Quando estreava no cenário da dança como um cia carioca formada por jovens bailarinos, produtores e seu criador, Vitor Cunha, que trazem vivências de várias partes do Rio, em 2018, a Canoa Cia de Dança logo chamou a atenção pela personalidade. Da vontade de fazerem arte com novas perspectivas e proposições, mesmo sem recursos, ingressaram há três anos no programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Após o bem sucedido trabalho de estreia,CARAVANA (fev/2020), o mundo foi tomado pelo inesperado, pelo incerto, e pelo luto. Só que para a Canoa, a relação do ser com o tempo e espaço em sua volta é alimento e a observação no isolamento inspirou a criação de SUÍTE SATIE, densa, complexa, vagarosa. E nos dias 08, 09 e 10 de abril, no Teatro Angel Vianna, às 19h, SUÍTE se juntará a outra criação original inédita NOTURNA, com 08 bailarinos em cena explorando movimentos em plena liberdade de explorar o corpo com intensidade.
“NOTURNA” foi criada a partir da música da banda sergipana Taco de Golfe – mistura de math rock e jazz. A obra explora a atmosfera da noite na cidade e traz para o palco seres notívagos que vivem a geometria da cidade em plena liberdade do tempo improdutivo, explorando a noite também como um estado de corpo. A cidade é pensada como ritmo e intensidade das trajetórias simultâneas dos corpos, sendo esse o principal mote da composição coreográfica, muito inspirada pelos desenhos da artista Emma McNally.
“SUÍTE SATIE” começou a ser criada em fins de 2020. Coreografada a partir da atmosfera evocada pelas músicas de Erik Satie e das pinturas de Edward Hopper, trata de corpos em introspecção, silêncio e pausa: estados inscritos nos corpos isolados em tempos delirantes de pandemia.
“Sinto que ambos os trabalhos estão relacionados, cada qual à sua maneira, ao que venho pensando sobre os diferentes regimes de relação entre corpos que acontecem na cidade. Uma das coreografias, com trilha de Satie, começou a ser criada durante o período de isolamento social. Já a outra, foi totalmente inspirada pelo pensamento de que é o encontro e a interação dos corpos o que faz a cidade”, apresenta Vitor Cunha, diretor e coreógrafo.
CANOA CIA DE DANÇA
A Canoa Companhia de Dança foi criada em 2018, por Vitor Cunha, e desde 2019 integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. É uma companhia independente que trabalha como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea, através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e do processo de criação coreográfica. “Caravana”, trabalho de estréia, esteve em temporada no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (2018). A segunda versão (estendida e com novo elenco) esteve em temporada no Teatro Angel Vianna, Centro Coreográfico (2020). A companhia foi premiada no Festival MoviRio (2019), com “Caravana”, e contemplada com o Prêmio Ondas da Cultura (2021) da FUNARJ, com os trabalhos “Suíte Satie” e “Beradeiro”. Em 2021, foi uma das companhias convidadas para a Mostra N.O.C – Novos Olhares Coreográficos, realizada no Teatro João Caetano. Atualmente, a companhia é composta por 15 artistas, entre eles bailarinos de distintas origens e formações, além de colaboradores das áreas de produção, design, cenografia, urbanismo, fotografia, iluminação e audiovisual – compondo um coletivo multidisciplinar.
Ficha Técnica:
Coreografia e direção geral: Vitor Cunha
Elenco: Laura Silveira, Maria Izabel Medaglia, Natália Freire, Ruan Lima, Thales Ferreira, Thayssa Souza, Vitor Cunha e Wesley Torquato
Assistentes Gerais: Laura Silveira e Thales Ferreira
Cenário e Figurino: Vitor Cunha
Assistente de Figurino: Amanda Rumbelsperger
Confecção de Figurino: Flávio Thomé
Iluminação: Vitor Cunha e Wesley Torquato
Operação de luz: Pedro Domingos
Montagem de luz: Cristiano Teodoro
Projeto Gráfico: Pedro Medina
Registro Audiovisual do Processo: Thales Ferreira
Fotos do cartaz: Renato Mangolin
Fotos de Ensaio: Giullia Marques
Registro Audiovisual: Victor Mantelli
Assessoria de imprensa: Adriano Meirelles
Apoio:
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio
Academia de Ballet Marilda Flores
Serviço:
𝐍𝐎𝐓𝐔𝐑𝐍𝐀 / 𝐒𝐔Í𝐓𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐈𝐄
8, 9 e 10 de abril, às 19h
Teatro Angel Vianna, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Av. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro/ RJ
Ingressos:https://www.sympla.com.br/evento/noturna-e-suite-satie-canoa-cia-de-danca/1523645
Inteira R$ 40 / Meia-entrada R$ 20
Duração 45min