Barraco Editorial lança Maria Firmina dos Reis, Presente! no Sebo Clepsidra

O livro é uma adaptação da peça de Lena Roque e Marcelo Ariel

No próximo dia 29 (sábado), a editora Barraco Editorial  faz o lançamento do livro “Maria Firmina dos Reis, Presente!” no sebo Clepsidra às 16h. O livro é baseado na  peça-invocação da presença da negra Maria Firmina dos Reis, autora do romance “Úrsula” (1859), onde é  exposto o pensamento de  seus textos e poemas , em uma reconstrução dramático poética do que seria um encontro do público, com a escritora e professora maranhense falecida em 1917.

A dramaturgia se apresenta como escrita poética dramática, acrescida de livre adaptação dos textos de Maria Firmina dos Reis, é assinada por Lena Roque, que também assinou a direção do espetáculo (atriz com 37 anos de atuação, diretora, dramaturga e roteirista, formada em Artes Cênicas pela ECA/USP) e Marcelo Ariel (poeta, ensaísta e teatrólogo).

“O que se busca é um entrelaçamento de pensamento entre passado, presente e  futuro, com o objetivo de criar uma expansão e reconstrução de uma imagem viva de Maria Firmina dos Reis, hoje, apontando para o amanhã. Pois, como bem disse a escritora, pesquisadora e jornalista Eliana Alves Cruz (prêmio Jabuti, com o conto “A Vestida”)  “o amanhã é pra ontem”.

No caso de Maria Firmina dos Reis (1825-1917), tudo é relevante, porque tudo é novidade. Negra, filha de uma ex-escravizada foi esquecida e invisibilizada, mesmo tendo sido a primeira escritora abolicionista do Brasil. Ela que escreveu e viveu uma refutação a “Cartas a Favor da Escravidão”  de José de Alencar, representando uma ideia de Brasil livre do escravismo em todas as suas nuances, se propôs a pensar uma nova maneira de imaginar as coisas no Séc XIX, onde as correntes e açoites da escravidão pudessem deixar de flagelar os corpos negros.

A performance da memória é um dos elementos que marca a textualidade negra. Explicitamos um passado que ainda não passou, puxando os fios do passado a partir do nosso cotidiano, Brasil 2023, Séc. XXI, e seu legado de opressão. Contudo, Maria Firmina dos Reis, Presente! é bem mais do que uma peça-manifesto, é a exposição de uma vida através do rastro harmônico de seus escritos e pensamentos que agora sai em livro pela Barraco Editorial.

Sobre a Barraco Editorial

Instagram: @barraco952

Barraco Editorial é uma editora fundada em 2023 pelo escritor Wesley Barbosa com o objetivo de  publicar autores independentes vindos das periferias do Brasil, fazendo ecoar a cultura negra periférica e disseminar a luta antirracista.

Lançamento do Livro Maria Firmina dos Reis, Presente!
Data: 29/06 (sábado
Horário: 16h
Local: Sebo Clepsidra
Endereço:  Rua Cesário Mota Jr, 296- Vila Buarque ( metrô Santa Cecília)