Filarmônica de Minas Gerais destaca o Canto das Aves na segunda apresentação do ano da série “Concertos para a Juventude”, na Sala Minas Gerais

Filarmonica MG
Filarmonica MG - Foto: Rafael Motta

No dia 28 de abril, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta a série “Concertos para a Juventude” que, neste ano, ganha mais duas apresentações, totalizando oito concertos gratuitos. Com regência do maestro associado da Orquestra, José Soares, o tema deste ano aborda como os elementos da natureza são interpretados pela música de concerto, e a segunda apresentação destaca o Canto das aves. No repertório, obras de Villa-Lobos, como a Floresta do AmazonasOs Pássaros de Respighi e o O lago dos cisnes de Tchaikovsky. A série “Concertos para a Juventude” é dedicada às famílias e à formação de novos públicos. Ao desvendar o universo orquestral, aproxima público e música. O concerto é gratuito e terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas de Televisão e pela Rádio MEC FM (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ). Este concerto terá interpretação em Libras.

Os ingressos poderão ser retirados no dia 24 de abril, quarta-feira, a partir do meio-dia, pelo site da Filarmônica, www.filarmonica.art.br, limitados a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto, serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.

O tema

Na Temporada 2024, os Concertos para a Juventude vão refletir como os elementos da natureza são interpretados pela linguagem musical. Em obras de diferentes épocas e origens, ouviremos melodias que nos levarão a paisagens contrastantes, às terras e às águas, aos animais mais delicados e aos mais fortes, ao céu da manhã, da noite e dos astros que o habitam, às flores e às florestas.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH através do incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os Concertos para a Juventude contam com o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.

Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Dirigiu a Osesp, a New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya, no Japão. Em 2024, conduziu a Orquestra de Câmara de Curitiba e tem concertos agendados com as sinfônicas Jovem de São Paulo e do Rio Janeiro, Sinfônica do Paraná, junto ao Balé do Teatro Guaíra, e Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. 

Serviço:

Filarmônica de Minas Gerais                                                                           

Concertos para a Juventude – Canto das aves

28 de abril – 11h

Sala Minas Gerais

Gratuito e com transmissão ao vivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui