A parceria da crítica teatral Paty Lopes com o Presidente do Renascença Clube, Alexandre Xavier, tem gerado frutos. Tanto é que a tradicional Semana da Consciência Negra realizada, anualmente, no Renascença se estende e vai ser, pela primeira vez, comemorada dentro e fora do clube com dois projetos aprovados em editais de cultura. O projeto “Rádio Negro” (as vozes negras do rádio registradas em uma exposição) que comemora os 100 anos do Rádio no Brasil e acontece no Museu da Imagem e do Som, na Lapa, no período de 17/11 a 14/01/2023, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O objetivo é mostrar a força do povo negro que vem sofrendo muito com o racismo nos dias atuais. Para isso, a exposição, que é auditiva, e construída em ambiente que nos remete a uma rádio, conta as histórias de artistas negros junto às transições políticas enfrentadas pelo país que repercutiram nas mudanças sofridas pelo rádio e suas plateias, assim como na força do rádio em promover a justiça social. Segundo Paty Lopes, “Rádio Negro é sinônimo de equidade que pode ser conferida já em sua ficha técnica formada por negros e mulheres em posições não subordinadas – negras, descendente indígena e portadora de deficiência física – assim como com representatividade LGBTQI+.
No dia 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – será servida a famosa feijoada do Renascença, com gratuidade para os 100 primeiros que chegarem ao Clube. Paralelamente, degustação gratuita de cachaça promovida por diversos alambiques seguida de roda de samba. A abertura fica por conta do grupo Art do Acaso, das 13h às 15:45h; Juninho Thybau, das 16:30h às 19h; e, Rogerinho Ratatuia, das 19:30h, às 22h.
A programação se estende para o dia 02/12, quando o Renascença Clube fará parte da programação do Theatro Municipal, através do espetáculo teatral “A Coragem de Maria Felipa”. No dia 10/12, a partir das 10h, a peça será encenada na festa de Natal do Renascença para crianças na faixa dos 3 aos 10 anos, em especial alunos da rede pública de ensino e moradores do Complexo do Andaraí. “A Coragem de Maria Felipa” conta a história de Maria Felipa de Oliveira: mulher marisqueira,
pescadora e trabalhadora braçal que participou da luta pela Independência da Bahia. A peça discute conceitos afro-brasileiros de cultura e regionalismo, evidencia a importância da conservação dos mares e da reciclagem e, ainda, valoriza a afro-brasilidade. Outra apresentação gratuita acontece no dia 17/12, no Museu Janete Costa, em Niterói.
Ficha Técnica – Rádio Negro
Realização: Renascença Clube
Direção, idealização, pesquisa e curadoria: Paty Lopes
Projeção de imagem e som: Almir Chiaratti
Cenografia: Marcelo Aouila
Revisão técnica: Professor Nelson Christo
Locutora: Ana Paula Black
Assessoria de Imprensa: Marcia Renault
Coordenação Financeira: Elaine Elias
Programação Visual: Maria Julia
SERVIÇO – Rádio Negro
Período: 17/11 a 14/01/2023
Local: Museu da Imagem e do Som (Rua Visconde de Maranguape, 15 – Centro, Lapa)
Horários: 10h às 17h (segunda a sexta-feira)
Mais informações: (21) 2333-2144
Classificação Livre
Entrada Franca
Ficha Técnica – A Coragem de Maria Felipa
Realização: Renascença Clube
Idealização, pesquisa e dramaturgia: Paty Lopes
Elenco: Fernanda Sabot e Tauã de Lorena
Direção: Milton Filho
Direção de movimento e preparação corporal: Raphael Rodrigues
Caracterização: Gabriela Figueira
Produtor executivo: Marcelo Aouila
Cenário e Figurino: Rogério Campos
Costureira: Janete Francisco
Direção musical: Tauã de Lorena
Designer Gráfico: Signus
Assessoria de Imprensa: Marcia Renault
Tradução em libras: Thamires Alves
Fotografia: FPS AV
SERVIÇO – A Coragem de Maria Felipa
Dia: 02/12
Local: Theatro Municipal (Praça Floriano S/N – Centro)
Horário: 10h
Dia: 10/12
Horário: 10h
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
Dia: 17/12
Horário: 11h
Local: Museu Janete Costa (Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá – Niterói)
Classificação Livre
Entrada Franca