Alice Poppe - foto: Vicente de Mello

O Corpo e o Espaço pautam novo solo de Maria Alice Poppe

A relação do corpo com o espaço é o ponto de partida do novo solo de Maria Alice Poppe, com direção de Marcela Levi e Lucia Russo e interlocução dramatúrgica de Thereza Rocha. As apresentações vão de 06 a 16 de outubro no Sesc Copacabana, com ingressos a R$ 30

por Redação

As relações do corpo com o espaço cênico sempre nortearam a bailarina Maria Alice Poppe na sua pesquisa de movimento. Tais buscas encontraram eco também na encenadora e dramaturg Thereza Rocha. Essas investigações juntaram-nas em projetos como “3mulheres e um café” (2010) e na instalação visual “Máquina de dançar” (2014), apontadas pelo jornal O Globo como um dos melhores espetáculos dos respectivos anos. Essa busca norteia ainda o fazer artístico da dupla em Anatomias, projeto no qual unem-se pela primeira vez às premiadas diretoras e coreógrafas Marcela Levi e Lucia Russo, que, juntas, respondem pela direção artística. Levi assina também  o que define como desenho de som da apresentação. E o resultado é pungente e pode ser conferido no Mezanino do Sesc Copacabana de 06 a 16 de outubro, quinta a domingo, às 20h30m, com ingressos a R$ 30.

O espelho é um advento revelador. Ao mesmo tempo em que reflete (duplica ou multiplica) um objeto, o espelho também o fragmenta numa multiplicação caleidoscópica. Maria Alice está só em cena, mas não na sala de espetáculos. Com ela está também o público. Os espectadores a observam e veem-se também refletidos. Eles enxergam a bailarina, suas múltiplas formas e os desdobramentos provocados pelos reflexos. E vão do reflexo à reflexão.

E, assim, o objeto refletido ganha características cubistas ou mesmo surrealistas. E, esta última, é um dos pilares de sustentação das artistas-autoras de “Anatomias”. Poppe costuma trazer elementos de outras manifestações artísticas à sua pesquisa, como, no caso, fotografias daquele que é o papa da fotografia moderna: Man Ray (1890-1976).

Ray está presente na gênese de “Anatomias”. Mais exatamente a fotografia Anatomies (1929), que dá título à performance. Na imagem, a região que abarca o queixo e o pescoço feminino forma um novo objeto, pulsante e pungente, ainda que inanimado. Outras imagens do fotógrafo  nortearam a pesquisa: La Prière (A prece, 1930), Primat de la matière sur la pensée (A primazia do pensamento sobre a matéria, 1929) e Mr. and Mrs. Woodman (1947).

Outro norte para o trabalho é a foto “Nude bent forward”, de Lee Miller, modelo e, posteriormente, discípula de Ray. A imagem em questão também ajudou na concepção do solo apresentado por Poppe em um dos ambientes do supracitado “Máquina de dançar”.

E as influências motivam ideias que suscitam criações artísticas num moto-contínuo da mesma forma que a imagem de um objeto se multiplica através do seu reflexo no espelho. É assim com a arte, é assim com a vida. E, desta forma, há de ser. Até que, com o passar do tempo, diferentemente do que temia outro poeta da canção, o espelho se quebre.

FICHA TÉCNICA:

  • Argumento: Maria Alice Poppe e Thereza Rocha
  • Direção Artística: Marcela Levi e Lucia Russo
  • Interpretação: Maria Alice Poppe
  • Interlocução Dramatúrgica: Thereza Rocha
  • Desenho de som: Marcela Levi
  • Desenho de luz: Laura Salerno
  • Fotografia:Vicente de Mello
  • Vídeo: Renato Mangolin
  • Assessoria de imprensa: Christovam de Chevalier
  • Design Gráfico: Ana Carneiro
  • Mídias Sociais: Ana Righi e Carolina Spork
  • Cenotécnico: Marcus Shalon
  • Operador de som: Marco Ribas
  • Produção Executiva: Igor Veloso e Marcelo Aouila
  • Direção de Produção:  Aline Carrocino (Alce Produções)
  • Apoio: Improvável Produções

Serviço:

  • Gênero: dança\performance
  • Temporada: de 06 a 16 de outubro, de quinta a domingo
  • Horário: 20h30m
  • Local: Mezanino do Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana. Tel: 2547-0156)
  • Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira)
  • Funcionamento bilheteria: das 9h às 20h (terça a sexta) e das 13h às 20h (sábados, domingos e feriados)
  • Classificação indicativa: 18 anos
  • Duração: 40 min

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via