Início » Shows dos músicos Nicolas Krassik e Dô de Carvalho são os destaques do projeto Instrumental Sesc Brasil na tela do SescTV em dezembro

Shows dos músicos Nicolas Krassik e Dô de Carvalho são os destaques do projeto Instrumental Sesc Brasil na tela do SescTV em dezembro

Dirigidas por Max Alvim, produções enaltecem o talento e a sonoridade desses dois artistas que têm em comum a paixão pela diversidade dos ritmos regionais brasileiros

por Redação
Dô de Carvalho - Foto Piu Dip

Em continuidade à programação de shows exclusivos do projeto Instrumental Sesc Brasil, o SescTV exibe em dezembro, no canal no Youtube do projeto (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil), duas produções dirigidas por Max Alvim. A primeita delas tem como protagonista o violinista francês radicado no Brasil, Nicolas Krassik, que interpreta obras regionais nordestinas com um toque de música clássica. Outra atração do mês brinda o público com “Suíte Pandêmica”, trabalho autoral de Dô de Carvalho que é uma espécie de diário reflexivo do saxofonista e flautista jundiaiense durante a pandemia.

O projeto Instrumental Sesc Brasil é uma iniciativa pioneira do Sesc criada há mais de 40 anos que divulga e prestigia a música instrumental em suas diversas vertentes por meio do apresentações de artistas brasileiros e estrangeiros.

Em 4/12, às 21h30, a sonoridade e o romantismo da música brasileira ganham acordes especiais pelas mãos do violinista francês Nicolas Krassik. A paixão desse artista pela música regional nordestina foi tamanha que o músico se mudou para o Brasil para pesquisar e estar mais próximo do ritmo que sempre o encantou, deixando um pouco para trás sua formação em música clássica e jazz. Fã confesso do choro e por Dominguinhos, Krassik o considera um dos melhores músicos do mundo. No programa, depoimentos do próprio Domiguinhos e do flautista Carlos Malta ressaltam as diferenças entre os ritmos regionalistas e a importância de Gonzaga para a instituição do forró como hoje é conhecido.

No show, Nicolas Krassik e os Cordestinos – quarteto formado pelo próprio Nicolas no violino, Guto Wirtti no contrabaixo, Marcos Moletta na rabeca e Carlos César na percussão – interpretam, em pouco mais de 50 minutos, nove composições: “Relembrando meu Pai” (Dominguinhos), “Festa de Novena (Camarão), “Cordestinos” (Nicolas Krassik), “Opinião” (Zé Keti), “Osvaldinho no Forró” (Dominguinhos e Guadalupe), “Te Cuida Jacaré” (Dominguinhos), “Assum Preto” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Xanana” (Sivuca e Gloria Gadelha) e “Caminho do Sol” (Hermeto Pascoal).

Uma semana depois, em 11/12, também às 21h30, o saxofonista e flautista jundiaiense Dô de Carvalho apresenta “Suíte Pandêmica”. Trabalho autoral do artista, é uma espécie de diário reflexivo sobre o período de pandemia em que sentimentos como insegurança, angústia, empatia, paz e esperança dão nome às músicas desse espetáculo que brinda o público com arranjos que mesclam a diversidade dos ritmos regionais, a liberdade criativa da improvisação jazzística e a sonoridade da música de câmara. No show, Carvalho é acompanhado por Pablo Marques (trompete e flugelhorn), Fabio Oliva (trombone), Natalia Mitre (vibrafone), Vanessa Ferreira (contrabaixo acústico) e João Casimiro (bateria).

Serviço

  • Instrumental Sesc Brasil
  • Direção geral: Max Alvim
  • Classificação: livre
  • Horários: domingos, 21h30, com reapresentações às segundas, 17h; terças, 10h; quartas, 11h30; quintas, 13h30; e sábados, 14h30.

Sob demanda no Canal no YouTube do Sesc SP: www.youtube.com/instrumentalsescbrasil

Nicolas Krassik

  • Quando: 4/12
  • Duração: 51’36
  • Classificação: livre

Dô de Carvalho

  • Quando: 11/12
  • Duração: 52’23”
  • Classificação: livre

Para sintonizar o SescTV:

  • Consulte sua operadora              
  • Assista também online em sesctv.org.br/noar
  • Siga o SescTV no twitter: @sesctv
  • E no facebook: facebook.com/sesctv
  • No instagram: @sesctv

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via