Assis, procuradora do trabalho do MPT-SP.

“Vamos juntos, semear conhecimento e buscar cada vez mais espaço para propagar e reforçar a importância da presença negra nas faculdades, nas empresas e nos cargos de liderança “, fala Caroline Moreira, Head do evento.

A coordenadora nacional da Coordigualdade do MPT, Adriane Reis, também destaca a importância da iniciativa: “falar em trabalho decente e sustentável é falar em diversidade de pessoal. O Afro Presença, assim, cumpre a função de refletir sobre a desigualdade racial no Brasil e promover a diversidade no trabalho.”

Palestrantes – Roger Cipó, Ana Minuto, Egnalda Cortes, Karol Pelissioni, Nara Couto, Day Molina, Pagu Rodrigues, Allan Soares (movimento Blackmoney), Jaqueline Goes estão entre os palestrantes das 16 mesas dessa edição que discutirão questões como a importância da diversidade nos meios de comunicação,  novos formatos de mercados para jovens negros, o papel das tecnologias na inclusão de jovens negros, a importância das diversidades estéticas para a sociedade, entre outras pautas também muito relevantes.

Através do fortalecimento de suas raízes com conhecimento e experiências compartilhadas por grandes profissionais, as oficinas e capacitações tratarão conteúdos de carreira e empreendedorismo, transformação digital, ocupação de espaços e os desafios de estar em ambientes embranquecidos, representatividade no cenário político impactando a autoestima e empoderamento dos profissionais negros e muito mais.

A apresentadora e jornalista Alinne Prado e a criadora de conteúdo digital Sueide Kinte já estão confirmadas como mestres de cerimônias dessa terceira edição, que ainda contará com uma atração musical, um show com Elisa Lucinda, poetisa, jornalista, escritora, cantora, atriz brasileira e militante das causas negras.

Inscrições e mais informações através do link: https://afropresenca.com.br/cadastro-afro-presenca-2022//

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via