Um projeto no Rio de Janeiro chama a atenção ao ensinar gratuitamente dança de salão adaptada para cadeirantes. O Carioca sobre Rodas acontece desde 2012, no bairro da Tijuca, e proporciona aos alunos a possibilidade de algo que parecia, até então, impossível: dançar. E para acompanha-los nas aulas, estão abertas as inscrições para alunos andantes. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (21)99712-2735. As aulas acontecem aos sábados de 11h às 13h na Escola Carioca de Dança que se localiza na Rua Barão de Mesquita, 438 – Tijuca.
Com o objetivo de ser inclusivo, os cadeirantes aprendem a dançar conjuntamente com os andantes. O salão das aulas possui capacidade para 10 alunos cadeirantes e 10 alunos andantes por turma, o que totaliza 20 beneficiários pelo projeto. As aulas são ministradas por duas professoras capacitadas na dança de salão adaptada para cadeirantes, e na dinâmica com crianças e adolescentes. O projeto também proporciona o acolhimento e acompanhamento social dos alunos através de uma assistente social.
Viviane Pereira Macedo, fundadora do projeto, afirma que a inspiração veio com o objetivo de ajudar outras pessoas a alcançarem seus sonhos: “Eu me tornei pentacampeã de dança esportiva em cadeira de rodas e me inspirei justamente nesta dificuldade que tive para possibilitar outras pessoas a chegar neste sonho”, afirma.
A fundadora também explica que não é necessária a utilização de equipamento especial para as aulas. “A cadeira de rodas é uma adaptação das pernas de uma pessoa, então ela precisa ser de acordo com cada tipo de corpo. Nós sempre recomendamos algum modelo leve e ágil para possibilitar a dança, mas essa prescrição é feita por um profissional de saúde capacitado”.
O projeto Carioca sobre Rodas é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital FOCA 2022.