No dia 24 de outubro(sábado), o Glorioso Cultural, no Catete, recebe a estreia do Samba Trombonado, projeto idealizado pelo trombonista, professor e produtor musical Fernando Jovem. A proposta se destaca no circuito carioca ao colocar o timbre encorpado e virtuosístico do trombone de vara no protagonismo da roda, conduzindo uma celebração vibrante do repertório nacional.
O programa musical propõe um diálogo entre clássicos instrumentais e arranjos cantados, percorrendo a evolução do gênero desde a genialidade fundacional de Noel Rosa e Cartola até a sofisticação e a verve popular de Moacyr Luz e Zeca Pagodinho. O roteiro abrange as múltiplas vertentes da matriz do samba — do samba de terreiro ao samba-canção, passando pelo balanço da gafieira e pela cadência do partido-alto.
Para a noite de estreia, o projeto recebe como convidado especial o cantor e compositor Hugo Ojuara, somando sua interpretação ao trabalho de um regional formado por músicos de expressiva atuação na cena carioca: Humberto Shumacher (violão de 7 cordas e voz), Pedro Holanda (cavaquinho e voz), além do regional de percussão e vozes integrado por Agrião, Luiz Augusto, Rodrigo Phrango e Kleber Santos.
“A ideia do Samba Trombonado é unir o balanço do regional de percussão e das cordas ao peso e ao brilho do trombone de vara, mantendo a energia lá em cima do início ao fim. É uma roda feita para ouvir, cantar junto e dançar”, afirma Fernando Jovem.
Ficha Técnica
- Liderança musical e trombone: Fernando Jovem
- Participação especial: Hugo Ojuara
- Violão de 7 cordas e voz: Humberto Shumacher
- Cavaquinho e voz: Pedro Holanda
- Percussão e voz: Agrião, Luiz Augusto, Rodrigo Phrango e Kleber Santos
- Produção executiva: Paulo Cesar Figueiredo / Orum Produções Artísticas
- Coordenação artística: Elfi Kürten Fenske
- Assessoria de imprensa: Clovis Corrêa
Serviço
- Evento: Samba Trombonado — com Fernando Jovem e convidados
- Participação especial: Hugo Ojuara
- Data: 24 de outubro de 2026 (sábado)
- Horário: Abertura da casa às 19h | Início da roda às 20h
- Local: Glorioso Cultural
- Endereço: Rua do Catete, 97 – Catete, Rio de Janeiro / RJ
- Ingressos: entre R$ 20 e R$ 40
Ingressos: Vendas antecipadas via plataforma Sympla
Informações: Instagram @gloriosocultural
