Os espetáculos ‘Nossa História com Chico Buarque’ e ‘Elis – A Musical’ irão celebrar os oito anos do Teatro Riachuelo Rio, sob a gestão da Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, a casa ocupa o espaço que um dia pertenceu ao Cine Palácio, inaugurado em 1920. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, mas a cultura permanece como marca registrada do local. Ao longo de sua história, a casa já recebeu 1,1 milhão de espectadores para assistir a mais de 1.500 apresentações. Para dar conta dessa demanda, foram gerados 15 mil empregos.
O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é imponente e se destaca na Rua do Passeio, número 40, reunindo passado, presente e futuro em um só lugar. O ícone da belle époque brasileira ficou com as portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, sempre com uma programação plural e acessível. Desde então, foram realizadas diversas peças, musicais, concertos e shows.
Com uma área de aproximadamente 3.500 m², o teatro oferece uma estrutura completa para seus frequentadores, incluindo foyer, salas de ensaio, escritórios, camarins, área externa e uma grande sala com plateia para 999 pessoas. Mais do que um espaço físico, o teatro representa um compromisso com a promoção da cultura e da arte em suas diversas formas. O espaço conta ainda como o Bettina, Café & Arte, que além de abrir como bomboniere para atender ao público do teatro, funciona também para café da manhã e almoço.
“Estamos muito satisfeitos em fazer parte dessa história tão importante para a cultura nacional. O Teatro Riachuelo Rio simboliza o encontro entre o passado e o futuro. Eu adoro trabalhar e estar com as pessoas, nada mais justo do que fazer isso através da arte”, comenta Andre Farber, CEO da Riachuelo.
Celebrações a todo vapor
As comemorações começam dia 29 de agosto e vão até 6 de outubro. O público vai poder assistir ao musical ‘Nossa História com Chico Buarque’, espetáculo inédito que celebra os 80 anos do cantor e compositor Chico Buarque. Outro ícone da música popular brasileira que também vai receber uma homenagem neste período é Elis Regina, a Pimentinha. ‘Elis – A Musical’ volta ao palco do Teatro Riachuelo Rio e promete emocionar centenas de pessoas com a história sobre a vida e obra da cantora, de voz marcante e gênio forte.
Além disso, será apresentado o ‘Musicais in Concert’, que traz aos palcos os maiores sucessos dos grandes musicais, em um espetáculo único com a Orquestra Petrobras Sinfônica.
As comemorações seguem em novembro, mês da consciência negra, com o premiado ‘MACACOS’, que levou milhares de pessoas ao teatro. O espetáculo trata da estruturação do racismo e do apagamento das memórias e ancestralidades negras. Por fim, o Coletivo Okutá apresenta ‘O Avesso da Pele’, no dia 20 de novembro, encerrando as celebrações deste ano.
“Celebrar os 8 anos de um lugar com tanta história, que incansavelmente mantemos vivo, é, para nós, para a cultura, para o Rio e o país, um motivo de muita alegria e um sinal de que tudo que fizemos não foi em vão”, afirma Aniela Jordan, Diretora do Instituto Evoé, gestor do teatro.
Serviço
Teatro Riachuelo RJ – Rua do Passeio , 40, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Bettina, Café & Arte – Teatro Riachuelo Rio
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 15h30 e junto com a operação do Teatro Riachuelo, abrindo sempre uma hora antes do início dos espetáculos – Instagram: @bettina_cafe
Programação de Aniversário de 8 anos do Teatro Riachuelo:
- Nossa História com Chico Buarque – 29 de agosto a 06 de outubro
- Lançamento do livro “Para Seguir Minha Jornada – 80 anos de Chico Buarque”, no dia 31/08, das 16h às 19h30
- Elis, A Musical – 11 de outubro a 03 de novembro Musicais In Concert – 15 de novembro
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
- Yuri Marçal – Me perdi do eu que tava falando – dia 07 de novembro
- A Luta – Com Amaury Lorenzo – dia 10 de novembro
- Macacos – Com Clayton Nascimento – dias 16 e 17 de novembro
- O Avesso da Pele – Coletivo Ocutá – dia 20 de novembro