Canoa Cia da Dança apresenta trabalhos que imprimem, por um lado, intensidade e vibração, e do outro a pausa em compasso de espera

Companhia criada em 2018 por Vitor Cunha, apresenta novo trabalho “𝐍𝐎𝐓𝐔𝐑𝐍𝐀 / 𝐒𝐔Í𝐓𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐈𝐄”, no Teatro Cacilda Becker

por Redação
CANOA - FOTO: GIULLIA MARQUES

Quando estreava no cenário da dança como um cia carioca formada por jovens bailarinos, produtores e seu criador, Vitor Cunha, que trazem vivências de várias partes do Rio, em 2018, a Canoa Cia de Dança logo chamou a atenção pela personalidade. Da vontade de fazerem arte com novas perspectivas e proposições, mesmo sem recursos, ingressaram há três anos no programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Após o bem sucedido trabalho de estreia, CARAVANA (fev/2020), nos próximos dias 04 e 05 de junho, no Teatro Cacilda Becker, às 19h, SUÍTE se juntará a outra criação original inédita NOTURNA, com 08 bailarinos em cena explorando movimentos em plena liberdade de explorar o corpo com intensidade.

“NOTURNA” foi criada a partir da música da banda sergipana Taco de Golfe – mistura de math rock e jazz. A obra explora a atmosfera da noite na cidade e traz para o palco seres notívagos que vivem a geometria da cidade em plena liberdade do tempo improdutivo, explorando a noite também como um estado de corpo. A cidade é pensada como ritmo e intensidade das trajetórias simultâneas dos corpos, sendo esse o principal mote da composição coreográfica, muito inspirada pelos desenhos da artista Emma McNally.

“SUÍTE SATIE” começou a ser criada em fins de 2020. Coreografada a partir da atmosfera evocada pelas músicas de Erik Satie e das pinturas de Edward Hopper, trata de corpos em introspecção, silêncio e pausa: estados inscritos nos corpos isolados em tempos delirantes de pandemia.

“Sinto que ambos os trabalhos estão relacionados, cada qual à sua maneira, ao que venho pensando sobre os diferentes regimes de relação entre corpos que acontecem na cidade. Uma das coreografias, com trilha de Satie, começou a ser criada durante o período de isolamento social. Já a outra, foi totalmente inspirada pelo pensamento de que é o encontro e a interação dos corpos o que faz a cidade”, apresenta Vitor Cunha, diretor e coreógrafo.

Ficha Técnica:
Coreografia e direção geral: Vitor Cunha
Elenco: Helena Ribeiro, Maria Izabel Medaglia, Natália Freire, Ruan Lima, Thales Ferreira, Thayssa Souza, Vitor Cunha e Wesley Torquato

Assistentes Gerais: Laura Silveira e Thales Ferreira
Cenário e Figurino: Vitor Cunha
Assistente de Figurino: Amanda Rumbelsperger
Confecção de Figurino: Flávio Thomé e Maria José Gomes
Iluminação: Vitor Cunha e Wesley Torquato

Montagem de luz: Cristiano Teodoro
Projeto Gráfico: Pedro Medina
Registro Audiovisual do Processo: Thales Ferreira
Fotos do cartaz: Renato Mangolin
Fotos de Ensaio: Giullia Marques
Registro Audiovisual: Victor Mantelli

Apoio:
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Academia de Ballet Marilda Flores

Apoio Institucional:

FUNARTE

Serviço:
𝐍𝐎𝐓𝐔𝐑𝐍𝐀 / 𝐒𝐔Í𝐓𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐈𝐄
4 e 5 de junho, às 19h
Teatro Cacilda Becker,

R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro/ RJ
Ingressos na bilheteria ou pelo Sympla.
Inteira R$30 / Meia-entrada R$15

Duração 45min

Você também pode gostar

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x
    Send this to a friend