Nos dias atuais, é normal pesquisar o preço de um produto em diversos sites e plataformas. Além disso, a internet também é usada para buscar informações relevantes que serão decisivas no processo de tomada de decisão.
Esse comportamento foi acentuado principalmente durante a pandemia, onde as pessoas se viram obrigadas a permanecerem isoladas em suas residências, sem a possibilidade de sair pelas lojas da cidade procurando por um produto ou serviço que desejam adquirir.
Assim, dados publicados pelo Google apontam que a cada quatro pessoas, três utilizam a internet para pesquisar o preço e comprar produtos, seja um simples sofá ou uma viagem internacional, consolidando um formato que já havia se popularizado no resto do mundo. Confira um pouco mais sobre esse fenômeno a seguir.
Sobre a mudança no hábito de consumo da população
Que o hábito de consumo mudou, isso é fato. Assim sendo, um dos principais incentivos para que as pessoas passassem a comprar com maior frequência na internet foi sem dúvidas a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo entre 2020 e 2022.
Em razão dela, as pessoas estavam impossibilitadas de sair para comprar em lojas físicas. Dessa forma, aumentaram o consumo na internet e com o tempo, acabou se tornando um hábito para o brasileiro pesquisar informações dos produtos e finalizar a compra pela internet.
Aliás, esse fenômeno já ocorria no resto do mundo há alguns anos. Porém, só se consolidou no Brasil a partir dos efeitos da pandemia, que forçou os brasileiros a mudarem os seus hábitos.
O que explica o aumento repentino na busca por informações sobre os produtos?
Até pouco tempo atrás, era incomum que as pessoas tentassem se aprofundar nas informações sobre determinados produtos, ou seja, elas pouco procuravam saber sobre eles, o que fazia com que muitas vezes caíssem em golpes.
Todavia, o que se vê atualmente é uma pesquisa bastante abrangente e aprofundada. Em outras palavras, os consumidores estão pesquisando mais antes de adquirir um produto.
De acordo com a diretora de negócios para o varejo do Google, Gleidys Salvanha, esse tipo de comportamento está relacionado principalmente com a crise econômica que o país enfrenta.
Portanto, a indústria é pressionada a gerar mais resultados gastando pouco e os consumidores querem fazer cada real do seu dinheiro valer mais. Logo, para evitar perder dinheiro, buscam saber tudo sobre um produto antes de comprá-lo, seja um violão bom e barato ou mesmo um relógio de grife, vale tudo para conseguir aquele desconto.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Google Brasil, em média, um consumidor brasileiro costuma passar por seis diferentes lojas na internet antes de decidir o lugar onde comprar. Além disso, visitam até cinco diferentes páginas em busca de informações sobre o produto.
Principais ferramentas utilizadas nas pesquisas
Inicialmente, o primeiro contato do consumidor com o produto ocorre nas páginas oficiais das lojas e de plataformas de comércio eletrônico da internet. Todavia, a coisa muda quando efetivamente decidem que querem o produto.
Isso porque, após decidir pela compra, os consumidores passam por diversas outras ferramentas, como tutoriais e avaliações do YouTube, sites especializados em reviews, redes sociais e até mesmo a plataforma do Reclame Aqui.
Então, se, por exemplo, alguém estiver em busca de transportes para Morro de São Paulo saindo de Salvador, essa pessoa irá utilizar tudo que estiver ao seu dispor para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra.
Comparação de preços e condições: o Google como assistente de compras
O Google também é um verdadeiro assistente de compras. Ele permite que os consumidores comparem preços e condições de diferentes lojas e fornecedores em questão de segundos.
É como ter um exército de compradores experientes ao seu lado, garantindo que você faça a escolha mais inteligente e econômica. Isso acaba facilitando ainda mais a vida dos consumidores que desejam ter mais praticidade e melhores descontos nas suas compras online.
Devido a essa facilidade de encontrar produtos e comparar preços, o hábito de fazer compras na internet é algo que dificilmente irá mudar. Sendo assim, daqui para frente, a tendência é que a opção de compras pela internet cresça ainda mais.
O papel do Google nas decisões de compra
O ciclo de compra mudou radicalmente com a ascensão do Google. O processo agora começa com uma simples pesquisa e termina com a decisão de compra.
A plataforma se tornou um ponto de partida essencial, influenciando diretamente as escolhas dos consumidores. Quem não é visto no Google, está perdendo uma grande oportunidade de conquistar clientes.
Como esse hábito está impactando as lojas físicas?
Embora a concorrência com o comércio eletrônico seja extremamente acirrada, pesquisas indicam que os shoppings centers e as lojas físicas ainda possuem uma grande relevância entre os consumidores.
Pois, muita gente considera a atividade de fazer compras em shoppings e lojas como um lazer. Assim, mesmo com toda praticidade e facilidade oferecida pela internet, as pessoas não abrem mão de fazer uma visita às lojas e se sentir bem comprando uma roupa ou outro produto.
Conclusão
E assim, chegamos ao fim dessa jornada pelo mundo das compras digitais impulsionadas pela praticidade e comodidade oferecida pelo Google. Então, se você é um consumidor, aproveite ao máximo essa ferramenta poderosa para fazer escolhas inteligentes e economizar.
E se você é um empresário, não subestime o poder do Google para impulsionar suas vendas. Esteja presente, ofereça informações relevantes e ganhe a confiança dos consumidores. A revolução digital está acontecendo e a internet é uma grande aliada de quem sabe usá-la!