Nutrição
Papilas Gustativas: entenda como elas interferem no processo de emagrecimento
As papilas gustativas são pequenas saliências encontradas em diferentes regiões da língua, responsáveis pelo paladar, captando os estímulos dos sabores dos alimentos, e assim conseguem diferenciá-los. Durante o processo de mastigação, o alimento entra em contato com as papilas e estimulam uma importante área do cérebro responsável pela saciedade. Os alimentos mais calóricos como aquelas que combinam açúcar e/ou sal e gordura são os mais palatáveis e são prontamente aceitos sem restrições de idade, cultura e religião, e conferem uma sensação de prazer que aumenta o seu consumo. Estudos mostram que indivíduos obesos sentem um menor sabor dos alimentos e isso pode ser revertido com intervenção na perda de peso. Ou seja, para apreciar o sabor e ter uma recompensa cerebral de bem-estar, as pessoas com obesidade necessitam consumir mais alimentos. Isso acontece porque indivíduos com obesidade são extremamente inflamados, e essa inflamação reduz o número de papilas gustativas, gerando uma disfunção do paladar. Outro fator que comprometem a palatabilidade dos alimentos e o envelhecimento, pois ele reduz as papilas gustativas sobre a língua e há uma diminuição nas terminações nervosas gustativas e olfatórias, progressivamente coma a idade.
Genética pode ajudar a diagnosticar doença céliaca e intolerância á lactose
O que comemos influencia diretamente indiretamente o que a gente é. É o que explica a nutrigenômica, ramo da saúde que estuda a interação entre nutrição e a genética. Um dos grandes exemplos da utilidade do estudo da nutrigenômica é dos testes genéticos é o diagnóstico de casos de doença celíaca, que é uma intolerância grave ao glúten. Apesar do paciente ter chances de desenvolver a condição conforme exposto ao glúten presente em derivados do trigo como pães e massas, 70% do componente da doença celíaca é genético. Saber que você tem uma predisposição e isso te induzir a reduzir o consumo de glúten, com certeza pode evitar o desenvolvimento da doença celíaca. O mesmo é valido para a intolerância á lactose. Algumas pessoas produzem peal vida toda uma enzima que quebra o leite, outras pessoas acabam por perder essa produção dessa enzima, então o açúcar do leite acaba sendo degradado por bactérias, gerando uma série de sintomas, como mal-estar, dor abdominal e diarreia, citando os principais. Existem também uma série de outras condições que, se descobertas com um teste genético, podem melhorar a qualidade de vida do paciente.
Se engana quem pensa que é possível encontrar cálcio apenas no leite e seis derivados. Listamos aqui os 10 alimentos mais ricos em cálcio
O cálcio é mineral mais presente no corpo, ele faz parte dos ossos e dentes. Também participa dos processos de controle de pressão arterial e contração muscular. Pensando nisso, trouxemos os 10 alimentos mais ricos em cálcio:
1 – Tahine: a cada 100g temos 426mg de cálcio – equivale 4 colheres de sopa cheia;
2 – Sardinha: a cada 100g temos 500mg de cálcio – equivale a 1 lata de conserva;
3 – Brócolis: a cada 100g temos 400mg de cálcio – equivale a 5 colheres de sopa de brócolis picado;
4 – Aveia: a cada 100g temos 300mg de cálcio – equivale a 5 colheres de sopa;
5 – Grão-de-bico: a cada 100g temos 120mg de cálcio – equivale a 6 colheres de sopa cheia;
6- Semente de gergelim: a cada 100g temos 400mg de cálcio – equivale a 4 colheres de sopa;
7 – Linhaça: a cada 100g temos 200mg de cálcio – equivale a 5 colheres de sopa;
8 – Espinafre: a cada 100g temos 160mg de cálcio – equivale a 4 colheres de sopa;
9 – Amêndoas: a cada 100g temos 137mg de cálcio – equivale a 2 punhos cheios;
10 – Ricota: a cada 100g temos 207mg de cálcio – equivale a fatias grades.
Se você não consome leite e derivados, agora você já sabe onde mais encontrar o cálcio, nutriente tão importante para a nossa saúde.
Entretenimento
Três polêmicas de Senna que ficaram de fora da minisérie da Neflix
Trama reproduz bem as corridas históricas e momentos marcantes do piloto, mas algumas controvérsias não foram encaixadas na narrativa. Lançada na ultima sexta dia 29 de novembro, Senna encabeça o ranking de series mais vistas da paltaforma do Brasil. Protagonizado pelo Gabriel Leone, a minissérie de 6 episódios é a maor pidução já feita pela Netflix do Brasil. Algumas controvércias relacionadas ao automobilista, especialmete fora das das pistas, ficaram de fora da trama, como:
O namoro secreto com Adriane Yamin, isso porque, os 2 começaran a se relacionar wm 1984, quando senna tinha 24 anos e Adriane apenas 15. A relação tinha reras rigidas: não envolveu relações sexuiais até a maioridade dela, á pedido da familia.
As Provocações de Nelson Piquet: Nelson Piquet até aparece na produção mas passa longe de ter a sua participação que teve na vida de Senna. Isso porque, Piquet, foi responsavel por rspalhar boatos sobre a sexualidade de Senna enquanto eles corriam. Reservado, Senna não costumava ostentar encontros para a mídia, e raramente era fragado em noitadas. Piquet, Prost , adversários e rivais na pista, e alguns poucos jornalistas brasilheiros que não simpatizavam com ela, rea, reagissem com hostilidade, criando “brincadeiras” sobre uma possível homosexualidade. O principal alvo das provocações foi Júnior, amigo de Senna que vialou com ele durante um tempo, atuando como umaespécie de faz tudo em sua equipe.
Agressões nos bastidores com o companheiro de equipe da Lotus
Em 1985 quando estava no primeiro ano da Lotus, Senna fechou o companheiro de equipe, Elio de Angelis e, nos boxes, acabou em uma discussão em que levou um soco do italiano.
Dica de filme: cinema – Le Comte de Monte-Cristo (2024)
O Conde de Monte Cristo é uma nova versão do clássico romance o Conde de Monte Cristo do autor atemporal Alexandre Dumas. Essa nova produção, dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e indicada ao Festival de Cannes 2024, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro que sofre uma trágica injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração contra ele organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir do sinistro Château d’If após ele dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro que o torna enriquecido, mas desiludido. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida. Em exibição nos principais cinemas do país. Classificação indicativa: 14 anos.
Dica de filme: cinema em casa – Jurado nº2 (2024)
O último filme escrito e dirigido pelo lendário ator, diretor e roteirista Clint Eastwood. Dono de uma das mais celebradas e históricas carreiras do cinema, esse deve ser o longa-metragem final do cineasta antes de sua aposentadoria. Juror #2, no original, é um thriller jurídico que acompanha o drama de Justin Kemp, interpretado por Nicholas Hoult, que está servindo em “jury duty”, o serviço obrigatório dos Estados Unidos que escala os membros do júri de casos criminais. Ele é um homem de família que está passando por severas dificuldades financeiras em casa e acaba sendo confrontado com um grande dilema ético e moral. Ele é posto para fazer parte do júri de um caso de alto escalão de homicídio e, enquanto acompanha o julgamento, e ele sente todo o peso de contribuir com o destino do réu como inocente ou culpado. Onde assistir: streaming – Prime Vídeo ou aluguel pela Claro tv +. Classificação: 14 anos.