Proibido é um espetáculo de Humberto Assumpção livremente inspirado na vida e obra de Federico Garcia Lorca. Morto por ser revolucionário, por defender o matriarcal, a cultura mulçumana na Espanha, o Flamenco, os ciganos. Um homem a frente do seu tempo, uma ameaça ao Ditador Franco. Um homem que ousou dizer que gays e heteros são iguais. Estreou no teatro Cândido Mendes, em Maio de 2021, fez uma segunda temporada no Teatro Vannucci em Outubro de 2021 e no mesmo ano participou do 2º FESTAR em Araruama – RJ onde saiu vitorioso com 06 prêmios incluin domelhor direção e melhor espetáculo. Isso se repetiu no 10º Fetuba en Ubá – MG, em 2023 participaram como convidados no Festival de Artes da FENIG, Nova Iguaçu – RJ e também como convidados no 6º Feteg.
O texto mescla a vida do dramaturgo/poeta com sua Trilogia da Terra Espanhola: Bodas de Sangue, Yerma e A Casa de Bernarda Alba. Tendo como base esses três textos, cria-se uma arena onde os atores discorrem sobre os temas explorados pelo Espanhol: o luto, a dor, a paixão, a terra. Sempre a terra Andaluz, paixão de Lorca. Usando arquétipos criados e narrados por ele para alcançarmos a alma do espectador com poesia, música, dança e o colorido de Lorca, as cores da terra Espanhola.
Um texto forte que flerta com a desconstrução, denso, sensual e trágico. A tragédia de Lorca se encontra em sua vida amorosa, em seus personagens e em sua vida pessoal. Uma forma de conhecer mais esse grande autor pouco encenado no Brasil, porém de uma importância e relevância histórica sem igual!
Sinopse
Um casamento que, logo após celebrado, acaba em duas trágicas mortes. Uma mulher que deseja um filho mais do que tudo e precisa lidar com a indiferença do marido. Uma casa de mulheres em luto, sem liberdade, sem autonomia, sem alegria. Três histórias tão comuns que poderiam estar estampadas nas primeiras páginas de qualquer jornal hoje, mas foram escritas no século passado pelo brilhante Federico Garcia Lorca.
Proibido entra no mundo quente, colorido, sombrio e perigoso de Lorca para falar sobre a vida do poeta e dramaturgo e sobre suas personagens tão reais e belas. Um homem viajado, um poeta político, um dramaturgo inquieto, um corpo que nunca foi encontrado. Esse é Federico Garcia Lorca. Emboscado, sequestrado, torturado, assassinado…PROIBIDO.
Ficha Técnica
- Encenação e Dramaturgia: Humberto Assumpção Cenografia, Movimentação Cênica. Pesquisa de Corpo e Figurino: Humberto Assumpção.
- Elenco: Andriu Freitas, Humberto Assumpção, Josy Lozada, Renato Braga, Vinícius Moizés e Rodrygo Herrmann.
- Maquiagem: Clara Sanpi e Wagner Batista
- Árvore: Cachalote
- Máscaras: Clara Sanpi
- Produção Executiva: Andrea Menezes
Serviço
- Sala Municipal Baden Powell
- Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana,
- Temporada 01 a 10 de setembro
- Sexta a domingo, às 19h
- Duração: 70 minutos
- Classificação etária: 16 anos
- Valor: R$ 40,00 Inteira e R$20,00 Meia
- Capacidade: 485 lugares
Vendas on-line
https://riocultura.eleventickets.com/#!/evento/4092626b45df83b7fb67825369014baf41cf717d
[…] Source link […]