Ações educativas realizadas em paralelo à exposição Quase Circo dialogam com as obras de Carmela Gross no Sesc Pompeia

Reunindo oficinas e performances, as atividades gratuitas elaboradas por especialistas são uma ótima dica de programação para as férias escolares de julho e contemplam tanto o público infanto-juvenil quanto os adultos. Confira quatro destaques deste mês

Obra Roda Gigante de Carmela Gross
Obra Roda Gigante de Carmela Gross - Foto de Alexandre Leopoldino

Aberta em 27/3 e em cartaz até 25 de agosto de 2024, a exposição Quase Circo – Carmela Gross também oferece ao público do Sesc Pompeia uma série de atividades educativas. Com curadoria de Pablo Miyada, a mostra promove uma imersão na trajetória da artista visual paulistana por meio de 13 obras de grande escala que convergem com a arquitetura de Lina Bo Bardi e evidenciam a diversidade da produção de Carmela, destacando as interseções entre arte contemporânea, arquitetura e história urbana sempre presentes nas reflexões por ela suscitadas.

Elaboradas por especialistas de diversas áreas para serem oferecidas em paralelo à mostra, as ações educativas também dialogam com as convergências presentes nas obras de Carmela Gross por meio de oficinas – como as de confecção de pipas e zines –, performances e visitas temáticas com proposições sensoriais e poéticas, convidando o público de todas as idades a uma experiência ainda mais lúdica de vivenciar a exposição.   

Confira quatro destaques da programação que serão realizadas na Área de Convivência do Sesc Pompeia em julho, todas gratuitas e mediante agendamento.

Oficina de Confecção de Pipas

Nesta oficina, a relação entre as obras de Carmela Gross e Lina Bo Bardi estimula os participantes a buscarem inspiração em linhas e formas das obras para construir pipas. Os pequenos artistas (acompanhados de seus responsáveis) poderão criar suas próprias pipas de três varetas, resgatando uma brincadeira tradicional em meio à era digital e soltar a sua criatividade. Com os educadores Gustavo Pereira e Walter de Souza.

Dia: 18/7 (quinta-feira)
Horário: 14h
Duração: 60 minutos
Indicação: livre

Mini Casas: Espaços de imaginação

Após uma breve visita pela exposição para impulsionar conversas que explorem as sensações, as experiências conectadas ao lar e ambientes de pertencimento serão construídas casinhas pelos participantes, que terão liberdade de escolher o design, as cores e os materiais que serão disponibilizados pelas educadoras. Além disso, a oficina propõe uma discussão sobre a dinâmica e o cotidiano social, priorizando o debate sobre a coletividade e sua relação com as obras de Carmela Gross, considerando que, em conjunto com a curadoria de Paulo Miyada, existe um destaque em temas como a mobilização coletiva, cotidiano e urbanidade. Com as educadoras Belle de Sá e Rosane Silva.

Dia: 25/7 (quinta-feira)
Horário: 12h30
Duração: 60 minutos
Indicação: a partir dos 10 anos de idade

Oficina de zines

Os zines são livretos independentes que estão ligados à cultura ativista, punk e de contracultura, mas também dos quadrinhos e design underground dos centros urbanos. Ele permite a expressão livre, criativa e imagética de cada indivíduo. Nesta oficina será explicado seu conceito e como fazer um. Utilizando técnicas como a colagem analógica, dobraduras, desenho e escrita, todos terão a oportunidade de produzir o seu próprio minizine e levá-lo para casa. Com os educadores Das Starobinas e Margore.

Dia: 26/7 (sexta-feira)
Horário: 19h
Duração: 90 minutos
Indicação: a partir dos 14 anos de idade

As nuances da cultura popular em feiras de rua

As feiras de rua são conhecidas popularmente como locais onde circulam não apenas as trocas comerciais, mas também afetos, memórias, amores e lembranças. Partindo da obra RODA GIGANTE, de Carmela Gross, esta atividade propõe questionamentos a partir da abordagem dos objetos que compõem a obra como se estivessem em uma grande feira onde os valores são inimagináveis, pois memórias possuem valores sentimentais distintos e quando associados à criação de pesquisas e trabalhos agregam valor aos objetos. Nesse contexto, a dica é ressignificar objetos, roupas, memórias etc. Aqui, a moeda de troca é abraço, afeto, sorriso e uma boa história. Com as educadoras Ânella Barbosa e May Agontinmé.

Dia: 28/7 (domingo)
Horário: 14h
Duração: 90 minutos
Indicação: livre

SERVIÇO
Quase Circo – Carmela Gross
Visitação: até 25 de agosto
Terça a sábado, das 10h às 21h
Domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis. Livre
Local: Área de Convivência

A exposição oferece recursos de acessibilidade, três obras táteis e conteúdo disponível no aplicativo musea (plataforma para exposições com áudios, textos e vídeos).

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93

Não tem estacionamento.

Agendamento de escolares para visitas mediadas através do e-mail: agendamento.pompeia@sescsp.org.br 

Para informações sobre outras programações, acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia

Nos acompanhe: instagram.com/sescpompeia