Confira 5 dicas para começar na área da programação

Confira 5 dicas para começar na área da programação

Nos últimos anos o mercado para profissionais em programação aqueceu e tem potencial para crescer ainda mais. Segundo dados do Google Trends, a pesquisa por ciência de dados e tecnologia aumentou 1170% nos últimos cinco anos no Brasil e a procura pela profissão de programador aumentou 30% em comparação com 2021. Para ajudar as pessoas que querem ingressar no setor, Isabela Castillo e Mayk Brito, sócios da Rocketseat, separam dicas valiosas para dar o start na nova carreira.

Invista tempo e energia em networking
Para Isabela Castillo, sócia e COO (Chief Operating Officer) da empresa, o sucesso na carreira de programação vai além das habilidades técnicas. Ela ressalta a importância do networking. “Participe de eventos, conheça outros devs e construa relacionamentos valiosos que possam te ajudar a crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos. O sucesso na carreira de programação não é apenas sobre habilidades técnicas, mas também sobre construir relacionamentos. O networking é parte crucial desse processo e vai fazer toda a diferença na sua carreira”, explica Isabela.

Tenha foco
É importante saber onde focar o seu aprendizado. “Foque em ser o(a) melhor em construir sua base em programação. Dominando os fundamentos e praticando muito, depois você aprende qualquer coisa. O foco será o seu melhor amigo na sua jornada”, orienta.

Construa seu portfólio
Para encontrar menos dificuldades no mercado de trabalho, Isabela explica a importância de reunir bons projetos. “Seu portfólio será uma das ferramentas mais importantes para você que está iniciando na carreira de tecnologia. Se dedique muito a construir seu melhor ‘cartão de visitas’ possível, com certeza será um diferencial enorme para você entrar no mercado futuramente”, conclui.

Saiba por onde começar
Segundo Mayk Brito, sócio e CCO (Chief Content Officer) da empresa, o JavaScript pode ser a linguagem de programação ideal para quem está começando. “Comece seus estudos com uma linguagem de programação popular e amplamente utilizada. Na minha opinião, essa linguagem é o JavaScript, pois você poderá criar sites, app, seja para webdesktop ou para celulares. Geralmente, ele será acompanhado do conhecimento de HTML, para estruturar a sua página e CSS, para dar beleza ao seu site ou app”, afirma Brito.

Sempre procure evoluir
Com a rápida evolução da tecnologia, Brito explica que o futuro do desenvolvedor está ligado a sua capacidade de se atualizar. “A tecnologia evolui super rápido, então é importante se manter atualizado com as novidades e tecnologias que estão sendo criadas. Dê uma olhada em artigos, vídeos, influencers sobre programação e procure participar de eventos e conferências para estar ligado às últimas tendências. Seu futuro na programação depende de ter o desejo de evolução e aprendizado constante!”, completou.

Vale ressaltar que, atualmente, a Rocketseat dispõe de opções de programas que atendem a todos os perfis de desenvolvedores. Para o público iniciante a edtech oferece o Explorer, um programa completo com mais de 60 horas de conteúdo e acompanhamento constante de tutores para guiar os programadores até a primeira vaga na área. O Ignite é para quem já trabalha na área, e reúne trilhas de especialização intensiva em diversos stacks de programação, que preparam os alunos para os desafios do setor.

Para saber mais novidades sobre a Rocketseat e seus produtos, siga a edtech no InstagramTwitterYoutubeTikTokTwitchFacebookLinkedinDiscord e no site oficial.

Sobre a Rocketseat
Fundada em 2017, a edtech oferece, por meio de metodologia e plataforma próprias, conteúdos e desafios para formar profissionais de programação desde o começo da sua carreira. Com diferentes frentes de aprendizado, a Rocketseat acelera a jornada de evolução contínua dos devs, começando com o Discover – programa gratuito de aprendizado para iniciantes, seguindo com o Explorer, programa completo para acessar sua primeira oportunidade no mercado e iniciar uma carreira sólida em programação. Para quem já trabalha na área, o indicado é o Ignite, que reúne trilhas de especialização intensiva em diversos stacks de programação, que preparam os alunos para os desafios do mercado. Também há o Rocketseat Plus, ambiente exclusivo de aprendizagem em nível avançado e com alta conexão com o mercado para acessar as melhores oportunidades disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui