A Mostra Sete Dias de Sol sem Dó realiza sua edição 2023 entre os dias 24 de março e 06 de abril. Ao todo serão 14 dias seguidos de programação gratuita produzida pela Cia. Sol sem Dó, de Duque de Caxias, em diferentes partes do município . O encontro contará com realizações artísticas nos quatro distritos da cidade, em praças públicas, escolas municipais e espaços alternativos com atividades como: exposição, sarau, espetáculos, além de números teatrais e circenses. Um cortejo abre o evento com bastante música, cor e muita palhaçada, bem no centro de Caxias – a abertura usa a rua como palco para dialogar com o público em pleno calçadão. A concentração tem início às 16h, em frente à Biblioteca Leonel Brizola e o Cortejo sai às 17h, em direção à Praça do Relógio, onde faz sua primeira parada, na sequência segue até o monumento de Zumbi dos Palmares, cruza o calçadão de Duque de Caxias em direção à rua Manoel Telles e retorna para a Biblioteca.
Para além das atrações destinadas ao público em geral, a Mostra também oferece atividades voltadas especificamente para os artistas, a exemplo das oficinas na Residência Artística. ”A formação, destinada a profissionais da palhaçaria, se propõe a trabalhar práticas pedagógicas com foco na diversidade e interculturalidade para o desenvolvimento de facilitador
A Mostra 07 Dias de Sol sem Dó “Dose dupla, Povo e Festa” é uma realização da Companhia Artística Sol sem Dó, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.
Programação:
* 24/03 (SEX) Abertura | Cortejo -16h
* 25/03 (SÁB)
15 H – Ativação da Exposição de artes visuais Pão e Circo
Parceria FAIM
15h20 – Abertura do Show
15h30 – Apresentação de número circense
16 H – Apresentação do Espetáculo “CHARME”
com Martha Paiva – Cia do Solo
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PIPOCA E ALGODÃO DOCE
* 26 /03 (DOM)
15H – Ativação da Exposição de artes visuais Pão e Circo
Parceria FAIM
15h20 – Abertura
15h30 – Apresentação de número circense “A REVANCHE”
Com Inepta Cia.
16 H – Apresentação do Espetáculo “NO POCKET”
Com coletivo NOPOK
Participação coletivo Marimba Literária
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PIPOCA E ALGODÃO DOCE
* 27 a 30 MAR (SEG à QUI) | Residência Artística
A ¿Vamos Brincar? Uma jornada lúdica sobre diversidade e interculturalidade, uma formação destinada a profissionais da palhaçaria, que trabalhará práticas pedagógicas, com foco na diversidade e interculturalidade. Mediação: Aline Moreno, presidente dos Palhaços sem Fronteiras Brasil entre os dias 27 e 30 de março de 14h às 17h.
Oficinas presenciais na Biblioteca Leonel de Moura Brizola – Praça do Pacificador, Centro – Duque de Caxias/RJ
* 31 MAR (SEX)
19 H – ABERTURA
19H30 – Exibição do Curta Nós Palhaças
Direção Melise Fremiot e Getúlio Ribeiro,
20h – Cabaret
El Tourón – Vitória Régia ( Nathalia Cantarino)
Malabares – Ariane Campello
Esqueci! – Palhaça Ratinha (Cintia Nunes)
O Banquinho – Dadá ( Lulu Carvalho)
Pagu – Performance musical
15 H -Ativação da Exposição de artes visuais Pão e Circo
Parceria FAIM
15h20 – Abertura do Show
15h30 – Apresentação de número circense
“A ENGOLIDORA DE ESPADAS”, com Glaucy Fragoso
16 H – Apresentação do Espetáculo
“CIRCO DO SEU AMBRÓSIO” , com Ricardo Gadelha
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PIPOCA E ALGODÃO DOCE
* 2 de abril (DOM)
15 H -Ativação da Exposição de artes visuais Pão e Circo
Parceria FAIM
15h20 – Abertura do Show
15h30 – Apresentação de número circense
“MALABARISTAS CAMPELO”, com Thiago Campello
16 H – Apresentação do Espetáculo
“NOSSO GRANDE ESPETÀCULO” , com Adorável Cia
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PIPOCA E ALGODÃO DOCE
* 3 de abril (SEG)
Oficina de Sensibilização Artística “Arte pode revelar quem sou” é uma vivência artística direcionada à infância através de experimentações artísticas e dinâmicas sensoriais mediadas com elementos da natureza as crianças são apresentadas a diferentes formas de expressão e novas sensações. Mediação: Luciana Borges e Vera Sansil para alunos na Escola Municipal Paulo Roberto de Morais Loureiro.
* 4 de abril (TER)
Oficina “Palhaçaria e Cotidiano Escolar” é uma oficina teórico prática voltada para profissionais da educação. A escola é um espaço político e também pode e DEVE ser lugar do riso, do inusitado, da brincadeira e da criatividade. A oficina propõe uma apresentação breve sobre o universo da palhaçaria e as linhas de interseção entre a prática da palhaçada, da brincadeira e a docência. Mediação: Luciana Borges, palhaça, professora mediadora de leitura e Doutoranda vinculada ao Programa específico de Alta Formación en Investigación Narrativa y (Auto)biografica en Educación (UNR) e Letícia Lisboa, Produtora Cultural, Palhaça, Educadora de Artes e Mestranda vinculada ao Programa Educação Comunicação e Cultura em Periferias (UERJ/ FEBF)
* 6 de abril (QUI)
O tradicional TERRAÇÃO, Sarau de Fertilização de idéias e Ações encerra o evento em FESTA, com palco aberto para apresentações artísticas diversas. Música, teatro, dança, poesia, artes visuais.Todas as expressões encontram espaço no evento, que nesta edição será realizado no Bosque Gourmet, a partir das 19h .