A Orquestra Petrobras Sinfônica coloca o pé na estrada e inicia a temporada 2023 em São Paulo com o concerto Black Album Sinfônico, na Vibra São Paulo, em 2 de fevereiro (quinta-feira, às 21h). Sob a regência do maestro Felipe Prazeres e arranjos de Ricardo Cândido, o repertório conta com versões sinfônicas das músicas do disco de maior sucesso da banda norte-americana Metallica, com violinos e violoncelo elétricos no lugar dos solos de guitarra de James Hetfield e Kirk Hammett. Além de São Paulo, a turnê 2023 passará, até julho, pelo Espírito Santo, Paraná, Brasília, Goiás e Pernambuco.
Quinto álbum de estúdio do Metallica, lançado em 1991, “Black Album” vendeu mais de 40 milhões de cópias ao redor do mundo e imortalizou faixas como “The Unforgiven”, “Enter Sandman”, “Nothing Else Matters” e “The God That Failed”. “Estamos muito felizes em iniciar a temporada 2023 em São Paulo para interpretar o emblemático ‘Black Album’, que será executado, com muito vigor e energia, na mesma ordem do disco”, adianta o maestro Felipe Prazeres. “O público será surpreendido com o vibrante showcerto, com todos os elementos do rock e também da música clássica. A união de diferentes gêneros é o que faz da Orquestra Petrobras Sinfônica um conjunto tão plural”, revela o maestro, que também rege o público, que faz coro cantando todas as músicas.
Uma das pioneiras em criar projetos que unem a música clássica ao pop e ao rock, a Orquestra Petrobras Sinfônica já apresentou concertos como “Ventura” (Los Hermanos), “Thriller” (Michael Jackson), “Dark Side of the Moon” (Pink Floyd), “Bohemian Rhapsody” (Queen), entre outros. Especialmente para o “Black Album Sinfônico”, a Orquestra encomendou os arranjos ao baixista Ricardo Cândido, que se debruçou sobre a obra do Metallica. Um dos grandes desafios foi adaptar a sonoridade da bateria, baixo, voz e dos solos de guitarras para os instrumentos orquestrais.
“Foi uma experiência única e intensa. Para isso, contamos também com bateria e instrumentos elétricos como violino, baixo e violoncelo, além dos pedais de efeito”, conta, entusiasmado, o baixista Ricardo Cândido. “Os fãs vão se emocionar em vários momentos, mas deixo um spoiler: assim como o Metallica apresenta nos shows, a música de abertura é “Ecstasy of Gold”, do compositor italiano Ennio Morricone, que se sobrepõe a ‘Enter Sandman’”, adianta.
A Orquestra Petrobras Sinfônica tem em seu DNA a fusão de estilos que a consolidou como um dos conjuntos sinfônicos que mais fortemente estabelecem conexões que diluem barreiras até então estabelecidas entre a música de concerto e a música popular. “A original proposição de releitura de álbuns antológicos de bandas nacionais e internacionais veio pra ficar. A cada ano desenvolvemos projetos que criam nova ambientação sonora aos clássicos registros fonográficos de grandes artistas do universo pop”, conclui o clarinetista Cristiano Alves, um dos diretores artísticos da Orquestra.
Programa:
Orquestra Petrobras Sinfônica
Felipe Prazeres, regente
Ricardo Cândido, arranjos
ENNIO MORRICONE
The Ecstasy of Gold
KIRK HAMMETT
LARS ULRICH
JAMES HETFIELD
Enter Sandman
LARS ULRICH
JAMES HETFIELD
Sad but True
JAMES HETFIELD
LARS ULRICH
Holier than Thou
KIRK HAMMETT
LARS ULRICH
JAMES HETFIELD
The Unforgiven
LARS ULRICH
KIRK HAMMETT
Wherever I May Roam
LARS ULRICH
KIRK HAMMETT
Don’t Tread on me
KIRK HAMMETT
JAMES HETFIELD
LARS ULRICH
Through the Never
JAMES HETFIELD
LARS ULRICH
Nothing Else Matters
KIRK HAMMETT
LARS ULRICH
JAMES HETFIELD
Of Wolf and Man
LARS ULRICH
JAMES HETFIELD
The God that Failed
JASON NEWSTED
JAMES HETFIELD
LARS ULRICH
My Friend of Misery
JAMES HETFIELD
LARS ULRICH
The Struggle Within
Serviço:
Orquestra Petrobras Sinfônica – Turnê 2023 – São Paulo
Metallica – Black Album Sinfônico
Dia: 2 de fevereiro (quinta-feira), às 21h
Local: Vibra São Paulo – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida
Valor: a partir de R$ 50
Bilheteria online:
https://uhuu.com/evento/sp/
Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 70 min. Capacidade: 3632 lugares.