Dô de Carvalho - Foto Piu Dip

Shows dos músicos Nicolas Krassik e Dô de Carvalho são os destaques do projeto Instrumental Sesc Brasil na tela do SescTV em dezembro

Dirigidas por Max Alvim, produções enaltecem o talento e a sonoridade desses dois artistas que têm em comum a paixão pela diversidade dos ritmos regionais brasileiros

por Redação

Em continuidade à programação de shows exclusivos do projeto Instrumental Sesc Brasil, o SescTV exibe em dezembro, no canal no Youtube do projeto (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil), duas produções dirigidas por Max Alvim. A primeita delas tem como protagonista o violinista francês radicado no Brasil, Nicolas Krassik, que interpreta obras regionais nordestinas com um toque de música clássica. Outra atração do mês brinda o público com “Suíte Pandêmica”, trabalho autoral de Dô de Carvalho que é uma espécie de diário reflexivo do saxofonista e flautista jundiaiense durante a pandemia.

O projeto Instrumental Sesc Brasil é uma iniciativa pioneira do Sesc criada há mais de 40 anos que divulga e prestigia a música instrumental em suas diversas vertentes por meio do apresentações de artistas brasileiros e estrangeiros.

Em 4/12, às 21h30, a sonoridade e o romantismo da música brasileira ganham acordes especiais pelas mãos do violinista francês Nicolas Krassik. A paixão desse artista pela música regional nordestina foi tamanha que o músico se mudou para o Brasil para pesquisar e estar mais próximo do ritmo que sempre o encantou, deixando um pouco para trás sua formação em música clássica e jazz. Fã confesso do choro e por Dominguinhos, Krassik o considera um dos melhores músicos do mundo. No programa, depoimentos do próprio Domiguinhos e do flautista Carlos Malta ressaltam as diferenças entre os ritmos regionalistas e a importância de Gonzaga para a instituição do forró como hoje é conhecido.

No show, Nicolas Krassik e os Cordestinos – quarteto formado pelo próprio Nicolas no violino, Guto Wirtti no contrabaixo, Marcos Moletta na rabeca e Carlos César na percussão – interpretam, em pouco mais de 50 minutos, nove composições: “Relembrando meu Pai” (Dominguinhos), “Festa de Novena (Camarão), “Cordestinos” (Nicolas Krassik), “Opinião” (Zé Keti), “Osvaldinho no Forró” (Dominguinhos e Guadalupe), “Te Cuida Jacaré” (Dominguinhos), “Assum Preto” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Xanana” (Sivuca e Gloria Gadelha) e “Caminho do Sol” (Hermeto Pascoal).

Uma semana depois, em 11/12, também às 21h30, o saxofonista e flautista jundiaiense Dô de Carvalho apresenta “Suíte Pandêmica”. Trabalho autoral do artista, é uma espécie de diário reflexivo sobre o período de pandemia em que sentimentos como insegurança, angústia, empatia, paz e esperança dão nome às músicas desse espetáculo que brinda o público com arranjos que mesclam a diversidade dos ritmos regionais, a liberdade criativa da improvisação jazzística e a sonoridade da música de câmara. No show, Carvalho é acompanhado por Pablo Marques (trompete e flugelhorn), Fabio Oliva (trombone), Natalia Mitre (vibrafone), Vanessa Ferreira (contrabaixo acústico) e João Casimiro (bateria).

Serviço

  • Instrumental Sesc Brasil
  • Direção geral: Max Alvim
  • Classificação: livre
  • Horários: domingos, 21h30, com reapresentações às segundas, 17h; terças, 10h; quartas, 11h30; quintas, 13h30; e sábados, 14h30.

Sob demanda no Canal no YouTube do Sesc SP: www.youtube.com/instrumentalsescbrasil

Nicolas Krassik

  • Quando: 4/12
  • Duração: 51’36
  • Classificação: livre

Dô de Carvalho

  • Quando: 11/12
  • Duração: 52’23”
  • Classificação: livre

Para sintonizar o SescTV:

  • Consulte sua operadora              
  • Assista também online em sesctv.org.br/noar
  • Siga o SescTV no twitter: @sesctv
  • E no facebook: facebook.com/sesctv
  • No instagram: @sesctv

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via