Pescadores de Magé recebem auxílio-alimentação e recolhem 4,5 toneladas de lixo

por Rafael Gomes

O auxílio alimentação é pago aos pescadores todo mês, pela FEPERJ

Já que a maré não está para peixe, os pescadores da colônia Z-9, em Magé, que fazem parte do programa ‘Águas da Guanabara’, realizaram mais um mutirão de limpeza e recolheram 4,5 toneladas de lixo nesta sexta-feira (28).

O projeto visa, qualificar e quantificar os resíduos sólidos e os impactos que eles possuem sobre a fauna e a flora da Baía de Guanabara, através de novos olhares sobre esses problemas. 

Com a participação direta dos pescadores, o projeto busca contribuir para novas ações de gestão, cidadania, e de respeito ao meio ambiente, proporcionando melhores condições de trabalho aos pescadores. 

A Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ), além de remunerar os pescadores, também oferece mensalmente o auxílio-alimentação. E hoje foi dia de receber.

Cada profissional que recebia o envelope com o cartão, saía com o sorriso estampado no rosto. Por um único motivo. Quem explica é a pescadora Roseli Rodrigues Barroso, que está no ramo há 40 anos.

“Esse benefício é muito importante, porque a pescaria não está boa. E esse projeto está sendo tudo pra gente e com esse cartão, melhor ainda”, disse a pescadora. 

José Nilton da Costa Medeiros, iniciou a vida de pescador ainda criança, acompanhando o pai, explica que, além do lixo, principalmente no inverno, a pescaria fica muito difícil.

“Todos nós, a dificuldade desse período, e receber esse cartão é uma benção. Agradecemos muito a colônia Z-9 e a federação que vem nos ajudando com o projeto águas da Guanabara”. 

Para a presidente da colônia Z-9, em Magé, Elaine Cristina Barroso Ferreira, não há nada mais gratificante que ver o sorriso no rosto de cada pescador.

“Como apelidado pelos pescadores, todos estamos “TRABALHANDO COM AMOR”. É gratificante demais unir meio ambiente limpo e renda extra, a felicidade estampada no rosto de cada um dos 116 pescadores que atuam nas águas da Guanabara, faz com que a gente se renove a cada dia “, disse Elaine.

A FEPERJ, é uma entidade federativa de âmbito estadual, que congrega as 26 Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via