Sesc Retiro dos Artistas recebe programação inaugural neste sábado

Um dos maiores violonistas do país, Turíbio Santos apresenta espetáculo "Mar de cordas" ao lado do cavaquinista Pedro Cantalice, inaugurando a parceria entre as instituições

Iroko - Contação de histórias
Iroko - Contação de histórias

O Sesc Retiro dos Artistas receberá neste sábado (24/8), entre 12h e 17h, a primeira programação de atividades culturais e de lazer no âmbito da parceria assinada dia 13 de agosto entre as duas instituições. O acordo estabelece que o centro cultural do lar passará a ter uma agenda de atividades regular oferecida pelo Sesc, tanto para os residentes como para a comunidade do entorno. 

Um dos destaques da programação é o compositor e violonista Turíbio Santos, que apresenta o espetáculo “Mar de cordas’, ao lado do cavaquinista Pedro Cantalice, às 17h. O show encerra a programação do dia, que se inicia às 12h e conta com apresentações artísticas, jogos, oficinas e recreação 

O objetivo da cooperação entre Sesc RJ e Retiro dos Artistas é proporcionar aos moradores do local e das redondezas o prazer do encontro e das atividades artísticas e culturais, além de contribuir para o bem-estar físico e mental. Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

PROGRAMAÇÃO
 
Artesanato em família: Inspirados pelo sucesso do filme “Divertida Mente”, será realizada uma oficina de criação de bonecos de feltro com o objetivo de estimular as crianças a identificarem e expressarem suas emoções. Através do artesanato, a intenção é demonstrar como a criação manual pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da saúde mental infantil de forma saudável e lúdica. A atividade permitirá que as crianças explorem suas emoções de maneira criativa, promovendo o autoconhecimento e a inteligência emocional desde cedo.
 

Poder das Palavras: Oficina de bordado em chaveiros que aborda uma forma de trabalhar sonhos e perspectivas

Jogos cooperativos de socialização e interação: Jogos cooperativos e diversos, voltados a crianças, adolescentes e seus núcleos familiares, que estimulem memória, cooperação e interação entre os participantes. Buscam a interação de diversas gerações visando aprimorar habilidades e estimular a cooperação e respeito mútuo.

Iroko: contação de histórias com Anderson Barreto: Segundo o povo iorubá, no começo do mundo, a primeira árvore a ser plantada foi Iroko. Guardiã dos segredos que regem o tempo, representa ancestralidade, memória e futuridade.

Turíbio – Mar de Cordas: O projeto é uma apresentação inédita do violonista Turíbio Santos que, com o multi-instrumentista Pedro Cantalice, apresenta um repertório que mistura clássico e popular e conta as histórias de sua trajetória e encontros.

Fanfarra Funkstein: A Fanfarra Funkstein apresenta ao público um repertório de músicas dançantes, nacionais e internacionais, desde os hits dos anos 70 aos atuais, além de trilhas sonoras de filmes, animes, séries e desenhos animados de todas as idades.

Exposição Caixa Entomológica e a Ciência dos Insetos: A partir da entomologia, a exposição apresenta ao público a colaboração da ciência ao meio ambiente e de que forma a diversidade de insetos pode indicar a saúde de um ecossistema.

Oficina Criando Borboletas de Papel Conhecendo a Ciência: A oficina proporciona ao público a vivência ao aprendizado/conhecimento sobre as ciências naturais a partir da atividade lúdica com a criação de borboletas de papel, compreendendo suas principais espécies e características.

Oficina de ecobags em língua estrangeira: A oficina proporciona ao público um contato com a língua estrangeira por meio da confecção de bolsas sustentáveis com frases em inglês e espanhol. Além disso, busca conscientizar o público para as práticas sustentáveis e a aproximação com as línguas estrangeiras.

Atividades de recreação: Cama elástica, tobogã inflável, piscina de bolinhas, arco e flecha, equipamento de realidade virtual e air game. 

SERVIÇO:

Vem viver o Sesc – Retiro dos Artistas

Local: Sesc Retiro dos Artistas (Rua Retiro dos Artistas, 571 – Pechincha, Jacarepaguá) 

Data: Sábado (24/8), de 12h até 17h

Entrada: Livre e gratuita