Confraria dos Escritores Independentes de Saquarema inicia suas atividades

Formada graças a FLIS, C.E.I.S. tem como objetivo fomentar a produção literária local e incentivar a leitura

Data:

Saquarema sempre foi conhecida como um paraíso de praias lindas e ondas perfeitas para a prática do Surf. No entanto, a cidade é muito mais do que paisagens que encantam turistas e atletas, há um imenso potencial cultural que, aos poucos, tem encontrado o seu caminho, seja pelas mãos de artistas independentes ou por eventos realizados pelo poder público.

Foi justamente através de uma dessas iniciativas, a FLIS – Feira Literária de Saquarema -, que autores locais se conheceram e passaram a dividir suas angústias e anseios.

Do desejo de mudança, nasceu a Confraria dos Escritores Independentes de Saquarema, cujo objetivo principal é divulgar a produção literária local através de saraus, intervenções em espaços públicos e publicação de livros, promovendo a literatura em sua forma mais ampla, além de dar suporte aos autores e fortalecer as iniciativas independentes.

Mauro Profeta
Mauro Profeta – Foto; Leonardo Pançardes

À frente do grupo, ocupando o cargo de presidente da Confraria, Mauro Profetta, jornalista, compositor e escritor premiado, define a iniciativa como uma oportunidade de transformação no cenário atual, “Uma confraria de escritores possibilita uma mudança de patamar da cidade no que diz respeito aos seus rumos culturais. É a sociedade percebendo e interagindo com quem produz cultura de fato, de uma forma mais ampliada”, contou.

A C.E.I.S está admitindo novos membros. Para participar, os interessados devem escrever para o ceisaquarema@gmail.com e preencher a ficha de cadastramento. O candidato precisa ter vínculos comprovados com Saquarema e com a escrita, mas não precisa necessariamente ter livro publicado. Não há cobrança de mensalidade e a participação nas atividades organizadas pelo grupo é desejável, porém, não é obrigatória.

Saquarema, que coleciona filhos ilustres também na literatura, como é o caso do representante do parnasianismo e fundador da Academia Brasileira de Letras, Alberto de Oliveira, só tem a ganhar com um organismo independente e focado em produzir cultura para todos.

Serviço:

Confraria dos Escritores Independentes de Saquarema – C.E.I.S.
Contato: ceisaquarema@gmail.com
Instagram: @ceisaqua

1 COMENTÁRIO

  1. Que legal. Bom saber que Saquarema tem uma confraria de escritores. Precisamos divulgar nossas produção cultural.

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Livro desvenda o papel feminino nas grandes revoluções

Joana d’Arc foi a primeira mulher na história a...

São Paulo recebe o best-seller Junior Rostirola, autor da obra mais lida e mais vendida do país “Café com Deus pai”

Junior Rostirola, autor do best-seller “Café com Deus Pai”,...

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Mergulhar nas profundezas da existência e refletir a dualidade...
Compartilhe
Send this to a friend