Empresária lança Clube do Livro para levar diversidade às empresas

Com o objetivo de transformar a cultura das empresas, tornando-as mais comprometidas com as práticas de diversidade e inclusão, a advogada Mariana Deperon resolveu unir a literatura ao debate sobre esse tema, criando um Clube de Leitura de D&I (Diversidade e Inclusão). Desde o início deste mês, estão abertas as inscrições para quem deseja participar deste grupo, com a previsão de leitura de três a quatro obras – todas abordando os marcadores sociais, como gênero, sexualidade e raça/etnia. 

Quem entrar para o clube receberá um box de adesão com os todos os livros, materiais sobre D&I, passa a integrar uma comunidade exclusiva e tem direito de participar dos encontros online sobre as temáticas trabalhadas a cada leitura. As vagas são limitadas, estão abertas para interessados de todo o Brasil, por um valor mensal de R$ 40, neste primeiro lote que se encerra em 15/04. 

Sócia-fundadora da Travessia Inclusão – um negócio social que ajuda organizações públicas e privadas a promover a diversidade em seu ambiente de trabalho –, Mariana explica que o clube foi pensando em pessoas físicas ou grupos de colaboradores de empresas alinhadas com o valor da diversidade, interessadas em descobrir e reter talentos. A promoção das boas práticas de inclusão é uma estratégia inteligente, capaz de ampliar o poder competitivo dos negócios, influenciar o mercado e promover a inovação.

Os livros escolhidos para a edição de 2024 são: “A Segunda Mãe”,  de Karin Hueck, focada nas discussões sobre papéis de gênero; “Intolerância Religiosa”, de Sidnei Nogueira, sobre o histórico da intolerância religiosa no Brasil e no mundo; “Rainhas da Noite: As travestis que tinham São Paulo aos seus pés”, de Chico Felitti,  que traz a luta por direitos da comunidade transgênero; e “Ainda estamos aqui: Uma breve parte de nossa história negra”, de Hananza, que traz reflexões relevantes acerca do racismo.

“O Clube de Leitura de Diversidade e Inclusão da Travessia tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar um ambiente dinâmico de aprendizado contínuo. Além disso, temos como compromisso explorar uma ampla gama de temas relacionados à Diversidade e Inclusão (D&I)”, reforça o coordenador do clube da Travessia Inclusão, Denilson Jr.

Denilson sugere o Clube de Leitura como oportunidade de trabalhar temas que já são levados para dentro das empresas, mas pouco debatidos: “Este clube de leitura é uma oportunidade de aprender e refletir sobre D&I a partir de livros que trazem narrativas fundamentais sobre gênero, sexualidade, e raça e etnia. É especialmente gratificante o fato de podermos conduzir discussões significativas em diversas óticas durante nossos encontros com os membros”, destaca.

A adesão ao Clube de Leitura pode ser feita individualmente ou por meio de assinatura corporativa. O foco principal da Travessia Inclusão são os grupos de afinidade e profissionais que atuam em D&I e RH. 

A programação do clube realiza seu primeiro evento online marcado para 22 de maio. Para saber mais sobre essa edição, foi disponibilizado o formulário de interesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeO0bOtHjH2Efu2yCdtLB8UJ9VeROvbNXMJl_NrBjq6B4zuVg/viewform.

Serviço

O quê: Inscrições para o 2º Clube de Leitura de D&I da Travessia Inclusão

Quando: 1º a 15 de abril

Onde: online, por meio do formulário de interesse em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeO0bOtHjH2Efu2yCdtLB8UJ9VeROvbNXMJl_NrBjq6B4zuVg/viewform

Site: https://www.travessiainclusao.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui