A especialista em vendas pelas redes sociais Camila Silveira dá dicas para que você não seja “punido” na rede social
O Instagram está presente na vida de muitas pessoas. E para quem usa a rede social como trabalho, é uma importante ferramenta, já que além de ser um ótimo canal de relacionamento com o público, ele aumenta a visibilidade. Devido a isso, é preciso ficar atento a tudo que você faz na rede para sua conta não levar shadowban e seu engajamento cair.
A especialista em vendas nas redes sociais Camila Silveira explica que a palavra shadowban pode ser traduzida como “bloqueio fantasma” e trata-se de uma ação de bloqueio do Instagram que impede o desempenho das postagens de forma não explícita.
“Ou seja, um Shadowban acontece quando um usuário é penalizado no Instagram, mas ele não sabe disso. No Instagram, acontece quando seu conteúdo deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização ou até mesmo na aba explorar. Dessa forma, seus posts só aparecem para as pessoas que já te seguem, o que pode diminuir bastante o alcance e a conquista de novos públicos. Isso faz com que o uso de hashtags estratégicas e localizações caia por terra totalmente, já que ninguém novo vai ser atingido pelos seus posts. Por outro lado, para o Instagram faz sentido que isso ocorra com alguns perfis porque muitos deles se utilizam de técnicas impróprias para expandir os números como bots, automações e hashtags irrelevantes, que não necessariamente têm relação com o conteúdo postado. O que acaba prejudicando a experiência dos usuários, última coisa que o Instagram quer”, pontua.
Camila cita 4 maneiras para você descobrir se sua conta foi afetada pelo shadowban?
- Faça uma publicação no perfil que você desconfia que sofreu shadowban;
- Na publicação, utilize uma das hashtags que você usa frequentemente (opte por uma que não seja tão grande porque pode ser difícil de avaliar se o post foi escondido pelo shadowban ou pela competição da tag);
- Peça para que cinco perfis que não te seguem pesquisar pela hashtag que você usou na publicação;
- Veja se você está aparecendo para as pessoas nesse feed de hashtags.
Se algumas dessas contas conseguem ver seu post, pode ficar tranquilo. Você só está passando por uma queda de engajamento.
Por outro lado, se seu post não apareceu nas pesquisas de nenhum desses perfis, sua conta realmente pode ter sofrido shadowban. Camila afirma que contas que contas que se beneficiam de práticas indevidas para conseguir mais seguidores, curtidas e engajamento são reconhecidas e penalizadas pelo Instagram. Ela cita alguns exemplos de ações indevidas na plataforma que causam o Shadowban:
“Compra de seguidores ou curtidas; uso de bots para interação; uso de hashtags irrelevantes ou que nada têm a ver com o conteúdo apenas com o intuito de promover maior alcance”, elenca.
Ela aconselha o internauta a fazer uma pesquisa das hashtags que pretende usar antes de publicar. Veja se elas estão funcionando normalmente.
“Tenha cuidado com a quantidade e o tipo de hashtag que usa. O próprio Instagram recomenda uma média de 5 hashtags por postagem, sendo um máximo de 30. Ultrapassar essa quantidade pode levantar suspeitas de que estão sendo usadas apenas para conseguir mais alcance, podendo atrapalhar os usuários na hora de fazer uma pesquisa. Um exemplo de hashtag que era bastante utilizada é a “#sextou”, que faz referência ao fato de que a sexta-feira chegou, ou mesmo a algum evento legal na sexta, como sair com os amigos. Ela foi banida do Instagram porque faz alusão a uma outra hashtag em inglês que também se escreve “#sextou”, mas que se pronuncia “sex to you”. Muitas contas estrangeiras passaram a utilizar a hashtag para publicação de vídeos e imagens de conteúdo sexual, prática que vai contra às diretrizes do Instagram”, destaca.
A especialista conta que o Instagram nunca admitiu publicamente que faz o “shadowban”. Mas emitiu uma declaração abordando o problema que os usuários estavam tendo com publicações que não apareciam para determinadas hashtags. “No fim das contas, ficou parecendo uma confirmação, só que com outras palavras”, completa.
Silveira também deu dicas de como reverter o shadowban?
Dê um tempo da rede social
Saia da sua conta e espere cerca de 24 a 48 horas para logar novamente.
Saia também de outros dispositivos como computador e tablet. Essa é uma tentativa para fazer com que o Instagram pare de rastrear a sua conta.
Exclua algumas hashtags
Algumas hashtags podem estar prejudicando a sua conta no Instagram, por isso é bom retirá-las. Por exemplo, a hashtag “sextou” é uma delas.
Remova também aquelas que não têm qualquer relação com o conteúdo publicado.
Troque o tipo de conta
Outra dica é trocar o tipo de conta. Provavelmente, a sua é comercial ou de produtor de conteúdo. Troque para uma conta pessoal e só depois de algum tempo, retorne para a que tinha antes.
Elimine os acessos de outros aplicativos
Muitas vezes permitimos o acesso de outros aplicativos na conta e é importante revogar essa permissão.
Revogue todos e retorne com a autorização apenas para aqueles que realmente você precisa, como os utilizados para programar os seus posts.
Reporte o problema ao Instagram
Se você realmente acredita que foi penalizado injustamente e que suas publicações cumprem com o que é exigido pelo Instagram, então reclame sobre o problema. Basta ir em “Configurações”, “Ajuda” e “Relatar um problema”. Por fim, escolha a opção “Algo não está funcionando”.
Mas como saber se uma hashtag foi banida. Uma lista proibida de hashtags muda com frequência, tornando imperativo realizar pesquisas adequadas antes de incluí-las na postagem.
“Você pode descobrir as tags proibidas do Instagram pesquisando as mesmas na barra de pesquisa. Para isso, você precisa clicar no ícone da lupa que aparece na guia explorar e digitar a hashtag. Assim que o nome da hashtag aparecer, você precisa clicar no mesmo e rolar pelas imagens a seguir. Ao chegar ao ponto final, você pode encontrar uma mensagem informando ‘atualmente oculto’, o que indica que a hashtag foi banida pelo Instagram. Algumas das hashtags são banidas temporariamente. No entanto, é sempre aconselhável reformular o mesmo para evocar alto engajamento e divulgar sua postagem”, aconselha.
Hashtags comuns do Instagram banidas 2022, segundo Camila.
UMA
vida adulta
abc7ny
sozinho
sempre
americangirl
armparty
adulto
Ásia
atraente
assday
bunda
abcesso
abdl
juramento
addmysc
africanexpeditions
agariogaming
akiralane
asiangirl
todos seios
amearalavey
animenoobs
afourchamberedheart
oração audaciosa
B
beautyblogger
beautydirectory
cérebro
bebê
boho
bbc
melhores amigos
bikinibody
livros
beyoncé
C
curvilínea
trajes
cpr
curvygirls
D
direto
namoro
dm
encontro
dadylove
escrivaninha
dogsofinstagram
E
Páscoa
beringela
elevador
edm
F
seguir por seguir
fitnessgirls
rede de pesca
G
girlsonly
deusa
luvas
graffitiigers
H
clima quente
feliz Dia de Ação de Graças
o trabalho duro compensa
falcões
dia de corcunda
hustler
EU
ig
ilovemyinstagram
instamood
instababy
instasport
iphonegraphy
italiano
J
K
a matá-lo
se beijando
começo
kansas
eu
l4l
Como
sai
lingerie
likeback
likeforlike
lulu
livinforalivina
perder peso
magro
M
milf
mestre
mileycyrus
deve seguir
mirrorphoto
modelos
N
dia de Ano Novo
nojento
novos anos
O
orderweedonline
pernoite
parto ao ar livre
P
festas
petite
popular
pornfood
flexões
bela menina
puppydogmondays
relações Públicas
Q
Catar
quadveins
R
avaliar
corvos
S
mesmo amor
auto-mutilação
snapchat
skate
skype
estranho
foto
solteiro
vida de solteiro
água salgada
banho
sallyhansen
tão lindo
viga
banho de sol
streetphoto
swole
merda
tempestade de neve
T
tgif
hoje estou vestindo
adolescente
tesoureestesmomentos
adolescentes
tanlines
pensamento
tag4like
coxas
etiquetas para curtir
você
Roupa Íntima
V
Dia dos namorados
C
mulher
womancrushquarta-feira
fluxo de trabalho
mulheres
wtf
X
xxx
xenociteclad
xanax
S