A Cia Down Dance, companhia de dança formada há oito anos em Cabo Frio, chegará ao Rio de Janeiro pela primeira vez, para mostrar que o preconceito se desfaz com arte e que não existem limitações que nos impeçam de viver e de buscar nossos sonhos. Composta por 15 bailarinos PCD, a grande maioria com síndrome de down, a companhia apresentará o espetáculo inédito “Meu Mundo Down”, idealizado, dirigido e coreografado por Allan Lobato, dia 20 de dezembro, às 19h, no Teatro Vannucci, Shopping da Gávea.
O espetáculo de 100 minutos, apresentará números de dança de salão, com coreografias em duplas, trios e coletivas. Em cena, os bailarinos vão contar um pouco da trajetória da companhia, uma das primeiras do estado dedicada ao trabalho com pessoas com deficiência, por meio dos números de dança.
“Meu Mundo Down tem como objetivo promover a inclusão social por meio da dança, oportunizando o acesso à arte e à formação artística de jovens e adultos com síndrome de down, além de desmistificar estereótipos e combater o preconceito contra pessoas com deficiência. É uma experiência inédita de arte e inclusão”, afirma Allan Lobato, idealizador da companhia e do projeto Cadeirantes na Dança e também do projeto IguaDance, de Iguaba Grande.
Há cerca de oito anos, Allan Lobato conheceu a jovem Natália dos Santos Barrios em um evento. Ela subiu no palco para interagir e dançar e o professor se surpreendeu com a alegria e a aptidão da menina para a dança. Hoje, após muitos anos de aulas e convivência, Natália é uma das estrelas do espetáculo.
“Eu me apaixonei pela alegria dela e decidi trabalhar a dança com pessoas com síndrome de down. Aos poucos, fui ampliando esse leque e abrindo espaço para pessoas com deficiência, no geral. Hoje, eles fazem aulas periódicas e a nossa companhia cresce cada vez mais”, conta.
“Meu Mundo Down” é a quinta montagem da Cia Down Dance, que vem sendo ensaiada ao longo de um ano. Ao adotar o ensino de dança para pessoas com deficiência, Allan criou uma própria metodologia de ensino, aplicada em seus alunos. No início, o professor encontrou muita resistência ao seu trabalho.
“Todos me diziam que eu era maluco. Duvidavam de mim, mas especialmente dos meus alunos. As pessoas os olhavam como incapazes. Na verdade, eles só precisavam de uma oportunidade para mostrar o seu talento, de alguém que os olhasse com outros olhos. Hoje, com as aulas, eles vão aos poucos melhorando sua rotina, seu jeito de viver, e além de realizarem uma atividade cultural e social, apresentam muitas melhorias cognitivas e no dia a dia com a família”, conclui.
FICHA TÉCNICA:
Idealização, direção e coreografias: Allan Lobato
Bailarinos: Natália dos Santos Barrios, Gabriel de Souza Araújo Costa, Leonardo Guimarães de Assis, Gabriela Vieira Alves, Thiago Ferreira Fernandes, Thays Helena Miranda dos Santos, Sophia Costa Abreu, Emmanuel Guimarães Bruno, Gabriel dos Santos de Carvalho, Wanessa Campos Guimarães, Ricardo Moreno Mendes Ferreira da Silva, Vitória Barreto da Silva, Daniel Couto Campante e Nilzete Oliveira
Produção e apoio: Adelina Leocádia da Costa e Silva Abreu, Flavio César dos Santos, Marzio de Araújo Costa, Paulo Roberto Fernandes, Maria Assunção Barreto, Nilva Maria Vieira Rosa e Khristian Giovanney
Participação de convidados especiais: Khristian Giovanney e Rebeca Mello (Núcleo de Dança Khristian Giovanney), Rodriguinho Barcelos e Irina Borger (Academia Rodriguinho Barcelos) e Cia de Dança Jaime Arôxa Tijuca
SERVIÇO:
Meu Mundo Down – Única apresentação
Dia: 20 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro Vannucci
Endereço: Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar, loja 371, RJ.
Ingressos: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)
Vendas antecipadas: https://bileto.sympla.com.br/
100 minutos. Livre.