Início » Eventos literários acontecem em diferentes bairros do Rio de Janeiro

Eventos literários acontecem em diferentes bairros do Rio de Janeiro

por Rafael Gomes

Em setembro, a autora Deborah Sargentelli participará de rodas de leitura e debates com jovens de diferentes regiões da cidade 

Setembro já conta com eventos literários em diversos bairros do Rio de Janeiro, da zona Norte a Sul da cidade. No dia 08, a autora do romance ‘Quando eu conheci você’, Deborah Sargentelli,  participou de uma roda de leitura na Biblioteca Parque de Manguinhos, em Benfica. No dia 15, às 11h, será a vez do CIEP 303 Ayrton Senna da Silva, em São Conrado. 

A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem como objetivo mobilizar as escolas das regiões, a fim de incentivar a leitura entre os jovens e debater, em seus diferentes aspectos, os principais temas abordados no livro como: relacionamento, redes sociais, gravidez indesejada, saúde mental, ansiedade, luto, entre outros assuntos. 

Já no dia 09, às 19h, a Livraria da Travessa, no Leblon, vai promover uma roda de leitura sobre o livro com a autora e no dia 17, a atriz e jornalista marcará presença no evento de abertura da Primavera, às 9h30, no Parque Lage, no Jardim Botânico, com uma palestra seguida de debate. Deborah conta que se sente muito feliz e realizada com o lançamento de seu primeiro romance e pela oportunidade de alcançar tantos jovens. “Estou muito feliz por levar a leitura a tantos jovens e debater assuntos fundamentais para a nossa geração, como ansiedade e os limites dos relacionamentos”, comenta Sargentelli.

Lançado em julho, pela editora Ibis Libris, o romance ‘Quando eu conheci você’ narra um relacionamento que começa nas redes sociais e logo é permeado por uma gravidez não planejada. A obra reflete, de forma poética, as dores e delícias do início da vida adulta. Com uma escrita envolvente, Deborah consegue tratar sobre os assuntos mais densos com uma leveza singular.

A jovem autora, de 28 anos, conta que começou a escrever a história durante a pandemia, quando estava tomada por um sentimento de angústia muito forte, principalmente por causa do isolamento social. “A história foi se desenhando no meu imaginário a partir das dúvidas que carrego sobre o futuro: filhos? Casamento? Morar junto? Trabalho? Dinheiro? Como dar conta de tudo? O livro é baseado em diferentes vivências de pessoas próximas que acabaram construindo os dois personagens que protagonizam a história”, explica Sargentelli.

O livro está à venda em todas as Livrarias da Travessa, no Rio de Janeiro e em Lisboa, na livraria Blooks, no Rio de Janeiro e nas livrarias Martins Fontes, em São Paulo. Além disso, é possível encontrá-lo, com entrega gratuita para todo o Brasil, através do site da editora Ibis Libris.

Sobre a autora: 

A atriz e jornalista, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deborah Jurberg Sargentelli, nasceu no Rio de Janeiro, em 1994. Fez do seu projeto de conclusão de curso um fotolivro de poesias, ‘Sede de vida’. Além disso, participa ativamente de projetos sociais, sendo uma das criadoras do projeto ‘Adote Uma Família’, que arrecadou e doou mais de um milhão de reais em cestas básicas no Rio de Janeiro, durante a pandemia de Covid-19.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via