Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro dedica o mês de novembro ao Nobel Dario Fo com dois espetáculos teatrais gratuitos

Espetáculo do dia 5 de novembro, “Mistero Buffo” combina humor irreverente, expressividade corporal e crítica social, com atuação de Douglas Kodi dirigido por Lucas Comastri

por Redação
Douglas Kodi - foto: Ana Rodes

No ano do centenário de nascimento e década de falecimento do Nobel Dario Fo, a programação cultural no IICRio apresentará dois espetáculos de sua autoria. O mês de novembro começa com uma montagem brasileira inédita em formato solo de “Mistero Buffo”, no dia 5, e termina com ”A Descoberta das Américas”, um dos maiores sucessos teatrais da primeira década do século XXI (dia 24). Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1997, o dramaturgo, ator e diretor italiano Dario Fo teve seu trabalho marcado pela sátira política, pela farsa e pela herança da Commedia dell’Arte.

“Mistero Buffo” combina humor irreverente, expressividade corporal e crítica social. Criado em 1969, Mistero Buffo recupera a tradição dos jograis medievais, artistas populares que percorriam praças e vilarejos contando histórias, divertindo o público e satirizando os poderosos. Inspirado em narrativas bíblicas, evangelhos apócrifos e histórias da tradição popular, Dario Fo recria episódios religiosos sob uma perspectiva inesperada: a das pessoas comuns, frequentemente esquecidas pela história oficial. Com situações absurdas, personagens caricatos e uma comicidade provocadora, Mistero Buffo transforma o riso em uma poderosa ferramenta de reflexão sobre as injustiças sociais, a autoridade e os abusos do poder.

Na versão brasileira, Douglas Kodi dá vida a diferentes personagens por meio de uma interpretação marcada pelo dinamismo, pela improvisação e pelo domínio da expressão física e vocal. Com poucos recursos cênicos, o ator conduz o público por uma sucessão de histórias divertidas e surpreendentes, resgatando a essência do teatro popular italiano: um teatro que estabelece uma relação direta com a plateia, provoca gargalhadas e, ao mesmo tempo, convida à reflexão. A montagem é fruto de uma intensa colaboração artística entre Douglas Kodi, diretor do Teatro do Alvorecer, de Maringá, e a Fraternal Compagnia, de Bolonha, especializada na tradição da Commedia dell’Arte. O projeto foi desenvolvido a partir do intercâmbio e do trabalho conjunto com Luca Comastri, diretor artístico da companhia italiana, cuja trajetória é dedicada ao teatro físico, à comicidade e às técnicas expressivas da tradição teatral italiana.

A programação do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro segue até o final do ano com eventos de música, dança e teatro, além de outros dedicados ao cinema e literatura italianos. A agenda completa está disponível em https://iicrio.esteri.it/it/.

Mais informações e atualizações também podem ser acompanhadas pelo Instagram @iicrio.

Mistero Buffo/Dario Fo 100 anos – dia 5 de novembro, quinta-feira, às 19h

Produção do Teatro do Alvorecer e da Fraternal Compagnia (Itália)

Com Douglas Kodi, direção de Lucas Comastri.

Em 2026, ano do centenário de nascimento e década de falecimento do Nobel Dario Fo, o Teatro do Alvorecer apresenta no Rio de Janeiro uma montagem brasileira inédita em formato solo de Mistero Buffo, com licenciamento oficial dos direitos autorais. Estreou com tradução inédita para o português, unindo textos apócrifos e tradições medievais sob a direção do italiano Luca Comastri (Fraternal Compagnia di Teatro, Bolonha). Em cena, Douglas Kodi resgata a figura do giullare popular, utilizando apenas o corpo, a voz e a sátira para multiplicar personagens em monólogos que mudam a cada sessão. A obra coroa mais de uma década de intensa pesquisa do ator sobre a Commedia dell’arte e as tradições populares entre o Brasil e a Itália.

O Teatro do Alvorecer, fundado em Maringá (2022) por Douglas Kodi, desenvolve pesquisas em teatro popular, dramaturgia do ator e intercâmbios internacionais, com destaque para a parceria com a Fraternal Compagnia di Teatro (Bolonha). Seu repertório transita entre criações autorais e clássicos, acumulando indicações ao Troféu Gralha Azul em categorias como Melhor Ator, Direção e Iluminação.

Douglas Kodi, ator, dramaturgo e pesquisador, é doutor em Teatro pela UDESC (onde realiza pós-doutorado) e especialista em Commedia dell’arte. Integrou por seis anos o grupo Arte da Comédia (Curitiba) com o maestro Roberto Innocente e soma residências artísticas e trocas culturais entre o Brasil e a Itália. Em Mistero Buffo, assina a tradução, a adaptação e a interpretação solo.

Local: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (Av. Pres. Antônio Carlos, 40 / 4º andar – Centro, Rio de Janeiro)

Entrada gratuita

Ingressos pelo Sympla

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Compartilhe
Send this to a friend