Até o dia 18 de dezembro, o fotógrafo e videoartista Arthur Omar realiza a exposição Retorno à Imagem: Afeganistão, exposição de Arthur Omar, no Sesc Copacabana, Rio de Janeiro. Com imagens que sobrepõem rostos a paisagens, ruínas e objetos, Omar apresenta obras que combinam imagens que provocam reflexões sobre a situação atual do país asiático.
Em 2002, o artista viajou para o país a convite da Bienal de São Paulo, cujo tema era As Cidades. Lá fotografou cenas cotidianas, homens, mulheres, crianças e cidades. Depois de serem apresentados na Bienal, os registros deram origem ao livro Viagem ao Afeganistão (Cosac Naify, 2010), com prefácio do filósofo italiano Antonio Negri.
“O processo de produção da exposição no Sesc surgiu durante os ajustes de impressão do livro. A cada calibração de cor, com a entrada repetida de diferentes imagens sobre o mesmo papel, produziram-se composições imprevisíveis. Resolvi então recolher as folhas descartadas da impressão e, a partir desse material, produzir esta série”, conta o fotógrafo.
Para a pesquisadora da UFRJ, Ivana Bentes, curadora da exposição, as obras provocam diferentes discussões. “A exposição como um todo é o percurso de uma viagem que se transformou também numa reflexão teórica, política e poética sobre a fotografia, o olho, a câmera e a violência da guerra”, explica. A exposição foi uma das selecionadas no Edital Sesc RJ Pulsar.
SERVIÇO:
Retorno à Imagem: Afeganistão, exposição de Arthur Omar
Data: 23 de setembro a 18 de dezembro
Local: Galeria Sesc Copacabana
Horário: Terça a domingo, 10h às 19h
Endereço: R. Domingos Ferreira, 160 — Copacabana – RJ
Entrada Gratuita — Classificação: Livre
Para mais informações, acesse o site do Sesc Rio