A nova montagem do clássico do teatro brasileiro “Cordélia Brasil”, de Antonio Bivar, chega ao Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio, em curta temporada, às quintas-feiras, às 19h, de 05 a 26 de novembro. Dirigida pelo aclamado João Fonseca, a tragicomédia se passa em uma quitinete decadente no Rio de Janeiro. Com seu potencial transgressor, a peça expõe o peso da obrigação do cuidado e o consequente esgotamento físico e mental imposto às mulheres e nos convida a questionar o quanto avançamos na promessa de uma sociedade menos desigual. A produção já passou pelos teatros Firjan SESI Caxias, Futuros, Casa de Cultura Laura Alvim, Centro Cultural Justiça Federal, Teatro Vannucci e Teatro da UFF, levando uma legião de espectadores.
Cordélia, vivida por Paula Goja, trabalha como auxiliar de escritório que se prostitui para sustentar o marido Leônidas (Antonio Pina), um homem inerte e em constante procrastinação que sonha em ser escritor. A chegada de Rico (Pedro Pedruzzi) altera a dinâmica do casal.

Paula Goja, Pedro Pedruzzi e Antonio Pina em Cordélia Brasil – Foto: Luís Teixeira
O texto de Antônio Bivar foi escrito nos anos 60 e ainda se faz pertinente ao escancarar a potência da mulher e o desejo de igualdade social. O autor tangeu toda sua dramaturgia como um manifesto da contracultura, sendo “Cordélia Brasil” a grande obra de sua trajetória.
“Cordélia Brasil” coloca em xeque toda a opressão, a solidão, o etarismo e a sobrevivência em meio ao fracasso dos sonhos, em uma montagem que nos comove e faz rir do ridículo existente em cada um de nós.
SINOPSE: Cordélia trabalha como auxiliar de escritório e começa a se prostituir para sustentar seu companheiro Leônidas que vive em constante procrastinação. A chegada do jovem Rico acaba estremecendo a relação entre os dois.
FICHA TÉCNICA:
- Texto: Antônio Bivar
- Direção: João Fonseca
- Elenco: Paula Goja, Antonio Pina e Pedro Pedruzzi
- Cenário e figurino: Nello Marrese
- Luz: Nina Balbi
- Assistência de Direção: André Celant
- Divulgação: Carlos Pinho
- Fotos: Luis Carlos Teixeira
- Design: Marcela Negrão
- Realização: Persona Produções
SERVIÇO:
Espetáculo: Cordélia Brasil
- Temporada: de 05 a 26 de novembro, quintas-feiras, às 19h
- Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179, Centro (metrô Carioca), Rio de Janeiro – RJ
- Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), vendas na bilheteria do teatro ou no site https://www.sympla.com.br/
evento/cordelia-brasil/3623959 - Classificação indicativa: 16 anos
- Duração: 75 minutos
- Gênero: comédia dramática
- Assessoria de imprensa: Carlos Pinho @dicasdopinhao
Rede social: https://www.instagram.
