“Na era do virtual, uma boa dica é sair da tela do celular e vir ao CCBB viver experiências presenciais” – convida a curadora do projeto, Daniela Chindler. “Acredito que aventuras presenciais podem ser mais divertidas que a interação com o celular, além de terem a qualidade de serem compartilhadas com outras pessoas”.
Em um piscar de olhos, tudo ao nosso redor ganha novos significados. Na atividade “Isso não é uma banana!“, crianças e adultos embarcam em uma viagem pela imaginação, onde objetos comuns se transformam em infinitas possibilidades: a luz branca se apaga e a luz UV acende e a paisagem muda. A atividade é inspirada na obra icônica do artista surrealista belga René Magritte. Na tela se vê a pintura de um cachimbo, mas se lê a frase “ceci n’est pas une pipe” (“isto não é um cachimbo”). É ou não? Magritte diz para nós que a representação de um objeto (a pintura) não é o objeto real em si. Muito recentemente, esta mesma pintura saiu da tela para virar notícia na Copa do Mundo por conta do uniforme da seleção belga, também inspirado pelo artista belga. A arte faz parte do nosso cotidiano. A atividade foi criada para dialogar com a mostra do artista Vik Muniz que na série “Relicário” cria objetos tridimensionais que também desafiam nosso olhar e a nossa percepção da realidade.
Em agosto o CCBB Educativo – Lugar de Encontros preparou uma vasta programação gratuita que contempla crianças, jovens e adultos. Ao longo do mês, laboratórios de arte, contações de histórias, atividades de música e outras dialogam com as quatro exposições em cartaz: (“Vik Muniz – A Olho Nu”, “INTEGRA: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país”, Do Sal ao Digital” e “O Banco do Brasil e sua História”), a arquitetura do edifício histórico do CCBB Rio e as manifestações do patrimônio cultural brasileiro, estimulando a participação, a criatividade e o encontro entre diferentes públicos.
Entre as novidades da programação está a “A Pescadora de Histórias”, uma experiência poética que conduz crianças e famílias por narrativas inspiradas na tradição oral. A personagem Santa Rita Pescadeira percorre rios imaginários recolhendo histórias e convidando o público a refletir sobre a importância da preservação das narrativas populares.
A programação também valoriza o patrimônio imaterial brasileiro por meio do cortejo musical “Uma Viagem Musical ao Rio Antigo”, que resgata músicas e danças que marcaram a cultura carioca entre o final do século XIX e o início do século XX. O repertório reúne clássicos como Isto é Bom, do ator, cantor e compositor Xisto Bahia; Corta Jaca, da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga; Pierrô Apaixonado, dos compositores Noel Rosa e Heitor dos Prazeres; Fita Amarela, do cantor e compositor Noel Rosa, além de jongos tradicionais e composições autorais da equipe educativa, proporcionando ao público uma imersão na memória musical da cidade.
“A proposta do CCBB Educativo – Lugar de Encontros é promover experiências culturais para pessoas de todas as idades, valorizando o diálogo, a criatividade, a diversidade e o compartilhamento de saberes”, destaca Daniela Chindler, coordenadora geral do projeto.
Com entrada gratuita, o CCBB Educativo – Lugar de Encontros reafirma seu compromisso de ampliar o acesso à cultura por meio de atividades que transformam a visita ao Centro Cultural Banco do Brasil em uma experiência participativa, sensível e acolhedora para toda a família.
VISITAS AGENDADAS
Segunda, quinta e sexta : 9h30, 10h, 14h, 15h e 18h
Quarta: 9h30, 10h e 18h
Sábado e Domingo: 9h30
e-mail: [email protected]
VISITA COGNITIVA
Domingo: 8h (através de agendamento)
VISITAS MEDIADAS
Ingressos disponíveis na bilheteria física e no site do CCBB
Cortejo:
Sexta: 14h
Visita mediada à exposição “Vik Muniz – A olho nu”
Até 07/09/2026
- Segunda, Quarta, Quinta e Sexta: 11h 16h e 18h
- Sábado e Domingo: 10h
Visitas Mediadas com intérprete em Libras
- Quarta: 11h
- Sábado: 11h e 14h
Visita mediada Caminhos da Memória
- Segunda, Quarta, Quinta e sexta: 17h
- Sábado e Domingo: 12h
MEDIAÇÃO COM MÚSICA
Quintas-feiras: 14h
Inspirada na exposição “Integra”, em cartaz nas galerias do segundo andar do CCBB Rio até 17 de agosto, a atividade utiliza música e teatro para apresentar, de forma lúdica e interativa, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Conduzida por quatro educadores, a apresentação convida o público a refletir sobre sustentabilidade, cidadania e futuro por meio de canções compostas por Márcia Valença.
CORTEJO MUSICAL
UMA VIAGEM MUSICAL AO RIO ANTIGO
Entrada gratuita por ordem de chegada
Sextas-feiras às 14h
Local: Rotunda
Público- alvo: Livre
“Uma Viagem Musical ao Rio Antigo” resgata músicas e danças que marcaram a cultura carioca entre o final do século XIX e o início do século XX. O repertório reúne clássicos como Isto é Bom, do do ator, cantor e compositor Xisto Bahia; Corta Jaca, da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga; Pierrô Apaixonado, dos compositores Noel Rosa e Heitor dos Prazeres; Fita Amarela, do cantor e compositor Noel Rosa, além de jongos tradicionais e composições autorais da equipe educativa, proporcionando ao público uma imersão na memória musical da cidade.
LABORATÓRIO DE ARTES
Entrada gratuita por ordem de chegada
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar
Sábados e Feriados: 15h e 17h
Domingos: 11h, 15h e 17h
Será oferecida uma dentre as atividades abaixo por horário.
ISSO NÃO É UMA BANANA!
Classificação indicativa: 5 anos
Na era do dia a dia virtual, a atividade abre uma porta para uma aventura presencial e mágica. Em um piscar de olhos tudo o que está ao nosso redor pode mudar. A experiência acontece em uma sala com instalação de refletores de luz negra. Para enxergarmos as cores precisamos de luz. E se a luz muda? A atividade ‘Isso não é uma banana’ é inspirada na obra icônica do artista surrealista belga René Magritte, na tela a pintura de um cachimbo e a frase “ceci n’est pas une pipe” (“isto não é um cachimbo”). É ou não? Magritte diz para nós que a representação de um objeto (a pintura) não é o objeto real em si. A atividade foi criada para dialogar com a mostra do artista Vik Muniz que na série “Relicário” cria objetos tridimensionais que também desafiam nosso olhar e a nossa percepção da realidade.
ANTES DE SER OBJETO – LABORATÓRIO COM ARGILA
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
A inspiração deste laboratório vem da série “Relicários”, de Vik Muniz. Objetos do nosso dia a dia são ressignificados para criar ilusões e humor, como um sarcófago feito de vasilhas de Tupperware e luvas de seis dedos. Como é comum em outras criações de Vik Muniz, a série testa a forma como olhamos e damos valor aos objetos ao nosso redor. Na atividade os participantes vão se fazer a pergunta: O que faz um objeto virar arte? Então com argila nas mãos, vão criar esculturas que brincam com a lógica, reinventam o passado e dão forma a ideias impossíveis, descobrindo juntos como o valor artístico está menos no material e mais no contexto e nas histórias que contamos.
O QUE A LUZ MOSTRA – LABORATÓRIO DE CIANOTIPIA
Classificação indicativa: 7 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
Em diálogo com a exposição “Vik Muniz – A olho nu”, o Laboratório de cianotipia, técnica fotográfica que utiliza a luz para criar imagens, convida o público à experimentação. A atividade parte da investigação presente na obra do artista, que propõe novas formas de construção da imagem, a partir de materiais e processos não convencionais, oferecendo uma experiência sensível de observação e descoberta.
ERA UMA VEZ NO SÉCULO 19
Classificação indicativa: a partir de 7 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
Que tal imaginar novas histórias para o passado? Nesta atividade, as crianças exploram fotografias do Brasil do século 19 e reinventam as narrativas de figuras negras através de projeções de imagens, dando nova vida ao passado.
LIVRO VIVO
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar. Sábados, domingos e feriados: 16h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: livre
O Livro Vivo é uma atividade de mediação de leitura que busca compartilhar a experiência de ler um livro, incentivando o interesse de novos leitores. Inspirado nas exposições em cartaz e ações de patrimônio.
Zoom – Istvan Banyai
Este livro provocante, sem palavras, pode ser visto tanto de frente para trás como de trás para frente. Suas ilustrações saltam aos olhos como se o espectador tivesse se afastado rapidamente de cada página. Zoom! O que você vê? Duas crianças brincando numa fazenda! E agora, o que você vê? Duas crianças brincando com uma fazenda de brinquedo!
Eu Vi – Fernando Vilela
Todos nós podemos ver formas fantásticas na natureza, nas asas, nos pelos ou nas escamas de alguns animais. Neste livro, cada página revela uma surpresa para você.
O Protesto – Eduarda Lima
Os pássaros deixaram de cantar. Os gatos já não miavam. E as vacas recusaram-se a
dar leite. Os animais pareciam ter feito um pacto…
Os Vizinhos – Einat Tsarfati
Enquanto sobe os andares de seu prédio, uma menina imagina o que há por trás das portas dos apartamentos de seus vizinhos. Será que a porta cheia de fechaduras pertence a uma família de ladrões? Uma deliciosa viagem que, a cada página, apresenta um mundo de infinitos detalhes.
O Quadro – Maria Isabel Sánchez Vegara e Albert Arrayás
E aquele quadro, hein? Você viu? Todo mundo está falando dele. O que aquelas imagens representam? Dá o que pensar. O Quadro mostra como é o dia dentro de um museu contemporâneo. E convida crianças (e adultos também!) a refletir sobre o que move a arte e os artistas, e quais são os efeitos das obras em nós.
O Que é Que Isso É? – Alexandre Rampazo
Será que você adivinha o que é que tem em cada página deste livro? Será uma caixa? Um gato? Uma banheira? Este livro revela o invisível do imaginário da criança, falando sobre descobertas, ressignificados e o lúdico que há no mágico universo infantil.
HORA DO CONTO
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar. Sábados, domingos e feriados: 14h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Público- alvo: Livre
Como mediar o conteúdo de uma exposição com histórias? Ao incluir histórias na programação, é sugerido ao visitante um novo olhar sobre as obras expostas. Para que a história se desenrole, usa-se o faz de conta. Quando o visitante se transporta para o papel de ouvinte, ele está compactuando com a ficção. Existe melhor forma de viver experiências?
A Pescadora de Histórias
Tempo de duração: 30 – min
Público-alvo: Livre
A narrativa acompanha Santa Rita Pescadeira, guardiã das águas, encantada do Jarê, religião de matriz africana. Santa Rita Pescadeira percorre os caminhos dos rios recolhendo histórias, cantigas e afetos.
A Lenda da Noite
Tempo de duração: 30-40 min
Público-alvo: livre
Exposição: Patrimônio
Essa é uma história da tradição amazônica que nos transporta para o tempo em que a noite ainda não existia. Dois jovens partem em busca de um mistério guardado nas águas e encontram os “encantados” : seres que habitam rios, florestas e o imaginário dos povos do Norte. Inspirada na oralidade e nos saberes ancestrais da região, a narrativa convida o público a mergulhar em um universo onde natureza e memória se entrelaçam, revelando a força das histórias que formam o patrimônio cultural brasileiro.
Histórias pra ver o invisível
Tempo de duração: 30-40 min
Público-alvo: livre
Exposição: Vik Muniz
“Histórias Invisíveis” reúne narrativas tradicionais de diferentes culturas que desafiam a lógica e despertam a imaginação. Entre elas estão as divertidas histórias de Nasrudin, sábio do Oriente Médio, e o clássico “A Roupa Nova do Rei”, de Hans Christian Andersen, autor dinamarquês de literatura infantil. Com humor e fantasia, a contação convida o público a refletir sobre o comportamento humano e a enxergar além das aparências.
Hermes, o menino que tinha asas nos pés
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Exposição: Patrimônio
Pensada para diferentes formas de percepção e mobilidade, a atividade utiliza recursos táteis e visuais para narrar a história do deus Hermes. Ao longo do percurso, o público explora cenários inspirados na arquitetura do CCBB, acompanha as aventuras do mensageiro dos deuses e participa de uma experiência sensorial, coletiva e inclusiva.
O Boi de Milagres
Tempo de duração: 30-40 min
Público-alvo: livre
Exposição: Patrimônio
Entre humor, encantamento e acontecimentos inesperados, a narrativa mostra como um antigo conto atravessou gerações até se transformar em brincadeira, dança e festa presente em diferentes regiões do Brasil.
O Grande Mistério
Tempo de duração: 30-40 min
Público-alvo: livre
Exposição: Patrimônio
Esta contação apresenta o mito de origem do povo Iny (Karajá), guiando o público por uma narrativa sobre liberdade, identidade e pertencimento. Ao longo da história, as guerreiras icamiabas ajudam a revelar os mistérios que cercam o surgimento do nome do Rio Amazonas.
PEQUENOS EXPLORADORES
Local: Biblioteca Banco do Brasil, 5° andar
Sábados e feriados: 11h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: 3 a 6 anos
Crianças e acompanhantes vão conhecer o prédio e a história do CCBB de forma divertida. A atividade propõe uma caça aos segredos, em que pistas, mapas, bilhetes e baús conduzem os participantes por diferentes espaços do centro cultural, transformando a visita em uma aventura de descobertas.
PEQUENAS MÃOS
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar
Sábados e feriados: 13h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: 3 a 7 anos
Duração: 30-40 minutos
O Quarto de Luiza
Agora é noite / E você deve estar dormindo de barriga para baixo / Com seu pijama de bolinhas / E nem desconfia / Que eu encontrei / Dentro do seu nome, as palavras Luz e Lua (…) Inspirada na poesia “Pequena Luiza”, de Daniela Chindler, as crianças pequenas vão manipular objetos e brincar com luz e sombra.
PEQUENÍSSIMAS MÃOS
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar
Domingos: 13h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: 2 a 3 anos
Duração: 25 minutos
Entre Notas e Bichos
