Início » AquaRio promove uma animada caça ao tesouro para a garotada aproveitar o final de semana da Páscoa

AquaRio promove uma animada caça ao tesouro para a garotada aproveitar o final de semana da Páscoa

Zé Tubarino, mascote oficial do empreendimento, vai ajudar a meninada

por Redação
AquaRio promove uma animada caça ao tesouro

Uma dose de conscientização ambiental, uma boa pitada de história e muita, mas muita diversão para adultos e, claro, para as crianças. É assim que o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, pretende celebrar o final de semana da Páscoa. O local, que reúne cerca de três mil animais em 23 tanques, somando mais de 4,5 milhões de litros de água, vai realizar uma caça ao tesouro entre os dias 15 e 17 de abril, das 10h às 16h. Com a ajuda do sempre destemido Zé Tubarino, mascote oficial do AquaRio, a garotada vai mergulhar em um enredo que relata as ações de antigos piratas na Zona Portuária, onde eles atracavam em busca de um baú mágico repleto de preciosidades.  

De fato, na história do Rio de Janeiro, os piratas vinham para a então colônia de Portugal na tentativa de saquear os núcleos litorâneos ou explorar as riquezas naturais. A ação, que faz uma mescla de fato e fantasia, tem como objetivo mostrar ao público infantil a importância de se conservar o nosso meio ambiente. E é aí que o Zé Tubarino, com a ajuda dos golfinhos, impede a fuga dos piratas, conta a eles o que é o estimado tesouro e a importância de mantê-lo por aqui. Encantados, os saqueadores se convencem e viram ferrenhos defensores do mar. 

É por isso que toda a Páscoa eles retornam ao AquaRio para distribuir outros presentes aos visitantes. O agora tão cobiçado baú com todo o tesouro do pirata está repleto de deliciosas surpresas e a criançada pode encontrá-lo bem escondido em algum lugar do atrativo. No entanto, a garotada vai precisar contar com a ajuda dos outros mascotes e superar inúmeros desafios para chegar ao local correto. 

Ações educativas já começaram 

Uma série de atividades didáticas foram iniciadas no AquaRio, cujo objetivo é mostrar quanto as ações humanas causam impacto nos oceanos e, principalmente, nos animais. São cinco estágios divididos em:  

 1) Estação do plâncton – local onde perguntas sobre os hábitos diários serão feitas aos visitantes. A cada resposta positiva ou negativa, uma bolinha será lançada. No final, será medido o nível de carbono emitido pelos visitantes na natureza e quais hábitos poderão mudar.
Horário: segunda a sexta, das 9h às 15h / sábado, domingo e feriado: das 9h às 16h.

2) Gruta educativa A – local onde os convidados irão refletir sobre o consumo de água. Haverá um painel para mostrar todo o fluxo da água (da nascente ao mar). O objetivo é identificar atividades ruins que possam ser substituídas por boas atitudes.
Horário: segunda a sexta, das 9h às 15h / sábado, domingo e feriado: das 9h às 16h.  

3) Gruta educativa B – espaço destinado para os convidados entrarem em uma peixaria e fazerem as suas compras. Após essa etapa, um educador levará o visitante ao caixa e, ao selecionar o animal escolhido, descobrirá o seu real valor.
Horário: segunda a sexta, das 9h às 15h / sábado, domingo e feriado: das 9h às 16h.  

4) Labirinto do lixo – atividade em formato da famosa ‘cama de gato’. Destinada para crianças de 5 a 15 anos de idade, o objetivo é ilustrar de maneira lúdica o desafio diário que os animais marinhos enfrentam para sobreviver em meio a uma grande quantidade de lixo, que só aumenta diariamente por conta das ações humanas.
Horário: segunda a sexta, 10h às 16h (12h às 13h – almoço) / sábado, domingo e feriado: das 10h às 17h (12h às 13h – almoço).

5) Desenhando o amanhã – atividade destinada para crianças de 4 a 15 anos de idade. Ponto em que será discutido a importância da água e como nossos hábitos impactam de maneira negativa este recurso essencial para nossa sobrevivência.
Horário: segunda a sexta, 10h às 16h (12h às 13h – almoço) / sábado, domingo e feriado: das 10h às 17h (12h às 13h – almoço).

Outras ações 

Durante todo o mês de abril, às sextas-feiras, a raia-borboleta – outra mascote do AquaRio – vai levar aos visitantes mais informações sobre a sobrepesca (o que é, quais os seus malefícios para a natureza e como a nossa mudança de hábito pode auxiliar no melhor equilíbrio da teia alimentar marinha). Essa ação será realizada no Grande Painel, às 13h30. 

Já nos sábados, domingos e feriados, os personagens Maia e Joãozinho ajudam uma raia-borboleta a se livrar de uma rede de pesca enquanto caminham pela praia. Os dois acabam descobrindo que o animal é mãe, empoderada e que luta pela conservação da sua espécie. Nessa nova aventura, Joãozinho vai aprender sobre o consumo de carne de raia e de tubarões e o impacto da sobrepesca nesses animais. A ação será no anfiteatro, em três horários: 10h30, 12h30 e 15h30.

Serviço: 

Horário: das 9h às 17h (segunda a sexta) / das 9h às 18h (sábados, domingos e feriados)
Ingressos: a partir de R$ 70

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via